sábado, 23 novembro , 2024
28 C
Recife

O que esperar da FCA para 2019?

Atendendo convite da FCA o Mecânica Online® foi até Betim, Minas Gerais, para conversar e entrevistar o presidente da FCA para América Latina, Antonio Filosa.

Oportunidade para saber dos resultados de 2018 e as perspectivas para os próximos anos.

- Publicidade -

Dessa vez vamos literalmente resumir em um bate-bola como foi nossa conversa.

2018 – As vendas da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) cresceram acima da taxa de expansão da indústria em 2018. Ao contabilizar a venda de 38,2 mil veículos no mês de dezembro, a FCA encerrou o ano de 2018 com um total de 433,8 mil veículos emplacados e uma participação de 17,5% no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.

2018 x 2017 – Em relação a 2017, as vendas da FCA cresceram 14%, superando a taxa de expansão do mercado brasileiro de veículos leves, de 13,8% no ano. As vendas superaram em 53 mil veículos os resultados de 2017.

- Publicidade -

Fiat – Aumentou seu volume de vendas no ano em mais de 34 mil carros em relação a 2017.

Jeep – Alcançou a marca de 106.954 veículos emplacados, o que representa um crescimento de 21,3% em relação a 2017.

Jeep Compass – Foi o SUV mais vendido no Brasil no ano, com 60.284 unidades. Este foi o segundo ano consecutivo do modelo na liderança do segmento, desta vez com uma vantagem de mais de 11 mil carros à frente do segundo colocado. Em relação a 2017, as vendas do Compass cresceram 22,6%. Tal desempenho posicionou o modelo entre os dez veículos mais vendidos no ano no Brasil, considerando todas as categorias e segmentos.

- Publicidade -

Jeep Renegade – Suas vendas acumularam expansão de 20,9% no ano em relação a 2017.

Fiat Strada – Manteve a liderança em sua categoria, com mais de 67 mil carros emplacados no ano e um crescimento de 23% frente a 2017.

E a Toro? As vendas ultrapassaram 58 mil carros emplacados no ano, crescendo 15% em relação ao ano anterior.

Cronos – Lançado em 2018, o modelo alcançou o patamar de 30 mil carros vendidos, posicionando-se bem no segmento de sedãs, um dos mais concorridos do mercado.

Argo – Superou a marca de 63 mil carros no ano, o que representa um crescimento de vendas de 126% em comparação com 2017, conquistando seu espaço entre os dez modelos mais vendidos no mercado brasileiro no ano.

Concessionária digital – Começou a operar no início de novembro, na avenida Pacaembu, na capital paulista. Loja de proporções compactas, com três modelos expostos e muita tecnologia disponível para o cliente, que pode movimentar-se sozinho e no seu ritmo desde sua chegada até a compra do veículo. O plano da Fiat prevê a inauguração de 20 concessionárias totalmente digitais e a implantação do conceito em outras 110 concessionárias já existentes até o final de 2019, totalizando 130 pontos de venda.

Fiat Fastback – Sucesso junto ao público no Salão do Automóvel de São Paulo e totalmente projetado no Design Center Latam, localizado no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), o carro conceito foi criado para expor a visão do brand Fiat sobre a nova geração de produtos que será lançada até 2023, inclusive no segmento de UVs (Utility Vehicles).

Novos princípios do Design da Fiat na América Latina – Humana, ousada, contemporânea, flexível e capaz de gerar experiências surpreendentes.

SUV Center – Fábrica de Goiana, em Pernambuco, será um centro especializado em SUVs ainda em 2019. Local vai permitir pesquisa, desenvolvimento, design e análise de mercado para esse crescente segmento. Montagem do ambiente, fornecedores e pessoas qualificadas já estão no planejamento.

Compass, Renegade, Toro e? O quarto modelo a ser produzido na fábrica de Goiana, em Pernambuco, será lançado apenas em 2021. O desenvolvimento já acontece entre Brasil e EUA.

Fábrica de motores – A planta de Betim está na briga com o mercado Asiático para ganhar uma fábrica de motores. O projeto prevê o lançamento de cinco motores. 18 meses após o anúncio da fábrica o primeiro motor já estará pronto. Ficamos na torcida pelo Brasil!

“Temos uma competição saudável com colegas da Ásia. Se em maio o nosso acionista decidir que será na América Latina, eu anuncio que será em Betim”, disse o presidente da FCA para a América. A desvantagem do Brasil na disputa pela fábrica é a competitividade maior da Ásia e da indústria asiática.

Robô colaborativo – É cada vez maior a participação da Indústria 4.0 no processo de fabricação dos automóveis. Para facilitar a produção, a fábrica da FCA em Pernambuco vai contar com um robô colaborativo. Ele facilita o processo entregando ao operário as peças para a atividade no momento correto.

Em resumo – “Foi um ano importante, marcado pela gradual recuperação do mercado, no qual nossas marcas se posicionaram bem. As vendas da FCA cresceram acima da média do mercado e avançamos em nossa estratégia de reforçar nossos vínculos com os clientes”, afirmou o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa.

“Estamos preparados para continuar a crescer em 2019 e nos próximos anos, enquanto aceleramos nossos investimentos na expansão e renovação de nossa gama de produtos”, acrescentou.

A FCA confirmou em 2018 sua liderança em segmentos estratégicos de mercado. A Jeep é a marca líder no segmento de SUVs pelo terceiro ano consecutivo, enquanto a Fiat lidera nos segmentos de picapes e veículos comerciais.

Aproveite e confira a matéria em vídeo que aborda os desafios dos mercados na América Latina com destaque para Brasil e Argentina, o comportamento da FCA como multimarca, vendas de SUVs e picapes, o que esperar de produtos e tecnologias nos próximos anos e até mesmo o Galo da Madrugada foi assunto. Duvida? Então confira!


Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina, concede entrevista para Tarcisio Dias, do Mecânica Online®

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn