sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Jaguar Land Rover testa carros inteligentes em rodovias conectadas

A Jaguar Land Rover está testando carros inteligentes e conectados em estradas do Reino Unido para se preparar para carros autônomos.

- Publicidade -

Os testes em vias públicas fazem parte de um projeto de 7,1 milhões de libras destinado a criar a primeira infraestrutura para carros autônomos totalmente conectada do Reino Unido.

Mais de 60km de estradas britânicas se beneficiarão de uma combinação mundial de tecnologias sem fio (DSRC, redes móveis 3 / 4G, WiFi e redes de fibra ótica), garantindo que os veículos sempre possam ser conectados uns aos outros.

Conectar carros entre si e em seus arredores é um passo vital para a implantação segura e em grande escala de carros autônomos.

A tecnologia de conexão mais recente complementa outros sensores e amplia a capacidade de um veículo para “ver” mais longe e “falar” com outros veículos, com a infraestrutura, com os pedestres e com a rede.

- Publicidade -

Por exemplo, ao advertir que um carro muito à frente freiou, a tecnologia permite que o motorista seguinte evite um acidente em potencial.

O sistema funcionará tanto na direção manual quanto autônoma e, portanto, melhorará muito a segurança no trânsito em todos os níveis de autonomia.

Colin Lee, gerente de conectividade da Jaguar Land Rover, disse: “Para aproveitar todos os benefícios dos carros autônomos, precisamos entender a infraestrutura necessária para apoiá-los. A conectividade não só nos leva um pouco mais perto de tornar os carros autônomos uma realidade, mas também cria a plataforma para trazer recursos de segurança mais conectados aos nossos clientes nos próximos anos. Estamos trabalhando com alguns especialistas globais fantásticos da indústria e da academia e estamos ansiosos para levar o projeto para a próxima fase de testes”.

A Jaguar Land Rover testará uma série de recursos inteligentes conectados como, por exemplo, aviso de emergência de luz de freio eletrônico, aviso de emergência  e sinalização no veículo para aviso de obras e aviso de condição de tráfego.

O UK CITE é apenas um dos projetos conectados e autônomos que está ajudando a Jaguar Land Rover a oferecer aos clientes uma maior variedade de recursos, mantendo uma experiência de condução agradável e segura.

- Publicidade -

Esse projeto faz parte da visão da empresa de alavancar a conectividade para viabilizar o carro autônomo na mais ampla gama de condições de direção real e on-road.

O UK CITE (Connected Intelligent Transport Environment) é um projeto com objetivo de criar um ambiente avançado para testar veículos conectados e autônomos.

Trata-se de equipar mais de 60 quilômetros de estradas urbanas, rodovias e auto-estradas com combinações de três tecnologias que conectam os carros ente si, além do teste de uma quarta, conhecida como LTE-V.

O projeto estabelecerá como essas tecnologias podem melhorar as jornadas, reduzir o congestionamento de tráfego e oferecer serviços de entretenimento e segurança por meio de melhor conectividade.

Com duração aproximada de 30 meses, o projeto é composto por um grupo de empresas como Visteon Engineering Services Ltda., Jaguar Land Rover, Prefeitura de Coventry, Universidade de Coventry, Highways England Company Ltda., HORIBA MIRA, Huawei UK Co Ltda., Siemens, Vodafone Group Services Ltda., Transport for West Midlands e Universidade de Warwick.

A Innovate UK é a agência de inovação do Reino Unido, focada em impulsionar a inovação disruptiva em toda a economia do Reino Unido, financiando e conectando empresas pioneiras para que elas possam criar os produtos, processos e indústrias do futuro.

Sua missão é aumentar a produtividade, aumentar as exportações e ajudar a economia do Reino Unido a crescer acima dos outros países.

Para mais informações e para se manter atualizado sobre suas últimas notícias, visite www.gov.uk/innovateuk e o perfil @innovateuk no Twitter, ou, ainda, assine o canal no YouTube www.youtube.com/InnovateUK.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança