domingo, 14 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Comando eletrônico

Uma das peças mais críticas no projeto e construção dos motores de quatro tempos pode desaparecer em breve. Os departamentos de pesquisa de várias indústrias estão trabalhando num sistema eletromagnético para controlar a abertura das válvulas, que pode aparecer em novos motores antes do que se pensa.

Atualmente, as válvulas que controlam a entrada de ar e combustível e a saída dos gases queimados dos cilindros são acionadas por um eixo dotado de ressaltos. O momento ideal para abrir e fechar as válvulas, assim como o tempo que permanecem abertas, varia com a rotação do motor e as fábricas procuram hoje projetar comandos que casem, da melhor maneira possível, desempenho com economia.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Motores mais sofisticados podem ter comandos variáveis, em geral com um perfil para baixas e outro para altas rotações. Essas soluções, porém, são complicadas e caras. Comandar as válvulas eletricamente permitirá ajustar seu posicionamento ao regime de trabalho do motor, integrando o comando das mesmas aos computadores que controlam a injeção e combustível e a ignição.

Engenheiros da Renault, uma das empresas que pesquisam o comando eletromagnético, acreditam que isso permitirá uma redução de consumo entre 15 e 20% e uma redução na emissão de poluentes de mesma ordem. A desativação de cilindros, um recurso usado em motores V-8 como os da Mercedes e da Cadillac para economizar combustível também ficará bem mais simples do que é hoje. Livres dos comandos de válvulas mecânicos, os motores perderão peso e ficarão menores, ajudando os projetistas a fazer carros mais leves, com maior espaço interno e mais aerodinâmicos.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil