O carro da família está parado há muitos anos na garagem: como trazê-lo de volta à vida?
Acompanhe esse roteiro:
Se o carro for importado, uma boa forma de começar é conseguir um catálogo de peças. Nos EUA, há lojas especializadas em marcas específicas que têm de tudo, mesmo para modelos muito antigos.
Normalmente, motores que ficam parados por cinco ou dez anos acabam colando. É preciso tirar as velas, encher os cilindros com querosene, deixar de molho por três dias e só então (com as velas fora do lugar), virar o motor com as mãos, bem devagar.
Virar no arranque é muito brusco e pode arranhar as paredes dos cilindros.
Depois que o motor estiver bem solto, é hora de trocar o óleo do cárter, do câmbio e do diferencial. Também é hora de substituir os reparos do carburador e das bombas de água e gasolina.
O tanque merece uma limpeza, assim como o radiador. Chega a hora de ligar o carro: deve-se botar uma bateria nova (se for de seis volts, é preciso alguma procura, mas elas ainda existem), pôr gasolina no tanque, encher o radiador e chamar no arranque.
Se o motor funcionar, a etapa seguinte é a revisão dos freios (que devem estar colados). Deve-se tirar as rodas, trocar os reparos dos burrinhos e pôr novos mangotes.
A partir daí o carro está pronto para rodar. É só arranjar um mecânico paciente e ir cuidando dos probleminhas que, inevitavelmente, irão aparecer nesse recomeço.