Um carro muito confortável, espaçoso, acabamento justo e principalmente, muitos itens de série. Esse pode ser um breve resumo quando falamos sobre o mais novo SUV oferecido no mercado brasileiro pela JAC Motors, o T80.
Quando o assunto é Mecânica Online® observamos um bom comportamento do motor 2.0 litros turboalimentado (com intercooler) de 210 cv de potência e 300 Nm de torque entre 1.800 e 4.000 rpm, que atua em conjunto com o câmbio DCT (Dual-Clutch Transmission, ou caixa de dupla embreagem).
O T80 atinge máxima de 217 km/h e precisa de apenas 9,2 segundos para sair da imobilidade e alcançar 100 km/h.
O motor também se mostrou forte para realizar ultrapassagens com segurança, não apresentando o conhecido jet leg – demora na resposta do motor, principalmente em retomadas, devido o turbo, e produz um bom torque mesmo em baixas rotações.
A suspensão é confortável e tem um bom compromisso entre a estabilidade e o conforto. Poderia ser mais macia para evitar a transmissão das irregularidades da pista para o habitáculo, mas não chega a incomodar.
A suspensão é independente nas quatro rodas (MacPherson na frente e Multilink na traseira) e o conjunto de recursos eletrônicos que preservam aderência e estabilidade em curvas.
Já o conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com ABS, BAS e BOS, sendo esses dois últimos, respectivamente, Brake Assist System e Brake Overide System, isto é, assistência em frenagens de pânico e sistema de “cancelamento”, que atua quando se pisa simultaneamente em freio e acelerador (é cortada a potência do motor, prevalecendo a segurança das frenagens).
A transmissão automática da própria JAC esta bem escalonada e por ser de dupla embreagem tem mudanças rápidas e precisas.
O acabamento interno e externo em geral agrada, alguns detalhes do painel imitando fibra de carbono poderiam ser melhores (típico de carros chineses).
O espaço interno surpreende tanto no banco da frente como no traseiro (que tem ajuste de distância e pode ser reclinado).
As rodas são de liga leve aro 18″ e têm desenho exclusivo, calçando pneus 235/60 R18.
Configurado para atender aos anseios de uma família de até sete pessoas, o novo integrante da família JAC Motors possui porta-malas de 620 litros de capacidade, que ainda permite expansão com o rebatimento das duas fileiras de bancos e que pode chegar à capacidade de 1.550 litros.
Já os dois assentos “extras” são no nosso ponto de vista para curtos deslocamentos, ou exclusivos para crianças.
O piso do porta malas por ser elevado faz com que um adulto sentado em um dos bancos fique com os joelhos muito alto o que é extremamente desconfortável.
Resta saber a capacidade da JAC em oferecer serviços e reparos para um público exigente dessa faixa de mercado. Oferecido por RS 139.990 o comprador vai inevitavelmente comparar esses itens.
Todas as primeiras impressões foram realizadas pelo consultor Henrique Pereira, que participou do lançamento do modelo realizado para a imprensa.
Nas condições das primeiras impressões realizadas com o modelo, na maior parte do tempo em rodovia, o computador de bordo aferiu uma média de consumo de 9,9 km/l. Como o tanque leva 64 litros de gasolina, a autonomia seria de 627 quilômetros.
Além de todos os itens já disponíveis nos demais modelos JAC Motors, o novo “completão” poderá incluir o exclusivo Premium Sound System Infinity HI FI com 280 Watts RMS e 10 alto-falantes
Para quem estreou no mercado nacional em 2011, o lançamento do quinto SUV (T6, T5, T40 e T50, sem contar versões com câmbio manual ou automático) chama a atenção pela sintonia com a incondicional preferência do consumidor. Não é pouco.
De início, o SUV da JAC oferece medidas generosas – 4,79 metros de comprimento –, visual moderno e imponente, desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors, em Turim, Itália.
Embora seja oferecido na faixa de preço de SUV’s médios com 5 lugares, como Hyundai New Tucson e Kia Sportage (ambos com 4,48 m de comprimento), Mitsubishi Eclipse Cross (4,40 m) e Jeep Compass (de 4,42 m de comprimento), o JAC T80, a julgar por seu porte avantajado, nível de equipamentos de série e desempenho, poderá ser comparado aos SUV´s de 7 lugares e categoria superior: VW Tiguan (4,70 m), Hyundai Santa Fe (4,69 m), Kia Sorento (4,80 m) e Mitsubishi Outlander (4,70 m). O modelo chinês possui 4,79 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,76 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos, o que garante, por exemplo, a acomodação de três adultos no banco traseiro com notável conforto.
O JAC T80 garante um alto nível de equipamentos de série. Ele repete os itens já constantes em outros SUV´s da marca, já na chamada “versão básica”, ou seja, o Pack 2:
- chave Keyless
- fechamento dos vidros com comando na chave
- rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores
- faróis com acendimento automático
- luzes diurnas de LED (DLR)
- faróis com regulagem elétrica de altura
- luzes de conversão estática
- sensor de chuva
- cruise control
- sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
- computador de bordo
- volante multifuncional
- bancos em couro
- câmera de ré
- câmera 360
- freios com ABS, BAS e BOS
- assistente de partida em rampa (HSA – Hill Start Assist)
- controles eletrônicos de tração e estabilidade (TCS e ESP)
- TPMS
- assentos Isofix
- vidros com acionamento elétrico e antiesmagamento
- retrovisores com acionamento elétrico e rebatimento
Mas o T80 vai além. O modelo contém:
- painel Digital Active Info Display, com tela de 12,3 polegadas em LCD e três opções temáticas
- tela multimídia de 10 pol no console, com conectividade que inclui espelhamento com Android e iOS.
- seis air bags (frontais, laterais e tipo “cortina”)
- direção elétrica progressiva com 3 modos de ajuste (leve, normal e pesada)
- freio de estacionamento elétrico
- ar-condicionado digital Dual Zone
- rodas de liga aro 18
- bancos dianteiros com ajustes elétricos, sendo o do motorista com memorização, resfriamento, aquecimento e massageador.
E ainda há um pacote de opcionais que faz seu preço chegar ao valor de R$ 145.990, e que inclui:
- Infinity Premium Sound Sistem HI FI com 280 Watts RMS e 10 alto-falantes
- teto solar elétrico panorâmico duplo Command View.
Itens |
Modelo |
JAC T80 |
Versão |
2.0 Turbo Gasolina |
|
Dimensões | Comp./ Larg. / Alt.(mm) | 4.790 × 1.900 × 1.760 |
Entre eixos (mm) | 2.750 | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.775 | |
Capacidade do porta-malas (L) | 620 a 1.550 | |
Capacidade do tanque de combustível (l) | 64 | |
Motorização | Tipo de motor | 4 cilindros em linha, turbo + intercooler |
Deslocamento volumétrico (cm3) | 1.997 | |
Diâmetro (mm) | 85,0 | |
Curso (mm) | 88,0 | |
Comando de válvulas | DOHC VVT 16V | |
Potência Máxima (cv/rpm) | 210/5.000 | |
Torque Máximo (Nm/rpm) | 300/1.800-4.000 | |
Taxa de compressão | 9,5:1 | |
Transmissão | Tipo DCT (dupla embreagem), com 6 marchas | |
Suspensões | Dianteira | Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora |
Traseira | Independente, tipo Multilink, com molas helicoidais e barra estabilizadora | |
Freios | Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira | |
Rodas | Pneus | 235/60 R18 |
Rodas | Em liga de alumínio 18″ | |
Performance | Velocidade máxima | 217 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,2 segundos |