A motocicleta Harley-Davidson® LiveWire® é equipada com um conjunto completo de assistentes eletrônicos e interfaces projetadas para permitir que o proprietário crie uma experiência de pilotagem personalizada e totalmente conectada.
Esses recursos incluem o seguinte:
CONECTIVIDADE CELULAR H-D™ CONNECT-A motocicleta LiveWire é equipada com a tecnologia de serviço H-D™ Connect, que fornece conectividade celular para conectar o proprietário da LiveWire com sua motocicleta por meio de seu smartphone, usando a versão mais recente do aplicativo gratuito Harley-Davidson™ App.
O aplicativo H-D App está disponível nas lojas de aplicativos iOS e Android e as funções principais (instruções passo-a-passo, planejamento de viagem, revendedores e locais de eventos) do aplicativo estão incluídas no download gratuito.
O H-D Connect transmite as principais informações das condições eletro-eletrônicas do veículo por meio do aplicativo H-D e fornece ao proprietário a tranquilidade de poder monitorar remotamente a segurança de sua motocicleta, incluindo alertas de adu lteração no aplicativo H-D e assistência ao veículo roubado.
O H-D Connect utiliza uma unidade de controle telemática (TCU) que funciona como um modem habilitado com um moderno padrão de comunicação sem-fio LTE e serviços na nuvem usando a versão mais recente do Harley-Davidson™ App.
O serviço H-D Connect será oferecido por um período de teste gratuito de um ano após a compra de uma nova motocicleta LiveWire e estará disponível com uma taxa de assinatura após o período inicial gratuito.
O H-D Connect estará disponível a partir de setembro de 2019 nos Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e na maioria dos países da UE.
Para o os modelos MY2021, o serviço passará a estar disponível, também, nos mercados da Austrália, do Brasil, do México e do Japão.
Os detalhes da assinatura podem ser encontrados em H-D.com/connect.
Status da motocicleta: Com o H-D Connect e o H-D App, o proprietário da motocicleta LiveWire poderá verificar as principais informações das condições eletro-eletrônicas do veículo no aplicativo H-D a qualquer momento e em qualquer local onde haja sinal de celular suficiente disponível.
As informações disponíveis através do H-D Connect incluem status de carga da bateria de alta tensão, autonomia disponível e status de carga da bateria de 12 volts.
Por exemplo, enquanto a motocicleta LiveWire está carregando, o proprietário pode verificar o status da carga, incluindo o nível de carga e o tempo até a conclusão, sem precisar estar perto da motocicleta.
Alertas de violação e serviço de rastreamento de veículos roubados: para garantir que a motocicleta de um proprietário esteja segura, o H-D Connect indica a localização da motocicleta estacionada em um mapa no Harley-Davidson App a qualquer momento e em qualquer local onde haja sinal de celular suficiente.
O H-D Connect enviará um alerta para o telefone do proprietário se o sistema de segurança for ativado por conta de a motocicleta ser derrubada ou de alguma forma violada.
Outro alerta será enviado ao telefone do proprietário se a motocicleta for movida para fora da área geograficamente coberta e o rastreamento de veículo roubado com GPS fornece tranquilidade, caso o proprietário precise localizar sua motocicleta.
Lembretes de serviço e notificações: lembretes automáticos sobre os requisitos de serviço do veículo e outras notificações de cuidados com o veículo serão fornecidos ao motociclista por meio do aplicativo H-D, que também oferecerá um localizador da estação de carregamento.
TOUCHSCREEN COLORIDO-Uma tela tátil TFT colorida de 4.3” (transístor de película fina, um tipo de tela de cristal líquido indicada para elevar a qualidade de imagem e contraste) localizado acima do menu, oferece ao utilizador uma vasta gama de informações numa tela luminosa e fácil de ler.
A unidade de exibição é ajustável para oferecer à maioria dos usuários um ângulo de visão ideal e o brilho da tela se ajusta automaticamente.
A tela sensível ao toque funciona somente quando a motocicleta não está em movimento, mas muitas das opções de exibição podem ser alteradas usando os joysticks de controle manual enquanto estiver andando.
• O velocímetro, faixa e status da bateria de alta voltagem (porcentagem restante) são sempre exibidos, conforme exigido por normas internacionais.
• A exibição da tela pode ser personalizada com vários “widgets” selecionáveis pelo piloto. Alguns incluem:
o Um medidor de energia que indica quanto da energia disponível está sendo usada durante a operação da motocicleta;
o Indicador de modo de de pilotagem (exibe qual modo está ativo);
o Estado de carregamento (mostrando o tempo restante para a carga total);
o Informações de alerta codificadas para as luzes de aviso (sinais de direção, ABS ativo, controle de tração ativo, verificação de sobreaquecimento do motor / bateria, etc.);
o Conexão Bluetooth® ativa e funções disponíveis.
• A motocicleta LiveWire oferece conectividade Bluetooth® para uso com um smartphone e um fone de ouvido sem fio através da tela sensível ao toque.
O piloto pode ouvir arquivos de música armazenados no smartphone, aceitar chamadas recebidas e ouvir as instruções de navegação curva a curva fornecidas pelo aplicativo Harley-Davidson.
Arquivo de música e informações de chamadas recebidas são exibidas na tela. O piloto pode controlar as funções de música e telefone com os controles manuais do joystick.
• Luzes indicadoras estão localizadas em cada lado da estrutura da tela: Indicadores de curva, farol alto / baixo, ABS ativo, controle de tração ativo, aviso de falha.
SISTEMAS REFLEX™ DEFENSIVE RIDER (RDRS)-O modelo LiveWire é equipado com Sistemas Reflex Defensive Rider (RDRS – sistema de condução defensiva), um conjunto de tecnologias projetadas para combinar o desempenho da motocicleta à tração disponível durante a aceleração, desaceleração e frenagem.
Os sistemas são projetados para ajudar o piloto no controle do veículo enquanto estiver acelerando e freando em linha reta ou enquanto realiza uma curva.
O motociclista pode achar os sistemas ainda mais úteis ao pilotar em condições de estrada adversas e em situações urgentes.
Os sistemas são eletrônicos e utilizam o mais recente controle de chassi, controle eletrônico de freios e tecnologia de transmissão.
Isenção de responsabilidade: A tração disponível é determinada pela interface estrada / pneu.
Os sistemas agrupados no RDRS só são capazes de ajustar a pressão do freio ou o torque do motor na tentativa de impedir que as forças no pneu excedam a aderência disponível.
Essas tecnologias não têm a capacidade de aumentar a aderência ou de intervir quando o motociclista não fez uma frenagem ou aceleração (por exemplo, fazendo uma curva com a embreagem desacoplada).
O RDRS não é um sistema para influenciar diretamente a condução do veículo.
Esta é uma diferença fundamental entre RDRS de motocicleta e Controle de Estabilidade Automotiva (ESP).
O piloto é responsável, em última instância, pela direç&atil de;o e pelas correções do caminho.
SISTEMA DE TRAVAGEM ANTI-BLOQUEIO APRIMORADO (C-ABS)-O ABS foi projetado para impedir que as rodas travem durante a frenagem e ajuda o motociclista a manter o controle ao frear em uma situação de emergência em linha reta.
O ABS opera independentemente nos freios dianteiro e traseiro para manter as rodas girando e impedir o bloqueio descontrolado das rodas.
O Sistema de Frenagem Anti-bloqueio Aprimorado em Curvas (C-ABS) é uma variante do ABS que leva em consideração o ângulo de inclinação da motocicleta.
A pressão de frenagem necessária para limitar o escorregamento da roda quando em curvas é tipicamente menor que a pressão necessária sob operação em linha reta.
A diminuição do levantamento da roda traseira utiliza os sensores C-ABS e a unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos para gerenciar o levantamento d a roda traseira durante a frenagem pesada e ainda mais a desaceleração do equilíbrio e o controle do piloto.
SISTEMA DE CONTROLE DE TRAÇÃO APRIMORADO (C-TCS)-O controle de tração é projetado para impedir que a roda traseira “gire fora de controle” quando a motocicleta está acelerando, e aumenta o controle e a segurança do piloto, em condições de baixa aderência da pista.
O Sistema de Controle de Tração Aprimorado (C-TCS) é projetado para evitar que a roda traseira gire excessivamente sob aceleração em linha reta ou em curva.
O C-TCS pode melhorar a confiança do motociclista quando a tração disponível é comprometida pela falta de aderência, uma mudança imprevista repentina na superfície ou quando estiver andando em uma estrada não pavimentada.
A ação do C-TCS também é adaptada nas curvas com base no ângulo de inclinação.
Cada modo de pilotagem pr&e acute;-programado tem um nível específico de C-TCS.
Nos modos de condução personalizáveis, o piloto pode selecionar entre três níveis de intervenção do C-TCS.
Com exceção do modo Chuva, o piloto pode desativar o C-TCS quando parado.
O C-TCS pode ser reativado com o acionamento de um botão no manete do lado esquerdo quando a motocicleta estiver parada ou em movimento.
