A linha Volksbus comemora seus 25 anos na Feira LAT.BUS & TRANSPÚBLICO 2018 com novidades que conferem ainda mais robustez aos veículos com motor dianteiro para os modelos do ano 2019.
Os chassis 9.160 OD Urban, 15.190 ODR, e 17.260 ODS e 18.280 OTS LE, assim como os que atendem ao programa Caminho da Escola, agregam um pacote de melhorias que afiança ainda mais competitividade a suas operações.
Conforto, robustez e segurança superiores, além da maior facilidade de encarroçamento e manutenção, são os principais efeitos atingidos.
Em ano histórico para os ônibus Volkswagen, a VW Caminhões e Ônibus preparou também uma grande surpresa: a empresa leva à mostra o Maestro João Carlos Martins, regente da orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, para homenagear este importante marco junto aos visitantes da feira.
“O Brasil é um dos principais mercados de ônibus do mundo. Aqui nasceu a marca Volksbus e é uma honra desenvolver e exportar veículos feitos em nosso centro mundial, sediado em Resende (RJ) para mais de 30 países. Por isso celebramos de forma especial nossa participação neste evento”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
E as surpresas não param por aqui.
A Seleção Volksbus também marca presença com uma grande novidade: a VWCO apresenta em avant-première seu primeiro rodoviário com terceiro eixo, o Volksbus 18.330 OT 6×2, que entra em campo com o time do Palmeiras.
O modelo, desenvolvido em parceria com o BMB, centro de customização exclusivo da empresa, é equipado com motor Cummins de 360 cv e transmissão automática ZF Ecolife com retarder integrado, uma novidade que agrega robustez e funcionalidade ao conforto para o motorista e os passageiros.
Na versão 6×2, o modelo foi modificado para atender às necessidades do clube por espaço e funcionalidade.
Equipado com a recém-lançada e exclusiva carroceria Irizar i6s, o veículo apresenta ainda sistema de áudio e vídeo, climatização, poltronas reclináveis, carregadores USB em todas as poltronas e interior requintado inspirado nas cores e brasão do clube.
Além das novidades presentes no estande e na parte externa do Transamerica Expo Center em São Paulo (SP).
Promovida pela OTM Editora, a LAT.BUS & TRANSPÚBLICO acontece nos dias 31 de julho, 01 e 02 de agosto, com cerimônia de abertura a partir das 14h.
Seleção Volksbus- A já conhecida Seleção Volksbus está renovada.
Além dos nove mais renomados times de futebol do país, a VW Caminhões e Ônibus fará a entrega, na LAT.BUS & TRANSPÚBLICO 2018, do décimo ônibus Volkswagen para o time do interior paulista Red Bull, também a substituição do ônibus do Palmeiras, clube paulistano parceiro do programa desde 2010.
O Red Bull, clube que vem trilhando o seu caminho no futebol brasileiro desde 2007, receberá o Volksbus 18.330 OT para reforçar a equipe.
O modelo traz a carroceria Marcopolo G7 Paradiso 1200, uma das mais modernas do mercado.
Ela conta com 38 lugares, que privilegiam o conforto dos ocupantes e apresenta quatro monitores distribuídos ao longo do veículo e entrada USB nas poltronas, entre outras funcionalidades.
A Seleção Volksbus completou uma década de sucesso e dez clubes de seis estados brasileiros embarcam nos ônibus Volkswagen para disputar campeonatos pelo Brasil: Palmeiras, Red Bull, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Fluminense, Flamengo, Atlético Paranaense, Grêmio, Internacional e Chapecoense.
Conheça os destaques da Volkswagen Caminhões e Ônibus – Reconhecida por seu conforto diferenciado, a família Volksbus traz para sua linha de chassis com motor dianteiro a coluna de direção ajustável em altura e profundidade, o que facilita a operação e proporciona ergonomia fundamental ao dia a dia do condutor.
Os frotistas também se beneficiam de uma longarina inteiriça que, juntamente com o novo suporte de mola dianteira, eleva a resistência do chassi.
Proteção extra para mais segurança com chicotes elétricos enfitados e novos conectores também faz parte desse pacote, assim como a inserção de uma caixa de fusíveis primários.
Entre as melhorias, também há mudanças no cockpit e no quadro que dá suporte aos reservatórios localizados na frente do veículo.
Dessa forma, se assegura maior resistência à torsão e tensão a que esses componentes estão submetidos nas severas aplicações dos países emergentes.
Os modelos ganham ainda uma nova coifa de borracha para a alavanca de troca de marchas, que aumenta a preservação do conjunto e proporciona uma barreira extra contra contaminação.
E as melhorias estão nos detalhes também: até mesmo as teclas ficaram mais robustas para aumentar sua durabilidade.
A linha Volksbus reúne a confiabilidade e qualidade já tradicionais dos chassis Volkswagen com itens que projetam ainda mais robustez e disponibilidade para os veículos em operação.
São mudanças que impactam de forma positiva desde o encarroçamento até a manutenção em campo, tudo para oferecer a melhor rentabilidade aos frotistas com nossos veículos.
9.160 OD Urban – Novo no mercado, a versão do micro 9.160 OD, terá sua estreia oficial na LAT.BUS.
Apresenta novo eixo Meritor MS 15-124, ainda mais reforçado.
Tem ganho em seu peso bruto total (PBT), que passa de 9,2 para 9,4 toneladas, tornando-o ainda mais resistente para as operações que desempenha.
O Volksbus 9.160 OD Urban está disponível com entre-eixos de 4.300 mm para aplicação urbana e 4.500 mm para as aplicações fretamento e turismo, permitindo carrocerias de até 9 metros.
15.190 ODR – O Volksbus 15.190 ODR é o chassi de ônibus destinado ao Programa Caminho da Escola, configurado para atender às regiões rurais do Brasil.
Sua robustez tem conquistado também vendas para o transporte de trabalhadores de usinas de cana-de-açúcar, já que vence com facilidade os mais difíceis tipos de terreno.
Dentre os atributos necessários para vencer os trajetos mais difíceis estão suspensões elevadas e reforçadas, pneus de uso misto, eixo dianteiro com viga forjada, balanço dianteiro mais curto, bloqueio no diferencial traseiro, e ângulos de ataque e saída maiores.
17.230 ODS – O Volksbus 17.230 é indicado para operações de transporte urbano e fretamento, adapta-se a carrocerias de até 13,2 metros, unindo robustez e versatilidade.
Com polia adicional de série, facilita a instalação do ar-condicionado. O 17.230 OD ainda traz embreagem de 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 BO de seis velocidades com servo-assistência e troca de marchas acionada por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto.
Equipado com suspensão pneumática na dianteira e na traseira, o novo 17.230 ODS chega proporcionando maior conforto aos passageiros com menor custo operacional.
17.260 ODS – Dotado de motorização MAN D08 de 6 cilindros, o modelo traz potência de 256 cavalos e torque de 900 Nm, provendo a força e a robustez necessárias para encarar as mais diversas operações urbanas e estradas brasileiras.
Equipado com suspensão pneumática, o novo 17.260 ODS proporciona maior conforto aos passageiros com menor custo operacional.
18.280 OTS LE – Equipado com motor MAN D08 de 6 cilindros e 280 cv, opção de transmissão automática ou automatizada e piso baixo, o veículo concebido em sinergia com o projeto europeu apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial.
Mais de 70 unidades do modelo foram vendidas recentemente para a operação em São Paulo e região.
VW 18.330 OT – A opção rodoviária da VW Caminhões e Ônibus que será entregue a Red Bull, vem equipada com motor Cummins ISL de 8,9 litros e 330 cavalos de potência, que trabalha com tecnologia SCR e utiliza Arla 32 para atender os limites de emissões do Proconve P7.
Conta com caixa de transmissão Eaton FSBO 9406 AE com servo assistência, o que garante facilidade nas trocas de marchas e maior conforto ao motorista.
O modelo apresenta como opcional o retarder Voith VR 123, o que garante maior durabilidade ao sistema de freios e maior segurança em aplicações com alta exigência do sistema.
O desenvolvimento de diversos outros componentes do trem de força focados no aumento de durabilidade, como cardã e eixo diferencial, fazem desse modelo um dos mais robustos da categoria.
A eletrônica embarcada, marca dessa linha, está presente em diversos aspectos do desenvolvimento.
Centro de desenvolvimento brasileiro – A família de chassis de ônibus Volkswagen completa 25 anos de inovações com uma longa trajetória pautada na maior eficiência da mobilidade.
Conforto, desempenho operacional e robustez: desde seu lançamento em 1993, a linha Volksbus se vale de uma engenharia 100% brasileira para introduzir novas tecnologias voltadas a países emergentes e com processos de desenvolvimento equivalentes aos mais modernos da indústria mundial.
Exemplo de eficiência, é da aeronáutica que vem, por exemplo, a inspiração para projetar os mais novos chassis da marca.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus emprega, com exclusividade no setor automotivo no Brasil, softwares de ponta para construir protótipos e pistas de testes 100% virtuais.
Conhecido como Model Based Engineering, a empresa criou um processo único no país para calcular a vida útil de cada componente em condições dinâmicas, antes mesmo da construção de protótipos.
Em outra frente, a marca vai além do conceito de engenharia simultânea e já trabalha em mecanismos de co-desenvolvimento com encarroçadores para garantir mais conforto ao passageiro e estrutura adaptada da carroceria para beneficiar a durabilidade do chassi-carroceria, refletindo de forma positiva no custo operacional do frotista.
25 anos de excelência no pós-vendas – A VW Caminhões e Ônibus consolida seu pioneirismo na criação de uma função fundamental à excelência no transporte de passageiros: a de monitores de pós-vendas.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus marcou época ao levar profissionais altamente especializados para a garagem de seus clientes, acompanhando de perto cada uma das operações.
Hoje, 76 profissionais atendem cerca de 22 mil veículos por ano.
Em 1993, a empresa lançou no mercado o conceito de que um profissional especializado acompanharia de perto a operação dos clientes, com visitas periódicas às garagens e treinamento dos motoristas.
Agora, no ano em que completa um quarto de século, a empresa sai na frente mais uma vez e anuncia o cargo de consultor em frotas de ônibus.
O objetivo é prover uma solução completa de transporte, acompanhando não apenas a parte técnica do produto, mas também a gestão da frota e garagem em sua amplitude.
Liderança no Programa Caminho da Escola – A Volkswagen Caminhões e Ônibus venceu neste ano licitação para entrega de 3.400 ônibus escolares ao programa federal Caminho da Escola.
Os veículos podem ser adquiridos por prefeituras e estados de todo o país até abril do próximo ano e deverão ampliar a participação da VW Caminhões e Ônibus, maior empresa no fornecimento de veículos escolares, das atuais 16 mil unidades para cerca de 20 mil.
Os veículos disponíveis para a compra na licitação são ônibus e micro-ônibus Volkswagen configurados para atender às regiões rurais e urbanas do Brasil: ORE1 e ORE3 (Ônibus Rural Escolar para 29 e 59 alunos), atendidos respectivamente pelos modelos Volksbus 8.160 ODR, e Volksbus 15.190 ODR e o ONUREA Piso Alto (Ônibus Urbano Escolar Acessível para 30 alunos) com base no chassi Volksbus 8.160OD, todos os chassis são produzidos na fábrica da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ) e as carrocerias são Marcopolo e Neobus, feitas em Caxias do Sul (RS) e Duque de Caxias (RJ), respectivamente.
A VW Caminhões e Ônibus é parceira do programa Caminho da Escola desde sua criação, há onze anos.
E não faltam marcos a se comemorar nessa trajetória: até hoje 16 mil Volksbus transportam mais de 3,5 milhões de crianças nos lugares mais remotos do Brasil, atendendo a cerca de 5 mil municípios.
A montadora tem a maior frota do programa, graças ao portfólio desenvolvido especialmente, que reúne atributos como baixo custo operacional e robustez sob medida.
A linha completa Volksbus destinada ao Caminho da Escola conta com veículos escolares na configuração rural e urbano, na faixa de 5 a 15 toneladas.
Dentre os atributos necessários para vencer os trajetos mais difíceis estão suspensões elevadas e reforçadas, pneus de uso misto, eixo dianteiro com viga forjada, balanço dianteiro mais curto, bloqueio no diferencial traseiro, ângulos de ataque e saída maiores, poltronas estofadas e de fácil limpeza, mecanismos anti-esmagamento e ainda dispositivos de poltronas móveis (DPM) que garantem a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.