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Jaguar XE: tecnologias inspiradas e provadas na indústria aeroespacial

A Jaguar tem mais experiência na construção de estruturas em alumínio do que qualquer outra fabricante de veículos, permitindo o desenvolvimento da revolucionária estrutura de carroceria do novo XE. Ele é o único carro de sua categoria que tem intenso uso de alumínio em seu monobloco, com mais de 75% de utilização.

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Seguindo o desenvolvimento em alumínio do XJ em 2003, do XK, do XJ atual e do F-TYPE, a experiência da Jaguar está incorporada ao novo monobloco com extenso uso de alumínio do XE, que é o mais rígido sedã que a Jaguar já produziu. Nenhum outro sedã médio de sua categoria contém uma estrutura do gênero.

O Jaguar XE é o primeiro modelo que utiliza a nova arquitetura modular da Jaguar. Essa avançada estrutura, que será utilizada em diversos futuros modelos de segmentos distintos da marca, foi projetada para utilizar a mais inteligente mistura de materiais, incluindo alumínio, metal de alta resistência e magnésio, provendo uma excepcional flexibilidade de manufatura.

Para o XE satisfazer os níveis requeridos de dirigibilidade, rodagem, economia de combustível e segurança, foi necessário um monobloco com intensivo uso de alumínio. Ligas de alta resitência, como alumínio AC300 e AC600, são utilizados nos pilares A e nas estruturas dianteiras e traseiras. Os pilares B são em alumínio reforçado com aço resistente. Tudo isso torna o compartimento para os passageiros extremamente rígido, dando muita segurança em caso de colisão.

O novo Jaguar XE foi projetado para cumprir os mais exigentes testes de colisão ao redor do mundo, incluindo os testes americanos e da Euro NCAP.

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A proteção para pedestres alcança novos níveis também: as propriedades de absorção de energia do capô de alumínio são melhoradas com o sistema de dobradiças destacáveis, que criam ainda mais espaço entre as estruturas, o que favorece a absorção de impactos.

Alumínio reciclado: o primeiro no mundo – Sustentabilidade é outra grande parte da história da Jaguar Land Rover. O novo Jaguar XE é o primeiro carro no mundo que utiliza uma liga de alumínio altamente resistente chamada RC 5754, predominantemente produzida com materiais recicláveis.

Tecnologias inspiradas e provadas na industria aeroespacial – Em 2003, trocar pontos de solda por uma combinação de rebites autoperfurantes e adesivos estruturais, uma técnica utilizada em produção de aeronaves, representou mais um grande passo adainte na produção de estruturas de carroceria na Jaguar. Essas técnicas otimizaram uma combinação de força, rigidez e durabilidade. Outra vantagem, extremamente difícil de realizar com processos de soldagem, é a compatibilidade com materiais diferentes.

“A carroceria do Jaguar XE utiliza mais de 75% de alumínio, o que é muito mais do que qualquer outro carro em sua categoria. Isso nos entrega uma carroceria sem paralelos, com baixo peso, porém extremamente rígida com níveis de torção baixos e segurança exemplar, sem comprometer o design e o refinamento do veículo”, disse  Dr. Mark White, Chefe Especialista Técnico da Jaguar.

Suspensão – Os sedãs da Jaguar sempre foram conhecidos com base na combinação de conforto e sublime condução, com incrível dinâmica e esportividade. O novo XE leva essa combinação a um novo nível, graças aos sistemas de suspensão Double Wishbone na dianteira e Integral Link na traseira, além de ser o primeiro Jaguar da história a utilizar o sistema de direção elétrica assistida (EPAS). Tudo isso tendo como principal objetivo oferecer o melhor carro no quesito prazer de condução e esportividade no seu segmento.

