Em pesquisa realizada pela consultoria de marketing DOM Strategy Partners, a Mercedes Benz foi eleita a empresa com negócios no ramo automobilístico de melhor reputação entre todas as outras que operam no Brasil.
A marca conquistou 7,32 pontos e foi classificada como “forte” na mensuração de valores adotada pela consultoria.
A BMW e a Fiat, com 7,29 e 7,21 pontos, apareceram em 2º e 3º lugares, respectivamente.
O ranking é oriundo do estudo Reputation Index, um levantamento que mostra as marcas com melhor reputação do País em 22 subsetores da economia.
A pesquisa mensura 37 atributos, distribuídos pelos quadrantes credibilidade e imagem.
Na primeira dimensão, estão critérios como confiança, transparência nas relações internas e externas, governança corporativa e propagação de causa.
Já na segunda, contribuição nacional, conexão emocional e representatividade de marca.
Dentro dos quadrantes, as empresas são avaliadas em até 100%, o que gera uma nota de até 10.
A DOM Strategy Partners, entre os meses de agosto e novembro de 2018, fez entrevistas pessoais (com 2.200 entrevistados) e online (6 mil) com consumidores, clientes, colaboradores e acionistas, para selecionar no geral, as 50 empresas com melhor reputação no País.
Veja abaixo, o ranking do recorte automobilístico, das três empresas de maior reputação.
Empresa |
Nota |
Mercedes Benz |
7,32 |
BMW |
7,29 |
FIAT |
7,21 |