O C-TCS também foi projetado para diminuir o levantamento da roda dianteira, para reduzir a altura e a duração do levantamento da roda dianteira, wheelie).
A altura e a duração da elevação da roda dianteira estão ligadas ao modo C-TCS selecionado pelo motociclista, sendo a Rain a mais restritiva e a Sport a menos restritiva.
A atenuação do levantamento da roda dianteira é desativada quando o C-TCS é desligado.
SISTEMA DE CONTROLE ANTI-DESLIZAMENTO PARA ARRANCADAS (DSCS)-O Controle de Deslizamento de Torque de Arrasto (DSCS) é projetado para gerenciar o deslizamento da roda traseira e impedir o travamento da roda traseira devido à frenagem regenerativa, que normalmente ocorre quando o motociclista desacelera em pisos molhados ou escorregadios.
O DSCS funciona a velocidades acima de 10 mph (cerca de 16 km/h) e funciona em conjunto com o sistema ABS para equilibrar a desaceleração da motocicleta e o controle do piloto.
O DSCS é essencial para o desempenho do ABS da roda traseira.
MODOS DE PILOTAGEM-O modelo LiveWire oferece sete modos de pilotagem selecionáveis que controlam eletronicamente as características de desempenho da motocicleta e o nível de intervenção eletrônica.
Quatro dos modos são pré-programados e três são personalizáveis pelo proprietário.
Cada Modo de Pilotagem consiste em uma combinação específica de configurações de potência (que determina a taxa máxima de aceleração), regeneração (como efeito de frenagem quando se para de acelerar), resposta do acelerador e controle de tração.
O motociclista usa o botão MODE no lado direito para alterar o modo de condução ativo, e o modo ativo pode ser exibido como um símbolo de widget na tela sensível ao toque colorida.
O motociclista pode alterar os modos de condução a qualquer momento, enquanto pilota a moto ou quando está parado.
• Modo Sport: Proporciona o potencial de desempenho total da motocicleta de maneira direta e precisa, com potência total e a resposta mais rápida do comando do acelerador.
O controle de tração é ajustado para o nível mais baixo de intervenção, e a regeneração oferece um efeito de frenagem significativo quando se para de acelerar.
O modo esportivo maximiza a conexão do piloto com a motocicleta para uma experiência de condução de desempenho direta e visceral.
• Modo Road: Proporciona um desempenho equilibrado com uma mistura intuitiva de tecnologia para uso diário, com sistema ABS (Anti-lock Braking System) e TCS (Sistema de Controle de Tração) que oferece tranquilidade.
No modo Road, a resposta da motocicleta LiveWire parecerá mais semelhante a uma motocicleta com motor de combustão interna.
• Modo Range: Oferece uma combinação de configurações que resultam em uma resposta suave e criteriosa à entrada de aceleração com um alto nível de regeneração para obter a maior distância possível de uma carga de bateria.
• Modo Rain: Este modo oferece aceleração contida e regeneração limitada com níveis mais altos de intervenção eletrônica para dar ao motociclista maior confiança ao andar na chuva ou quando a tração é limitada.
O modo de chuva também é um cenário apropriado para os pilotos usarem para se familiarizarem com uma motocicleta elétrica e para aumentar a confiança na pilotagem.
O motociclista pode optar por desligar o Sistema de Controle de Tração (TCS) quando a moto estiver parada.
Quando o TCS estiver desligado, ele não estará ativo no modo Sport, Road ou Range.
No entanto, o TCS é padrão no Modo Rain e estará ativo sempre que o Modo Rain estiver selecionado.
O sistema de travagem antibloqueio (ABS) está sempre ativo e não pode ser desligado pelo motociclista.
• Modos personalizados: Com a moto desligada, o piloto pode criar até três modos personalizados, exibidos como A, B e C no widget do modo de tela sensível ao toque.
Os Modos Personalizados permitem que o motociclista selecione suas próprias preferências combinadas de níveis de Potência, Regeneração, Resposta do Acelerador e Controle de Tração dentro de intervalos específicos.
Potência, Regeneração e Resposta do Acelerador podem ser ajustadas de 0 a 100%, e o Controle de Tração pode ser configurado para Intervenção Baixa, Média ou Alta.
Assim, por exemplo, o piloto poderia criar um modo com 100 por cento de potência e resposta do acelerador (como é o modo esportivo pré-programado), mas com um nível mais baixo de regeneração do que o oferecido no modo esportivo pré-programado.
O motociclista pode criar um Modo Personalizado de acordo com a preferência pessoal ou para uso em circunstâncias especiais, como dias de trilhas.