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 Ágil, sutil e sensível a respostas – O XE tem o mais sofisticado chassi comparado com qualquer veículo de sua categoria, estabelecendo novos parâmetros para pilotagem e dirigibilidade. Essa rígida e leve estrutura é o ponto de partida perfeito para o desenvolvimento do modelo. Onde a maioria dos competidores utilizam uma simples suspensão MacPherson na dianteira, o time de dinâmica da Jaguar insistiu em uma configuração Double Wishbone para uma dirigibilidade superior. Os amortecedores foram meticulosamente ajustados para entregar uma sublime qualidade à dirigibilidade na qual os carros da Jaguar são famosos. Sendo assim, o XE carrega a suspensão dianteira com mesmo design de um F-TYPE e mesmo nível de performance de um XFR.

Integral Link: a mais sofisticada suspensão traseira do segmento – A Jaguar cogitou utilizar suspensões Multilink convencionais que são padrão para a categoria, mas elas não conseguiriam entregar os atributos dinâmicos exigidos no novo XE.

A solução foi a utilização do sistema Integral Link, normalmente encontrado em carros maiores e mais caros, como forma de entregar uma performance incrível. Apenas a Integral Link entrega a combinação de rigidez lateral e longitudinal necessária para uma precisa, dinâmica e ao mesmo tempo confortável condução. Essa suspensão é, em grande parte, construída em alumínio, o que ajuda a manter a leveza.

O Jaguar XE é o único veículo capaz de oferecer uma solução completa para os sistemas de suspensão para este segmento, trazendo performance de veículos esportivos maiores e mais completos. Por este e outros vários motivos, ele é o sedã médio mais conectado e dinâmico do mercado.

Direção elétrica assistida (EPAS) redefinida – Peso, sensação esportiva e respostas rápidas ao volante são elementos fundamentais do DNA da Jaguar. A direção hidráulica vem sendo utilizada por entregar uma assistência mais natural e intuitiva. A Direção Elétrica oferece maior potencial de respostas ágeis aos comandos e uma maior eficiência de energia, porém os engenheiros da Jaguar não consideravam, até então, a tecnologia madura o suficiente para equipar um modelo da marca. Até então…

O XE é o primeiro Jaguar a utilizar essa tecnologia, entregando uma resposta imediata e uma sensação de conexão com o carro como o que pode ser esperado de um esportivo da Jaguar. A direção elétrica do XE, inclusive diminui os índices de emissões de CO2 em 3%.

Freios de alta performance – A dinâmica de direção do novo XE é compatível com seu sistema de freios. Pinças de baixo peso e grandes discos são usados na dianteira, entre 325mm e 350mm, e na traseira, 325mm.

Os discos ventilados na dianteira se beneficiam de um resfriamento eficiente, graças a dutos instalados entre o sistema de suspensão, que canalizam o ar até os freios. O mais recente sistema de controle eletrônico de freios é mais leve, menor e mais potente em comparação com seu antecessor, o que permite melhor segurança, estabilidade e dinâmica.

Sistema de Vetorização de Torque – Uma das mais impressionantes funções do novo Jaguar XE é o Sistema de Vetorização de Torque, tecnologia de ponta que se provou muito eficiente no F-TYPE Coupé e agora é oferecida de série o novo XE.

Esta tecnologia reduz a possibilidade do carro sair de frente nas curvas, freando de forma suave e individual as rodas de dentro trazendo a dianteira de volta para o trajeto adequado. A interferência é muito sútil, mas suficiente para que o condutor se beneficie de uma dirigibilidade  mais segura e estável.

Ganhando tração: All Surface Progress Control – Estreando mundialmente no novo Jaguar XE, o All Surface Progress Control (ASPC) é um sistema de gerenciamento de tração, semelhante a um controle de cruzeiro de baixa velocidade, que dá ao XE uma capacidade de manter a aderência em qualquer situação, algo impressionante para carros de tração traseira neste segmento.

O sistema funciona entre 3,6 km/h e 30 km/h e é ativado pelos botões de controle de cruzeiro no volante. Deixando registrado uma velocidade escolhida, o motorista se concentra no volante e o carro cuida do restante, garantindo um suave progresso sem derrapagem e sem a necessidade de o condutor tocar os pedais.

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