sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Renault revela sistema autônomo capaz de evitar obstáculos com a mesma precisão de pilotos de teste

O Grupo Renault desenvolveu um sistema de condução autônoma capaz de gerenciar cenários desafiadores.
Pela primeira vez, um veículo pôde fazer uma manobra para evitar uma colisão com a mesma taxa de sucesso que pilotos de teste profissionais.
Os pilotos que serviram de inspiração e referência para a equipe do Laboratório de Inovação Aberta da Renault, localizado no Vale do Silício, estão entre os melhores do mundo.

“O Grupo Renault tem o objetivo de estar entre os líderes em inovação por meio de seus produtos, tecnologias e design”, explicou Simon Hougard, Diretor do Laboratório de Inovação Aberta da Renault no Vale do Silício, nos Estados Unidos. “Nosso trabalho com foco em inovação concentra-se principalmente no desenvolvimento de tecnologias avançadas de condução autônoma para garantir a segurança e o conforto de nossos clientes.”

- Publicidade -

O Laboratório de Inovação Aberta da Renault faz parte da rede de laboratórios criada pela Aliança, com o objetivo de melhorar a segurança e as tecnologias avançadas de condução autônoma. Os avanços tecnológicos anunciados hoje:

  • São inspirados em e comparados com pilotos de teste profissionais;
  • Complementam os desenvolvimentos feitos pela Renault em matéria de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e segurança veicular, representando uma etapa importante no uso da condução autônoma para melhorar a segurança dos veículos;
  • Acompanham a ambição do Grupo Renault de se tornar uma das primeiras montadoras de automóveis a oferecer uma tecnologia de condução autônoma de nível 4 do tipo “Mind off” (sem supervisão do condutor) para seus veículos de produção em série, e desenvolver uma frota de veículos autônomos sem motorista.
Este trabalho é baseado em pesquisas publicadas pelo Laboratório de Design Dinâmico da Universidade de Stanford (comandado pelo professor Chris Gerdes, ex-Diretor de Inovação do Departamento de Transportes dos EUA), que trabalha em parceria com o Laboratório de Inovação Aberta da Renault.

Graças a esta inovação, o Grupo Renault pretende lançar mais de 15 modelos com diferentes níveis de capacidade de condução autônoma até 2022, por meio das sinergias da Aliança.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança