Minivan que no fim do ano será produzida no Brasil está sendo adaptada ao piso e à gasolina nacionais
A minivan Citroën Picasso, que será montada no Brasil no ano que vem, já está rodando pelas ruas de São Paulo em fase de adaptação. O carro, fabricado na França, foi flagrado em Santo Amaro, na zona sul da Capital, onde a marca francesa tem sua maior oficina e seu centro de estoque de peças.
Ele estava rodando com outra Picasso e uma Renault Scénic, este um modelo concorrente, provavelmente para comparar números de consumo urbano e comportamento da suspensão. Fontes ligadas à Citroën garantem que as duas unidades em teste já estão com a suspensão adaptada às condições de terreno brasileiras, com altura aumentada em dois centímetros em relação ao modelo que roda na Europa. Outras modificações providenciadas pela marca francesa são o tratamento anticorrosivo para todas as áreas do motor em contato com o combustível (devido à presença de álcool na gasolina) e protetor de cárter. Na apresentação do modelo na Europa, em dezembro, a Citroën anunciou também que os estofamentos serão mais escuros e encorpados no modelo feito no Brasil, adaptando-se ao gosto do consumidor brasileiro.
A Picasso é feita sobre a plataforma do Xsara e tem o mesmo porte da Renault Scénic. Ela será montada na mesma fábrica do Peugeot 206, em Porto Real, no Rio. Peugeot e Citroën pertencem ao grupo francês PSA. A produção do 206 brasileiro começa em outubro, com início de vendas em janeiro; a da Picasso, algumas semanas depois. A Citroën pretende produzir 20 mil Picassos no Brasil em 2001, com motor 1.8 de 16 válvulas.