sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Sistema de rastreamento de veículos

A sensação de falta de proteção por parte das instituições oficiais, que têm se mostrado incompetentes para evitar o crescimento do número de furtos e roubos de cargas e veículos, tem levado pessoas e empresas a procurar por conta própria uma forma de proteger seus patrimônios.

- Publicidade -

Dentro deste quadro, os sistemas de rastreamentos surgiram no Brasil há cerca de cinco anos e rapidamente se tornaram uma boa opção tanto para empresas de transporte, para tentar evitar roubos de carga (principalmente eletrodomésticos, medicamentos, cigarros, pneus, café e carne, que são as mais visadas), quanto para proprietários de carros de passeio.

O sistema opera via satélite, com base no GPS (Global Positioning System), uma constelação formada por 24 satélites e suas estações de terra que no início era de uso exclusivo das forças armadas norte-americanas e depois foi liberada para uso civil.

Para comunicação entre as centrais (bases) e os veículos existem três formas: por satélite (Brasilsat), telefone celular ou rádio.

O sistema via satélite é empregado, geralmente, quando os veículos trafegam com freqüência em áreas não cobertas por rádio ou celular. O sistema que usa rádio é preferido onde existe um grande volume de comunicações entre a base (empresa, ou central da operadora) e os veículos circulam por uma área limitada, e não muito extensa.

- Publicidade -

O sistema via telefone celular mostra-se vantajoso quando a comunicação com os veículos é feita esporadicamente e eles circulam, via de regra, dentro da área de cobertura do celular. A grande virtude deste sistema é que ele fica totalmente oculto no veículo, sendo identificado apenas por um selo no vidro, se o proprietário do carro quiser pregar.

Controle
As vantagens destes sistemas para as empresas vão além do monitoramento simples dos veículos: controle sobre as despesas desnecessárias de combustível e demais insumos, pois impede a utilização indevida dos veículos por seus condutores; aumento da produtividade dos funcionários e prestadores de serviço, através do acompanhamento de suas atividades; e a possibilidade de planejamento de rotas e atividades, tomando como base as redundâncias e falhas no sistema logístico das empresas.

Como funciona?
Após ter o carro roubado, o cliente liga para a Central 24 Horas da empresa onde contratou o serviço e comunica o furto ou roubo, dando a sua senha. A empresa envia o sinal (via satélite, rádio ou celular) para bloquear o módulo eletrônico (ou ignição, dependendo do modelo) e acionar o alarme do veículo.

Algumas empresas também oferecem a possibilidade de bloqueio pela internet, e o cliente pode visualizar, em um mapa na tela do computador, o local exato onde está o carro. Isto pode ser usado não só em caso de roubo ou furto mas quando um pai empresta o carro para o filho e quer saber onde o veículo está, por exemplo.

Instalação e garantia
A instalação dos equipamentos (comunicador, sensores e bloqueador) é simples, pode ser feita em qualquer veículo e dura em média duas horas. Quando o veículo está na garantia, algumas empresas optam por fazer a instalação dentro da concessionária para evitar qualquer problema.

- Publicidade -

As montadoras dizem que analisam caso a caso e que, se ocorrer algum problema, “o proprietário do veículo somente perde a garantia nos componentes que forem afetados pela instalação deste equipamento”.

Escuta e caixa-preta
Nos sistema por telefonia celular, o cliente, além de todas as vantagens do sistema por satélite (bloqueio por internet, mapas digitalizados etc.), conta com o serviço de escuta e caixa-preta. No primeiro, através de microfones ocultos instalados em vários pontos do carro (até no porta-malas) permite que as conversas dentro do veículo sejam monitoradas assim que o motorista percebe uma situação de perigo e aperta uma tecla no painel.

A caixa-preta registra tudo que o veículo faz, permitindo um controle por parte da empresa ou do proprietário. Através dela, por exemplo, a empresa pode saber se o funcionário rodou com o veículo após o horário de trabalho.

Quando o veículo chega à empresa, um cabo é conectado à central eletrônica e os dados são “descarregados” para um computador que já tem um software específico para isso (fornecido pela empresa de rastreamento).

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança