sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Cummins Turbo Technologies inaugura nova planta de produção Heavy Duty

A fábrica da Cummins Turbo Technologies (CTT), localizada em Guarulhos (SP), ganha mais uma linha de produção, agora dedicada aos turbocompressores Heavy Duty para motores Diesel.

- Publicidade -

Com capacidade atual de 44 mil unidades por ano e investimento na ordem de US$ 600 mil, a linha Heavy Duty da fabricante de turbos Holset chega para completar a gama Light Duty e Mid Range, ampliando a capacidade produtiva da CTT em 50%.

“Nosso objetivo é aumentar as oportunidades para o segmento dos pesados, oferecendo produtos com a qualidade Holset já reconhecida no mercado brasileiro, redução de custos para novos e atuais clientes, além de localização. Nossa missão é proporcionar e desenvolver cada vez mais soluções que contribuam com o sucesso de nossos clientes”, diz Ellen Costa, líder de vendas de aftermarket da Cummins Turbo Technologies para América Latina.

A nova linha segue o modelo de produção que a companhia busca globalmente, com tecnologias que integram o conceito da Indústria 4.0, ou seja, automação com ‘zero defeito’ para atender às exigências dos clientes, diferenciar e destacar a empresa nos segmentos onde atua, ou seja, automotivo, mineração, construção, agrícola, entre outros.

“Trata-se de uma linha modular que permite operar com flexibilidade os diversos estágios da montagem”, diz Pedro Pellegrini, gerente de manufatura da Cummins Turbo Technologies. A concepção do projeto contou com um trabalho integrado da engenharia de manufatura global com expertise em design de produção.

- Publicidade -

Entre as tecnologias que suportam o novo processo de manufatura da gama Holset Heavy Duty, estão o braço robótico no sistema de medição de ângulo para garantir a montagem perfeita das peças que integram o turbocompressor no motor e os sensores de alimentação e coletas de peças que asseguram o uso os componentes corretos e dedicados para a construção da peça.

Amigável, a nova linha da CTT traz imagens em 3D não só do produto, como também do processo de montagem, com exemplificações para auxiliar o trabalho do colaborador.

“São diversos os controles de prevenção e de detecção, tais como câmeras, leitor QR Code em todos os processos, além de um banco de dados armazenados em um servidor virtual com gerenciamento da linha que permite qualquer integrante do time da CTT acessar o sistema de produção e logística, com a vantagem do trabalho integrado”, diz Diego Henrique Pedroza, engenheiro de Manufatura da CTT. Vale acrescentar que, além de ergonômica, para atender aos elevados padrões da fabricante, com proteção dos maquinários e ausência de pontos de prensagem, a nova planta foi projetada com ruídos abaixo de 80 decibéis para o conforto e segurança dos operadores.

Produção – A capacidade de 44 mil turbos por ano da nova instalação Heavy Duty da CTT chega para ampliar em 50% a produção atual da fabricante Holset que atualmente produz a gama Light Duty e Mid Range de turbocompressores; juntas as linhas têm capacidade de 150 mil turbos por ano.

No total, 10 unidades Heavy Duty foram produzidas na nova planta, sendo que a previsão Cummins Turbo Technologies é iniciar a produção oficial a partir do ano que vem.

- Publicidade -

“Neste segundo semestre, nosso foco é desenvolver mais três part numbers para ampliarmos as opções de produtos para o segmento de pesados”, acrescenta a líder.

Os novos turbos nacionais Holset Heavy Duty trazem tecnologia wastegate que atende às especificações dos clientes e ainda proporciona baixo custo operacional.

Cummins Turbo Technologies – Estabelecida em 1987, a planta do Brasil fornece turbos Holset para toda a América do Sul.

A fábrica atende aos mais diversos clientes nos canais OEM e pós-vendas, além de oferecer atendimento por meio dos Distribuidores Cummins e Independentes espalhados por toda a região.

A CTT também está presente nas concessionárias dos principais fabricantes de veículos do país, com foco em aplicações semileves, leves, médias, semipesadas e pesadas.

Atualmente, atende aos mercados de caminhões/ônibus (On-highway), máquinas agrícolas/construção (Off-highway), aplicações industriais, marítimas e geradores e mineração.

A CTT possui mais de 60 anos de experiência na produção de turbocompressores para motores médios, pesados e extrapesados, mais de 14 anos de experiência fabricando turbos de geometria variável (VGT) e há 32 anos produzindo turbos Wastegate para motores leves, sempre por meio da marca Holset.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança