sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Células solares no teto do carro reduzem a emissão de CO₂ na atmosfera

Entrar no carro depois de horas que o veículo está estacionado no sol em um dia quente é praticamente insuportável. Mas será que existe uma maneira de evitar o calor excessivo dentro do veículo? Sim.

- Publicidade -

A Webasto, líder mundial na produção de tetos solares, panorâmicos e conversíveis, desenvolve sistemas que possuem células solares integradas no vidro do teto, que convertem a energia da radiação solar em energia elétrica.

Isso permite o acionamento automático do sistema de ventilação elétrica enquanto o veículo está parado, diminuindo o calor extremo e refrescando o interior do carro em até 20°C.

Por exemplo, se a temperatura interna for de 50°C, pode chegar a 30°C com este sistema.

Os benefícios vão além. Um interior não tão quente evita que os motoristas liguem o ar-condicionado no nível máximo para resfriar o ambiente assim que entram no veículo, reduzindo consideravelmente o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO₂.

- Publicidade -

Essa redução na emissão de CO₂ na atmosfera é um dos principais desafios dos desafios da indústria automotiva e um dos mais importantes do mundo. Capturar energia solar por meio de células solares integradas no teto é uma saída.

Pioneira em tetos com aplicação de módulo solar, a Webasto desenvolve projetos para aumentar a eficácia das células solares e gerar mais energia, que é suficiente para carregar a bateria do veículo.

Isso alivia o alternador – responsável por produzir a energia necessária para os equipamentos elétricos do carro como, por exemplo, dar a partida.

Dessa forma, em veículos equipados com células solares no teto com capacidade para carregar baterias, o motor de combustão interna pode, em média, reduzir a emissão de CO₂ em até 2,3 g/km, dependendo do combustível.

Soluções inteligentes como esta são uma das metas da Webasto para a indústria automotiva.

- Publicidade -

A empresa continua investindo em alta tecnologia combinada com uma busca contínua para mitigar impactos ao meio ambiente.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança