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Novo Camaro reforça esportividade e mecânica mais eficiente

O Camaro 2019 reforça sua atitude superesportiva com um design mais imponente, transmissão automática sequencial de 10 marchas além dos inéditos sistemas de controle de largada e de aquecimento de pneus traseiros.

Outras importantes inovações que estreiam com o modelo são a terceira geração do multimídia MyLink e o retrovisor interno por câmera.

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“O Camaro continua evoluindo sem perder sua essência de performance, design, tecnologia e valor que permeia todo portfolio Chevrolet”, destaca Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.

O Novo Camaro SS chega às concessionárias no primeiro trimestre do próximo ano com o potente motor 6.2 V8 de 461 cv e 62,9 kgfm de torque. São duas as opções de carroceria: cupê (com teto solar) e conversível. Já o leque diferenciado de cores inclui o Azul Egípcio, o Laranja Imperial e o Amarelo Persa, além do Branco Summit, Preto Ouro Negro e Vermelho Tinto.

Produto aspiracional da gama, o Camaro vem tendo papel importante no fortalecimento da marca Chevrolet, que vive seu melhor momento no Brasil com a conquista da liderança absoluta do mercado pelo terceiro ano consecutivo.

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A chegada do Camaro também causa frisson por ser ser o Muscle Car de maior legado no país, com mais de 6 mil unidades vendidas. O modelo é produzido nos Estados Unidos e está em sua sexta geração.


3a geração do MyLink e retrovisor interno por câmera são outras novidades do carro, que chega no primeiro trimestre nas opções cupê e conversível

Novo DNA estético Chevrolet – O Camaro 2019 caracteriza-se pelo design mais imponente e esportivo. Na dianteira, essa percepção dá-se pelos novos faróis em Full LED, além do capô, grade e para-choque remodelados. Tudo isto agrega uma personalidade marcante ao veículo e antecipa a linguagem estética de futuros modelos da Chevrolet.

Os projetistas do Muscle Car usaram de criatividade para integrar os elementos através da profusão de formas, dimensões, materiais e cores. Buscou-se também evoluções aerodinâmicas – razão da gravata Chevrolet vazada.

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O mesmo conceito de contemporaneidade foi aplicado na parte traseira. As lanternas, aliás, mostram a evolução do conceito “dual-element” da Chevrolet e harmonizam com o para-choque de linhas mais musculosas.

Na lateral, o diferencial fica por conta das rodas de 20 polegadas. Enquanto no cupê elas trazem pintura acetinada, no conversível elas são pretas de alto brilho. O design também é diferente, o que contribui para diferenciar a identidade de cada versão.

Mecânica mais eficiente – Outro avanço está na nova transmissão automática sequencial de 10 marchas, que substitui a anterior, de oito.

Mais tecnológica e eficiente, a AT10 otimiza os escalonamentos que tornam a condução do veículo ainda mais prazerosa. A relação entre as trocas são mais curtas e permitem que o motor trabalhe em giro otimizado, possibilitando a sensação de retomadas mais vigorosas.

Outra vantagem são as trocas mais suaves e o ganho de eficiência energética em velocidades de cruzeiro, quando o motor V8 é capaz de desligar quatro cilindros para economizar combustível.

Com a nova transmissão, o Camaro 2019 ganhou a função de controle de largada, conhecido também como “launch control”, própria para autódromos.

O mecanismo permite máxima aceleração para quem busca uma arrancada extremamente eficiente, permitindo que até mesmo motoristas menos experientes consigam desempenhar a manobra como pilotos profissionais.

Para uma experiência diferenciada, o controle de largada pode ser customizado através da alteração da faixa de rotação do motor e da porcentagem de escorregamento das rodas.

“Com a função devidamente selecionada no painel, é preciso usar os dois pés para iniciar o controle de largada. Enquanto o pé esquerdo no freio segura o carro, o pé direito no acelerador eleva o giro do motor. No momento em que um gráfico no quadro de instrumentos aponta o momento exato, basta liberar o freio para o carro partir como uma flecha”, descreve Fabiola Rogano, vice-presidente de Engenharia da GM.

O Camaro vem equipado com sistemas de alta performance, como a plataforma modular Alpha com 11 módulos independentes que otimizam a estrutura e a rigidez; distribuição igualitária de peso entre os eixos; carroceria com elevado índice de materiais de alta resistência e freios de competição com quatro pistões Brembo.

Outro destaque é o avançado sistema de vetorização do torque (Torque Vectoring), que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração.

Já os pneus oferecerem o melhor desempenho tanto em piso seco como molhado, sendo mais largos atrás, onde concentra-se a tração. As medidas são 245/40 ZR20 (D) e 275/35 ZR20 (T). Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados.

O motor V8 de 461 cv do Camaro traz sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor.

O Camaro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h para o cupê.

Além do modo específico para Circuito, – que altera o comportamento também da rigidez da direção, atuação dos controles de estabilidade e de tração, mapeamento da transmissão e do motor – o condutor tem outras três opções, incluindo uma mais branda, ideal para um passeio com o carro icônico.

Já a função de aquecimento de pneus permite que as rodas traseiras tracionem com o veículo parado. Para ser habilitada, uma sequência de comandos precisam ser acionados por segurança, como o volante centralizado.

Multimídia de terceira geração – Outra importante inovação da Chevrolet que estreia com o Novo Camaro é a terceira geração do multimídia MyLink, que oferece uma experiência mais centrada nas necessidades do usuário.

O equipamento adiciona, entre outros, tela de maior definição e resolução, microfone extra para melhor reconhecimento do sistema de comando de voz, integração com os comandos do ar-condicionado e possibilidade de atualização via Wi-Fi.

Pelo multimídia é possível escolher a cor dos LEDs que decoram a cabine. São 24 combinações, incluindo agora 8 opções degradês.

Vale ressaltar ainda a adoção do retrovisor central com câmera de ré para melhor visibilidade em manobras. Item muito útil em veículos esportivos com linha de cintura alta e teto baixo.

O Camaro também oferece muito conforto a bordo. Traz avançados recursos, como painel customizável, Heads-up Display, alto-falantes Bose, volante com aquecimento, bancos dianteiros com climatização e ajustes elétricos com memória para o do condutor, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.

No modelo conversível, a chave também pode comandar a abertura da capota, que é aberta completamente em 25 segundos. A operação também pode ser feita com o carro em movimento numa velocidade de até 50 km/h.

O Camaro ainda traz um sistema de ressonadores que intensifica o ronco do som do motor dentro da cabine em giros mais altos – uma experiência única para os admiradores de carros esportivos.

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