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Defeito nos veículos é uma das principais causas de acidentes de trânsito

A frota brasileira é a sexta maior do mundo, somando 45,9 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. A idade média atingiu 9 anos e 8 meses em 2019 e a de motocicletas também aumentou, alcançando 8 anos.

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No período de seis anos (2014 a 2019), o envelhecimento da frota em circulação aumentou 1 ano e 2 meses. Desde 2015, a idade média da frota vem subindo.

A frota brasileira vem envelhecendo há seis anos consecutivos, a idade deve superar os 10 anos, enquanto a dos caminhões já ultrapassa os 11 anos.

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Veículos mais velhos requerem manutenção periódica, porém não é o que acontece na realidade. Quando a idade aumenta, a tendência é o dono do carro postergar a revisão e os reparos necessários.

E quanto mais velho o veículo é maior a necessidade de manutenção, devido ao desgaste natural das peças e com o uso, mas o brasileiro deixa tudo para última hora.

Segundo relatório publicado pela Polícia Federal de janeiro a abril deste ano ocorreram mais de 19 mil ocorrências, sendo que, entre as causas, defeitos em veículos ficam atrás de ingestão de álcool com apenas dois pontos percentuais de diferença.

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Os acidentes de trânsito no Brasil provocam mais de 45 mil mortes ao ano, sendo que defeitos nos veículos são uma das principais causas. A falta de manutenção associada ao envelhecimento da frota circulante pode agravar a situação.

Possibilidades de reversão desse fenômeno dependem do aumento da taxa de crescimento das vendas de novos veículos e da taxa de sucateamento da frota existente e/ou de políticas públicas que exijam a retirada de circulação de veículos muito antigos, ou seja, um programa de renovação da frota.

Além da questão de segurança, outro problema é qualidade do ar que fica prejudicada por causa da emissão de dióxido de carbono acima do limite devido à falta de manutenção.

Levantamento da OMS (Organização Mundial de Saúde) indica que, no Brasil, a poluição do ar em ambientes externos provoca a morte de mais de 50 mil pessoas por ano. Outro dado do Ministério da Saúde revela que as mortes em decorrência da poluição atmosférica aumentaram 14% em dez anos.

No Brasil precisamos de algum tratamento para os veículos que viram sucata. Quem nunca viu um filme americano com aquelas filas de carros todos organizado por origem, tipo e materiais para reciclagem?

A inspeção veicular também surge como alternativa para a melhora dos veículos e manutenção do estado utilizável do mesmo. O que não pode é a continuidade da insegurança por falta de manutenção, que gera defeitos e no final todos dizem que foi um acidente. Com certeza, um acidente evitável que pode matar você ou pessoas que estão corretas e serão vítimas da falta de comprometimento dos outros.

Mecânica Online

Todo mundo na rua – O roubo e furto de veículos cresceram 21,74% em julho na comparação com abril de 2020. Os dados são do Grupo Tracker, Os estados que apresentaram as maiores altas foram São Paulo (33,2%), Santa Catarina (16,67%), Minas Gerais (11,11%) e Rio de Janeiro (5,26%).

Películas – Você sabe o que avaliar ao escolher a próxima película para o vidro do seu carro? Muitos levam em consideração apenas o nível de escurecimento do vidro, se garante a privacidade desejada e se está em conformidade com o permitido por lei. Mas, os benefícios deste tipo de produto vão muito além disso. As películas de vidro têm relação direta com a segurança e a saúde do motorista, principalmente no que se refere à proteção solar.

Combustível – Com a chegada da nova gasolina no mercado brasileiro, a Octapro, gasolina premium da Ipiranga, reforça seu papel de eficiência para os donos de veículos de alta performance. Com a nova metodologia de medição em RON (Research Octane Number), o produto atinge a marca de 103 octanas. Quanto maior o indicador, melhor o motor opera em sua potência de projeto.

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