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Volkswagen Caminhões e Ônibus sai na frente com tecnologias elétricas

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está na IAA, maior feira de veículos comerciais do mundo, com tecnologias inéditas para deixar sua marca na mobilidade do futuro.

O caminhão e-Delivery e o ônibus Volksbus e-Flex são os grandes destaques.

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Apresentados ainda como protótipos, ambos já têm suas fases de testes definidas e também a previsão do início da produção em série.

O modelo elétrico da Volkswagen para transporte de passageiros começa a rodar já no ano que vem nas ruas brasileiras e vai entrar no portfólio de vendas da marca apenas seis meses depois do caminhão e-Delivery, que está previsto para ser fabricado em série a partir de 2020.

“Em nova avant-premiére mundial, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta agora solução elétrica para o transporte de passageiros. Trazemos nossa contribuição para o debate mundial sobre novas fontes de energia, com soluções viáveis e concretas, amparadas por testes com padrões internacionais”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

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Em paralelo, a empresa dá passos firmes também rumo à conectividade, outro pilar da próxima geração do transporte.

A ferramenta RIO já está em testes com clientes brasileiros para comprovar com suas soluções digitais podem contribuir para incrementar os negócios de transportadores, autônomos ou frotistas.

No estande da Volkswagen Caminhões e Ônibus também está o melhor da tecnologia diesel: o Constellation 33.440 e o Delivery Express são respectivamente o modelo mais pesado e o mais leve da marca para garantir soluções sob medida para as necessidades atuais dos mercados emergentes em que atua.

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“Já demos início ao nosso maior ciclo de investimentos, no valor de R$ 1,5 bilhão, para focar em novos produtos, novos mercados, digitalização e conectividade da nossa marca”, revela Roberto Cortes.

Caminhão VW e-Delivery estreia com trem de força do Grupo TRATON e plataforma modular exclusiva para veículos elétricos

O e-Delivery desembarca na IAA apresentando duas novidades: o conjunto de trem de força e baterias desenvolvido pelo Grupo TRATON, do qual a Volkswagen Caminhões e Ônibus faz parte como uma das marcas fortes, e a nova configuração modular para veículos comerciais elétricos concebida pela Engenharia no Brasil, visando atender à maioria das plataformas Volkswagen.

O modelo está em fase de testes e sua produção em série está prevista para 2020.

O novo trem de força desenvolvido pelo Grupo TRATON traz ao e-Delivery toda a sinergia de componentes e seus consequentes ganhos.

O conjunto motor elétrico e inversor está presente em toda a linha elétrica do grupo, assim como os bancos de baterias, que compartilham as células de íon-lítio níquel-manganês-cobalto (NMC).

Com o novo trem de força, o e-Delivery entrega até 260 kW de potência, com torque máximo de 2.150Nm mesmo em baixas rotações, e dispensa o uso de transmissão nas aplicações da família Delivery, devido a seu alto torque transmitido ao eixo trativo.

A configuração modular, com o reposicionamento do motor para o balanço traseiro, permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal (cabine e auxiliares), módulo central (baterias) e módulo traseiro (trem de força).

Trata-se de um novo conceito para caminhão elétrico, visando flexibilizar sua construção e liberar mais espaço para baterias.

Isso permite criar distintos arranjos e combinar diferentes módulos para derivar deste veículo base novos modelos elétricos.

Os pacotes modulares são totalmente independentes, flexibilizando de forma simples a utilização de diferentes componentes e conceitos, possibilitando as mais amplas sinergias entre as empresas do grupo e parceiros.

Com a nova configuração de baterias NMC, a autonomia máxima da nova família e-Delivery ultrapassa os 200 km, variando de acordo com a configuração do veículo para atender à aplicação do cliente.

Assim como no Volksbus e-Flex, a recarga das baterias pode se dar em modo de oportunidade rápida de 30% em 15 minutos ou no de 100% em três horas, dependendo da configuração desejada.

O modelo apresentado na IAA também avança em seus sistemas inteligentes.

