As dezesseis marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 3.094 unidades, anotaram em maio último alta de 4,9% em relação a abril de 2019, quando foram vendidas 2.950 unidades importadas.
Mas ante maio de 2018, quando foram comercializadas 3.238 unidades, a queda foi de 4,4%.
A alta de 4,9% no comparativo mensal, porém, não foi suficiente para melhorar o desempenho das associadas à Abeifa no acumulado dos primeiros cinco meses de 2019.
De janeiro a maio, dados do acumulado mostram a comercialização de 13.538 unidades importadas contra 14.935 unidades em igual período de 2018, o que significa queda de 9,4%.
Na avaliação de José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, “a persistência da moeda norte-americana acima dos R$ 4,00 e falta de confiança do consumidor na economia brasileira ainda impactaram o setor. Ainda assim, o setor conseguiu índices de crescimento mensais desde janeiro. Já é um alento, mas poderíamos ter tido resultados mais promissores”.
“Com pouco mais de 13 mil unidades importadas em cinco meses, se anualizarmos esses números estamos chegando a 32 mil unidades em 2019, quando nossa previsão inicial é chegar a 50 mil veículos importados. Por isso, estamos apreensivos. Na torcida para que a economia retome um ritmo mais acelerado de crescimento e também de confiança”, ressalta Gandini.
As cinco marcas que mais venderam, em maio, foram a Kia Motors (888 unidades / +4,3%), Volvo (702 / +23,6%), BMW (530 / -0,2%), Land Rover (199 / -3,9%) e Jac Motors (189 / +34%).
Produção local – Entre as associadas à Abeifa, que também têm produção nacional, BMW, CAOA Chery, Land Rover e Suzuki fecharam maio último com 2.655 unidades emplacadas, total que representou alta de 4,3% em relação a abril de 2019, quando totalizaram 2.546 unidades e significaram alta de 37,5% ante maio de 2018, quando anotaram 1.931 unidades.
Por marcas, a CAOA Chery, com 1.749 unidades emplacadas, obteve crescimento de 20,8% ante igual período de abril de 2019; a BMW, com 568 unidades, queda de 2,6%; a Land Rover, com 191, queda de 43% e a Suzuki, com 147 unidades licenciadas, também queda de 18,3%.
Somados os emplacamentos de unidades importadas e produzidas localmente, o ranking das cinco marcas, por volumes, indica a CAOA Chery com 1.750 unidades (1.749 nacionais e 1 unidade importada), a BMW com 1.098 unidades (568 nacionais + 530 importadas), a Kia Motors com 888 veículos (só importados), a Volvo com 702 unidades (só importadas) e Land Rover com 390 veículos (191 nacionais e 199 importados).
Participações – Em maio último, ao considerar somente os veículos importados por associadas à entidade – total de 3.094 unidades -, o setor significou marketshare de 1,32%. Com 5.749 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,45% do mercado total de autos e comerciais leves (234.173 unidades).