O primeiro produto da marca Volkswagen montado em Resende, no estado do Rio de Janeiro, foi um chassi de ônibus Volksbus 16.180 CO.
Quem lembra é Adilson Dezoto, vice-presidente de Manufatura e Logística da MAN Latin America.
E ele também faz recordar que, antes da inauguração da moderna fábrica instalada na hoje no número 100 da rua Volkswagen, chassis já eram produzidos a 10 km dali, num galpão às margens da rodovia Presidente Dutra.
Lá, de maio a dezembro de 1996, funcionou o laboratório do inédito Consórcio Modular.
Processo produtivo ainda único no mundo, o Consórcio Modular une a MAN Latin America a sete empresas parceiras: Maxion, Meritor, Remon, Powertrain, Continental, AKC e Carese.
Essa união se concretizou ainda na fábrica-laboratório, na montagem dos primeiros chassis de ônibus Volkswagen produzidos fora de São Paulo.
Emendando com a inauguração da linha de montagem definitiva, em 1o. de novembro de 1996.
O que pouca gente sabe é que a linha inicialmente construída no espaço alugado de uma empresa metalúrgica deixou de ser um laboratório em pouco tempo.
“Já havíamos deixado as instalações do Ipiranga em São Paulo, a fábrica fluminense estava em construção, e o estoque de transição necessitava de reforço. Pois os clientes seguiam encomendando os Volksbus, na época uma novidade com apenas três anos de mercado“, lembra Dezoto.
O pioneirismo da marca Volksbus se repetiu na criação do programa de visitas voltado a clientes da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O vice-presidente também se recorda de que o primeiro grupo de clientes recebido em Resende foi de frotistas de ônibus, ainda na fábrica que funcionou como laboratório.
“Havia muita expectativa em torno da nova fábrica, mas também com inovações que os produtos Volksbus ganharam em plena época de mudança da sede da empresa“, destaca.
Evolução e mais modelos – Além de abrigar a nova linha de montagem, Resende recebeu um time técnico da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, parcialmente transferido do Ipiranga.
“Os colegas veteranos atuaram como multiplicadores de seus conhecimentos, e deram origem à equipe hoje composta por mais de 600 profissionais, capazes de desenvolver completamente um caminhão ou um ônibus aqui no Brasil“, diz Dezoto.
Um exemplo dessa capacidade é o Volksbus 17.240 OT, primeiro modelo de ônibus Volkswagen dotado de motor traseiro e suspensões que incluíam bolsões pneumáticos.
Cem por cento resendense e lançado em 2001, sua adaptação à linha de montagem, que já inovava por ser a única do mercado a receber caminhões e ônibus no mesmo roteiro, exigiu mais habilidade dos times de Manufatura.
Um desafio rapidamente contornado pelos colaboradores.
O cliente de um dos atuais 17 modelos Volksbus recebe um produto desenvolvido com a mais moderna engenharia, e que passou pelas mãos de profissionais habilidosos e muito bem treinados no Consórcio Modular.
Com benefícios que se estenderão a seus futuros passageiros.
“A qualidade de nossos ônibus é reconhecida em toda a América Latina e África. Além de conceber ônibus sob medida para cada nicho do mercado, somos até capazes de enviar chassis desmontados, em kits, para fábricas instaladas no México e na África do Sul“, garante o vice-presidente.