quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Lendas do automobilismo avaliam o Jaguar XE SV Project 8

Os lendários pilotos da Jaguar, Andy Wallace e Davy Jones, juntaram-se à equipe de desenvolvimento da Divisão de Operações de Veículos Especiais no Goodwood Motor Circuit, no mês passado.

Depois de testarem novo Jaguar XE SV Project 8 na pista mais rápida e exigente do Reino Unido, eles declararam que o sedã é “absolutamente surpreendente”.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O piloto britânico Andy Wallace venceu a corrida de resistência de 24 Horas em Le Mans em 1988, pilotando o Jaguar XJR-9 e fez parte das vitoriosas equipes do Campeonato Mundial de Carros Esportivos de 1988 e 1991 da Jaguar.

O teste de Goodwood foi a primeira vez que ele dirigiu o Project 8, que conta com um motor V8 5.0 Supercharged de 600 cv, e tração nas quatro rodas.

Andy Wallace disse: “A maioria dos carros de estrada são uma grande decepção nas pistas, mas o Project 8 é realmente diferente. É absolutamente surpreendente como ele foi feito para ser propriamente um carro de corrida. Ele continua querendo que você acelere ainda mais.

- Publicidade -

O Project 8 apresenta um novo sistema de Freios de Carbono Cerâmica, incorporando a mais recente tecnologia para proporcionar uma sensação consistente no pedal, resistência à fadiga e longevidade, sob as condições mais exigentes.

“O pedal do freio é fantástico. É absolutamente linear e você pode sentir o que está fazendo. A direção também é brilhante. Parece um carro que se desenvolve depois de dias e dias de testes. Você não apenas “cria” algo tão bom quanto isso. Qualquer um pode construir um carro rápido. Mas construir um carro rápido que seja tão bom – isso é uma grande conquista”, completa Wallace.

O norte-americano Davy Jones também foi membro das equipes da Jaguar vencedoras do campeonato de 1988 e 1991.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Ganhou as 24 Horas de Daytona em 1990, em um XJR-12 (com Andy Wallace), e terminou em segundo nas 24 Horas de Le Mans em 1991.

Mais tarde, ele venceu Le Mans em 1996.

Davy Jones disse: “Estou acostumado com carros de corrida poderosos. Mas este parece muito rápido. A aceleração absoluta não pareceu tão diferente de um protótipo de corrida de 700 cv – e isso realmente me surpreendeu. É certamente o melhor carro de corrida da Jaguar que eu dirijo, desde os protótipos esportivos dos anos 1980 e 1990.”

Com tecnologia de automobilismo de primeira classe, o Project 8 possui painéis de fibra de carbono, aerodinâmica ajustável, uma suspensão única com altura ajustável e cambagem e é o primeiro carro de estrada com rolamentos de roda de cerâmica estilo Fórmula 1.

É também o primeiro Jaguar com um modo de pista dedicado, que ativa as configurações de calibração eletrônica adaptadas ao uso do circuito.

“Não há rolamento da carroceria, a aderência é ótima, a frenagem é incrível. Quando você faz uma curva, ele aponta para dentro, quando você pisa no acelerador ele joga para o canto. Não faz nada para assustar você. É um carro tão acessível para dirigir. As mudanças de velocidades [de 8 velocidades automáticas] também são muito precisas e rápidas”, complementa Jones.

O Project 8 é o sedã de quatro portas mais rápido do mundo, depois de quebrar em Nürburgring Nordschleife um recorde de 7min21s23.

Estão previstos testes finais em Portimão em Portugal, Motorland Aragón, na Espanha e Laguna Seca na Califórnia, EUA.

A montagem manual de no máximo 300 carros começará no Centro Técnico da Divisão de Operações de Veículos Especiais, em junho.

* Todos os números são estimativas do fabricante e estão sujeitos a confirmação final antes da produção.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil