A campanha “Adote um Ninho”, que tem como objetivo reforçar a importância da conservação da arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) chega à sua quinta edição.

Promovido pelo Instituto Arara Azul em parceria com a Fundação Toyota do Brasil, o projeto, que leva o mesmo nome, fez com que a população de animais aumentasse significativamente nos últimos 29 anos, passando de 1500 aves, em 1990, para mais de 5000 na região do Pantanal.

A iniciativa consiste no apadrinhamento de ninhos, sendo o monitoramento dos naturais já existentes e a instalação dos artificiais, caixas de madeira adaptadas e fixadas em árvores.

A criação desse vínculo, além de fortalecer o projeto por meio de ações de pesquisa e captação de recursos, auxilia na continuidade de uma ação, que retirou a arara-azul da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.

“O padrinho recebe informações sobre o ninho e sobre o projeto em geral. Se algum filhote nascer durante este período, é possível dar nome a ave, receber fotos e kits exclusivos”, explica Eliza Mense, diretora executiva do Instituto Arara Azul.

Desde 2013, com a construção do Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul com sede em Campo Grande (MS), a Fundação Toyota do Brasil vem estimulando ações de sustentabilidade socioeconômica por meio da gestão administrativa e desenvolvimento de política para captação de recursos, como campanhas e novos projetos.

As outras edições geraram resultados importantes e significativos para a Campanha e para o Projeto.

Desde a edição piloto, em 2014, mais de 57 ninhos foram apadrinhados por empresas e pessoas físicas; também, contou com o apoio de vários famosos como Ziraldo, Michel Teló, Almir Sater e Gabriel Sater, Carlos Saldanha, Chitãozinho e Xororó, Munhoz e Mariano e Luan Santana.

Muitos já renovaram suas adoções e novos padrinhos estão aderindo à Campanha.

Mais detalhes sobre todas as modalidades de contribuição ao trabalho desenvolvido pelo projeto Arara Azul e com apoio da Fundação Toyota do Brasil podem ser obtidos pelo site: http://institutoararaazul.org.br.

Na área “Como Ajudar” é possível fazer pequenas doações e, assim, receber produtos com a temática do projeto.

Para adotar um ninho, envie um e-mail para diretoriaexecutiva@institutoararaazul.org.br solicitando mais informações.

Você receberá uma resposta com informativo, valores, forma de pagamento e um contrato para formalizar a iniciativa.