Passa a contar com suspensões pneumáticas e traz um sistema de leitura inteligente da massa transportada pelo veículo para ajustar o consumo de energia, em conjunto com o Eco-Drive Mode.

Para maximizar a performance do e-Delivery, o freio tem três estágios de regeneração, para recuperar até 30% da energia durante a frenagem e utilizar a mesma para recarregar as baterias.

O freio regenerativo atua antes do freio pneumático, para desacelerar o veículo, e todo o sistema pode ser ajustado conforme a condição de carga ou preferência do motorista.

Seu trem de força está preparado para partida em rampas de 30%, sem qualquer dificuldade, com o apoio do sistema auxiliar de partida em rampa (HSA).

Os sistemas auxiliares como compressores de ar, ar-condicionado, bomba de direção e de água ficam a cargo de motores elétricos controlados de forma independente, otimizando o consumo de energia dos mesmos.

Eixos, chassis, rodas e pneus seguem as características tradicionais e toda robustez da nova linha Delivery, compartilhando componentes da plataforma para garantir a sinergia e escala de componentes também com a família diesel, visando à consequente redução de custos.

Com esta evolução da configuração, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta ao mercado um e-Delivery que, além de robusto, entrega alta performance.

“Com dimensões adequadas às operações dos grandes centros urbanos e atributos de conforto, conectividade, segurança, baixo custo de operação e eficiência energética, nosso e-Delivery colabora para viabilizar o conceito de cidades eficientes e inteligentes, com o transporte de cargas racional e produtivo, estimulando fornecedores para apoiar essa mobilidade elétrica, especialmente em países emergentes”, destaca Cortes.

Volksbus e-Flex inova com arquitetura flexível de eletrificação
O Volksbus e-Flex é uma das grandes novidades da Volkswagen Caminhões e Ônibus na IAA com uma solução exclusiva de arquitetura flexível para eletrificação, cujo conceito pode ser aplicado em praticamente qualquer veículo da marca.

A montadora desenvolveu o mais abrangente e inovador conceito de flexibilidade e modularidade a ser aplicado em veículos comerciais: em um único modelo é possível contemplar todas as variantes da mobilidade elétrica.

O modelo da VWCO pode rodar como veículo elétrico a bateria (BEV, na sigla em inglês); híbrido elétrico (HEV); híbrido elétrico plug-in (PHEV); e veículo elétrico com autonomia estendida (REEV).

A performance se mantém independentemente da forma de alimentação das baterias.

Desenvolvidas pelo próprio Grupo TRATON, as baterias podem ser alimentadas em carregadores externos no conceito plug-in ou ainda por meio de um gerador presente no veículo, responsável por uma das grandes novidades dessa solução e por proporcionar seu aumento de autonomia.

Numa iniciativa de desenvolvimento em parceria e reforçando o potencial de cooperação entre as marcas do Grupo Volkswagen, foi concebido de forma exclusiva e pioneira entre as Engenharias da Volkswagen Caminhões e Ônibus (Resende) e da Volkswagen do Brasil (São Bernardo do Campo) um conjunto gerador propelido por um dos mais eficientes motores do mercado, o VW 1.4 TSI Flex, usado atualmente no Golf.

Essa motorização pode ser abastecida com gasolina ou etanol, sendo possível também uma versão para gás natural ou biometano (1.4 TGI).

Com isso, se oferece um conjunto de alta eficiência energética, baixo nível de emissões e competitividade em custo.

O acionamento do conjunto gerador e motor é inteligente e feito de forma automática pelo sistema eletrônico do veículo assim que este detecta o nível de carga das baterias previamente programado.

Com a tecnologia e-Flex, reduz-se a necessidade de infraestrutura de recarga, o que pode acelerar e facilitar a introdução desse elétrico em cidades que ainda estão em fase inicial de implementação desse tipo de mobilidade.

Essa configuração chega a permitir a eliminação de estações de recarga ou, ao menos, a utilização de forma balanceada, sem restringir a operação em algumas aplicações.

O Volksbus e-Flex, dotado desse conjunto extensor de autonomia, flexibiliza a quantidade de baterias necessárias para cada aplicação, podendo operar com uma quantidade mínima quando comparado ao veículo elétrico tradicional, mantendo ou até mesmo superando seu alcance em quilometragem, dependendo da aplicação.

Os bancos de baterias desse modelo são de íon-lítio níquel-manganês-cobalto (NMC) para entregar uma alta densidade energética e compartilham suas células com os veículos de passageiros de todo o Grupo Volkswagen.

Com esta estratégia, obtém-se a máxima sinergia em escala de produção, colaborando para redução do custo das baterias, que hoje correspondem a uma parcela significativa do valor de aquisição do veículo.

O veículo pode rodar no modo puro elétrico, de acordo com a demanda da aplicação.

Essa flexibilidade garante o livre trânsito também em zonas verdes, onde há a restrição de veículos que não sejam zero emissões.

“Esse modelo de eletrificação é bastante interessante, uma vez que sua flexibilidade atende às necessidades de emissões zero com um custo de investimento menor para fazer frente aos obstáculos que a indústria de elétricos enfrenta para sua implementação comercial, além de ampliar sua autonomia para qualquer imprevisibilidade na rota, sem deixar de atender às regras de zonas de restrições de circulação”, afirma Roberto Cortes.

Sob medida para mercados-A flexibilidade da arquitetura do Volksbus e-Flex possibilita a aplicação do veículo em diferentes mercados.

É possível, por exemplo, ajustar sua configuração à matriz energética de cada país.

No Brasil, ao utilizar etanol no conjunto gerador motor, se apoia a contínua expansão desse biocombustível quase neutro em CO2 (no ciclo “well to wheel” ou poço à roda), além de reduzir em mais de 90% as emissões de NOx e material particulado locais.

Isso tudo sem depender necessariamente da infraestrutura de recarga local, permitindo uma introdução gradativa de tecnologias limpas nas grandes cidades.

Em outros países latino-americanos, em que muitos baseiam sua matriz energética no gás natural, o Volksbus e-Flex permite operar com a versão do motor 1.4 TGI para, da mesma forma que o TSI, reduzir as emissões de CO2 e aproveitar seus recursos naturais, melhorando os custos da operação.

Sistemas inteligentes-O veículo conta ainda com um sistema de regeneração de energia que consegue garantir o reaproveitamento de até 30% do que é necessário para o deslocamento total do veículo.

O motor elétrico é capaz de entregar até 260 kW de potência, com torque máximo de 2.150 Nm mesmo em baixas rotações.

A suspensão pneumática que equipa este Volksbus também faz uma leitura instantânea do peso do veículo durante a operação e, juntamente, com o sistema Eco-Drive Mode, ajusta o consumo de energia do veículo.

Além de amigável ao meio ambiente, esse chassi segue os modernos padrões de acessibilidade, em linha com as demandas atuais de mobilidade: rampa de acesso, sistema de ajoelhamento e piso baixo.

Constellation 33.440 Tractor: o mais potente VW confirma força da sinergia no Grupo TRATON.Em mais um projeto de sinergia no grupo, o Constellation 33.440 reúne características de sucesso das marcas VW e MAN em um protótipo único: a consagrada cabine Constellation à robustez do chassi e motor MAN.

O projeto alia as expertises da engenharia brasileira e alemã na busca da melhor configuração para uma aplicação tipicamente brasileira.

A solução já está em testes de fábrica para atender aos segmentos canavieiro, no transporte da cana-de-açúcar do campo para a usina, e no madeireiro, para levar toras de madeira reflorestada.

O motor MAN D26 gera 440 cv de potência e a mais extensa curva de torque plano da categoria, fornecendo 2.200 Nm de 950 rpm a 1.400 rpm.

A transmissão automatizada é ZF, com 16 velocidades. A capacidade do tanque de combustível, de 515 litros, é adequada à operação.

Outra característica customizada é a opção dos eixos traseiros com redução no cubo, que estende sua capacidade de tração, o que torna este protótipo mais robusto e ideal para aplicações com alto desempenho no transporte pesado.

A combinação do motor D26 com a transmissão de 16 velocidades e o eixo com essa tecnologia promove a maximização da eficiência operacional, com performance e consumo de combustível otimizados para a aplicação.

Os freios contam com tambor nas rodas dianteiras e traseiras, ampliando a durabilidade nos trechos de poeira e terra batida, com a segurança dos sistemas ABS (que evita que a roda bloqueie quando o pedal de freio é pisado fortemente e entre em derrapagem), EBD (funciona em conjunto com o sistema ABS e tem a função de distribuir a força de frenagem entre as rodas do veículo), ATC (que evita o patinamento das rodas) e EasyStart, de auxílio de partida em terrenos com subida.

A capacidade máxima de tração (CMT) com redução nos cubos fica em 125 toneladas e, em conjunto com os atributos de robustez, desempenho e custo operacional, possibilita elevada disponibilidade e produtividade à operação.

O operador ainda pode gerenciar os modos on-road e off-road da aplicação pelo simples acionamento de um botão, em que a estratégia de troca de marchas da transmissão automatizada é diferenciada, justamente para atender com eficiência às condições em que o veículo eventualmente precise trafegar por rodovias.

O resultado é um modelo sob medida para trechos fora de estrada, com grande capacidade de carga, robustez do chassi e conforto na operação.

Delivery Express inaugura conceito de implementado de fábrica para VWCO
Fruto de um investimento de R$ 1 bilhão na nova linha Delivery, um novo campeão tem sua estreia mundial na IAA.

O Delivery Express chega com o conceito de implementado de fábrica para oferecer uma facilidade a mais ao cliente da Volkswagen Caminhões e Ônibus: a rapidez de entrega do modelo completo pronto para rodar.

O veículo que todo motorista pode dirigir combina o conforto de um automóvel à robustez típica de um caminhão de verdade.

Por ter seu PBT de 3,5ton ele se enquadra no segmento brasileiro de caminhonetes.

Com o maior espaço interno da categoria nos mercados em que já atua, a cabine do novo Delivery agrega o que há de mais inovador em termos de ergonomia, conforto, espaço interno e robustez.

Para propiciar esse resultado, seu desenvolvimento começou de dentro para fora.

Posição de dirigir, empunhadura do volante e regulagem de altura do banco foram as premissas iniciais.

Antes mesmo de acelerar, é toda uma nova experiência: a concepção dos bancos contou com a colaboração de dezenas de pessoas de diferentes estaturas e portes físicos, de modo que a condução seja confortável para todos.

A segurança é outro ponto alto: a cabine avançada ainda oferece melhor visibilidade em saídas de aclives ou curvas, proporcionando mais agilidade nas tomadas de decisão pelo motorista.

A manobrabilidade se destaca como a melhor da categoria nos mercados em que atua, graças ao maior ângulo de esterçamento e ganho na capacidade de realizar as manobras em vias estreitas.

No painel, o modo de condução econômica permite ao motorista acompanhar as indicações sobre os momentos ideais de troca de marcha, o que preserva componentes de desgaste e ainda potencializa a redução no consumo de combustível.

Dotado de tecnologia Euro 5 e sistema EGR, que dispensa o uso de Arla 32, o Delivery Express é também referência suprema dos diferenciais que a linha entrega: têm a melhor potência e torque frente seus principais competidores.

A nova geração da linha Delivery foi projetada e desenvolvida para definir um novo patamar no atendimento às necessidades do cliente, combinado aos valores atemporais Volkswagen: soluções sob medida, perfeita funcionalidade e qualidade visual.

Assim foi criada uma linguagem lógica de design, com a ênfase dada pelo time de design na funcionalidade e na estética singular.

O Delivery Express inaugura um novo nicho de mercado para a Volkswagen Caminhões e Ônibus, o disputado segmento de 3,5 toneladas, e junto com toda a nova família Delivery chega para revolucionar o transporte de cargas no segmento de caminhões leves.

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