Em breve, a ancoragem Isofix será obrigatória no Brasil. Kit adaptador é uma alternativa mais econômica para oferecer a segurança ampliada do sistema Isofix também para cadeirinhas com padrão antigo.
Desde 17 de outubro, todas as cadeirinhas infantis que utilizem a fixação Isofix precisam conter o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro.
O sistema Isofix, também chamado de Latch, é o padrão internacional para ancoragem e fixação que oferece maior segurança na instalação dos dispositivos de retenção para crianças, sem a utilização dos cintos de segurança do automóvel.
Em comparação aos modelos tradicionais, de fixação por meio do cinto de segurança, o padrão Isofix é comprovadamente mais seguro, já que são bem mais fáceis de usar e, portanto, evitam erros (que podem ser fatais) na hora da instalação das cadeirinhas.
O sistema é composto de dois engates fixos na base de cada lado do assento e um engate único na parte superior, chamado top tether.
O conjunto completo deverá constar em todos novos modelos de carros nacionais já no ano que vem e será obrigatório para todos os veículos vendidos no país a partir de 2020.
Apesar da lei, em breve, passar a exigir que os veículos saiam de fábrica com o novo padrão e diversos modelos vendidos no Brasil já contarem com o Isofix, ainda é difícil encontrar cadeirinhas adaptadas ao sistema no país, além de serem mais caras em relação aos modelos apenas com a fixação pelo cinto de três pontos.
Quando disponíveis, as poucas cadeirinhas com Isofix custam no mínimo cerca de mil reais.
Já os assentos com apenas a ancoragem antiga são bastante variados e podem ser encontrados modelos que custam a partir de 150 reais .ALTERNATIVA ECONÔMICA – Para os proprietários que quiserem aumentar a segurança para as crianças, sem a necessidade de gastar muito mais com as poucas opções de cadeirinhas disponíveis com o novo sistema, uma alternativa econômica é utilizar um conjunto de cintos adaptadores.
Esses kits conectam as cadeirinhas tradicionais nos veículos com padrão de segurança Isofix, substituindo a fixação antiga que usa o cinto de segurança.
De acordo com o CEO da Isofix Brasil, Maurício Monducci Jr., que trouxe com exclusividade esses adaptadores para o Brasil, a proposta é exatamente oferecer mais economia e mais segurança aos motoristas, não apenas para o transporte de crianças, mas também para animais de estimação.
“Com nossos kits, os acentos que contam apenas com a ancoragem antiga poderão usufruir de toda a segurança ampliada que o Isofix oferece. E com a vantagem de um investimento financeiro muito inferior se comparado à aquisição de uma cadeirinha nova”, explica Monducci.
O site de compras inteligentes Compras Planejadas, em parceria com a Isofix Brasil, realiza uma campanha no Facebook de pré-vendas desses adaptadores.
Quem quiser adquirir um desses kits com desconto de pré-lançamento deve cadastrar-se pelo link: comprasplanejadas.com/pre-venda-isofix. Saiba mais pelo site www.isofixbrasil.com.br.