sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Dirigimos o primeiro caminhão GNV do Brasil

Parceiras desde os anos 1990 na realização de testes, Scania e Citrosuco voltam a revolucionar o mercado ao anunciar a primeira demonstração com um caminhão que pode ser abastecido com GNV (gás natural veicular) ou biometano.

- Publicidade -

O modelo, um pesado de 410 cavalos de potência, já será da Nova Geração da marca, que só estreará a partir de fevereiro em solo brasileiro. O teste começará na primeira quinzena de dezembro, e o período de análises levará um ano.

A rota escolhida será Matão-Santos, em São Paulo, para levar suco de laranja para a exportação destinada a mais de 100 países.

- Publicidade -

A iniciativa faz parte do compromisso assumido publicamente pela Scania em apoiar seus clientes com soluções que contribuam para um setor de transporte mais sustentável em termos econômicos, ambientais e sociais.

A tecnologia do motor Scania, inédita na América Latina, também permite rodar com a mistura de ambos os combustíveis.

“O caminhão movido a GNV/Biometano é mais uma exclusividade apresentada pela Scania no Brasil. Trata-se uma opção viável ao diesel, que pode ser implementada em curto prazo e possibilita uma significante redução de custos com combustível”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

- Publicidade -

“Ao fazermos mais uma vez história, com a primeira demonstração de um caminhão com esta tecnologia no Brasil, queremos mostrar uma das alternativas que, de fato, é economicamente possível para o país e reduz os impactos no meio ambiente. A parceria com uma empresa do tamanho da Citrosuco só aumenta nossa resposta ao cliente que busca um setor de transporte mais sustentável “aqui e agora”.”

“A Citrosuco tem grande interesse pela inovação. Apoiamos ações que possam gerar um ganho ambiental, em primeiro lugar, e financeiro num segundo plano de importância. Vemos esta demonstração com chances reais de unir os dois temas”, diz Marcos Camillo, supervisor de Transporte e Designação da Citrosuco.

“Serão cerca de 300 mil km rodados num ano. Estamos falando de um número consistente, numa rota interessante topograficamente, que permitirá ao veículo enfrentar a desafiadora Serra de Santos. Em termos de engenharia será um marco para o Brasil e estamos felizes de sermos os primeiros”, conta Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil.

“Já temos quatro anos de demonstrações com o primeiro ônibus com esta tecnologia rodando aqui. Na comparação com o diesel, ele emite 85% a menos de CO2 com biometano e 70% com GNV. Temos certeza que teremos números muito expressivos nos caminhões também”, revela Mendonça.

No primeiro momento, a prioridade será rodar abastecido com GNV. A parceira no abastecimento será a Gás Brasiliano.

Mas, a ideia é também testar com biometano.

Quem vai operar o primeiro caminhão movido a GNV/Biometano do Brasil será a Transportadora Morada do Sol, prestadora de serviços da Citrosuco.

A demonstração será importante para a Scania acompanhar o desempenho completo do veículo por meio dos Serviços Conectados. Um módulo instalado no caminhão enviará todas as informações das viagens, em um acompanhamento detalhado da operação e individualmente por motorista.

A Citrosuco poderá analisar itens como consumo de combustível e freadas bruscas, além de vislumbrar possibilidades de aperfeiçoamento do uso das tecnologias embarcadas, bem como da condução mais eficiente e segura, e de controlar o desgaste desnecessário dos pneus, que são itens cruciais na ponta do lápis na hora do transportador fazer a gestão do seu negócio.

A manutenção será muito mais eficaz para evitar acidentes e economizar gastos. Além disso, o novíssimo Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis garantirá mais disponibilidade e eficiência para a Citrosuco.

Confiante no desempenho de sua Nova Geração e na continuidade do aquecimento da economia nacional, a Scania acredita que em 2019 o mercado de caminhões em que atua, acima de 16 t (semipesados e pesados), deverá crescer entre 10% e 20% na comparação com 2018.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança