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Serviços conectados garantem eficiência aos sistemas de transporte urbano

Veículos conectados, que geram informações em tempo real, facilitam o dia a dia do operador de transporte, dos passageiros e ainda oferecem mais eficiência aos sistemas de transporte urbano.

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Os testes com o ônibus elétrico híbrido em Curitiba incluem também a demonstração de como os serviços conectados poder ser usados pelos gestores de trânsito para melhorar a mobilidade nas cidades.

Os três veículos avaliados durante o período de demonstração (o elétrico híbrido, um híbrido, e um movido a diesel) foram equipados com o sistema de gestão de tráfego e o sistema de gerenciamento de frotas da Volvo.

“Com esses dois sistemas aliados, conseguimos obter dados que permitem avaliar tanto a performance de cada um dos veículos e motoristas, como também de toda a operação, acompanhando desde o estilo de condução dos motoristas até a efetividade da frequência, linhas e jornadas dos veículos. Com isso, é possível comparar o planejado e o realizado, e orientar os motoristas para que dirijam extraindo do veículo todos os benefícios da tecnologia”, explica Vinicius Gaensly, responsável pela área de serviços conectados da Volvo Bus Latin America.

A partir dos dados gerados pelo sistema de gerenciamento de frotas instalado nos veículos avaliados é possível obter informações como consumo de combustível, emissão de poluentes, distância percorrida no modo 100% elétrico e aproveitamento das frenagens para recarga da bateria do motor elétrico.

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Além de dados de quantidade de passageiros e de segurança como frenagens, curvas e acelerações bruscas.

Integrada ao sistema de gerenciamento de frotas, o elétrico híbrido esta demonstrando ainda uma nova funcionalidade: o gerenciamento por regiões.

Esta função permitiu definir que, nas áreas de zona calma de Curitiba, o ônibus não ultrapasse a velocidade permitida de 40 km/h e circule exclusivamente no modo 100% elétrico. Nestas áreas, mesmo que o motorista acelere, o veículo não ultrapassa a velocidade definida.

Gerenciamento de frota- O sistema de Gerenciamento de Frota da Volvo é uma ferramenta que auxilia os operadores de transporte no acompanhamento da operação.

Os dados gerados pelo sistema oferecem ao transportador uma visão completa da operação, por veículo e por motorista, o que permite adotar uma série de ações que contribuem para garantir maior eficiência à operação e redução dos custos operacionais.

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É possível acessar dados como consumo de combustível, emissão de poluentes, horas rodadas, velocidade média, percentual de operação em faixa econômica, em marcha lenta e número de ativações do freio, por veículo e por motorista.

Além disso, é possível acompanhar a posição do ônibus em tempo real, identificando atrasos, paradas não planejadas e desvios de rotas.

Essas informações permitem, por exemplo, investir no treinamento dos motoristas com base em informações concretas, para que melhorem a performance na condução do veículo.

ITS4Mobility – Gestão de tráfego – O ITS4Mobility é uma ferramenta que auxilia operadores de transporte a aumentar a eficiência do transporte urbano e melhorar a mobilidade das cidades.

Um de seus diferenciais é que oferece informações tanto para o operador de transporte quanto para os passageiros.

O sistema acompanha a circulação da frota em tempo real, indicando se os ônibus estão circulando de acordo com o planejado, com a frequência adequada, cumprindo os horários planejados e mantendo a rota previamente definida.

São informações que apontam ao gestor possíveis desvios, ajudam a identificar pontos críticos da operação e permitem o replanejamento da operação de forma embasada, garantindo a precisão das informações oferecidas aos passageiros.

A partir de um avançado dispositivo eletrônico instalado nos ônibus, os operadores de transporte têm acesso a dados como tempo de percurso, pontualidade dos veículos, quantidade de ônibus nos trajetos e velocidade média por linha e viagem em tempo real.

Para os passageiros, a vantagem é o acesso, também em tempo real, aos horários de chegada dos ônibus nos pontos de parada de cada uma das linhas.

As informações podem ser acessadas pela internet, em aplicativos para smartphones, em totens nos terminais ou em pontos estratégicos, e por contato telefônico via call center.

Desta forma, o usuário do transporte público pode planejar melhor o seu tempo de deslocamento, evitando atrasos e longos períodos de esperas.

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