Para ajudar o cliente a obter o máximo da disponibilidade de sua frota, a Scania aproveita o lançamento da Nova Geração de Caminhões para apresentar o PMS Fleet Care. O novo serviço funciona por meio de um gestor coordenado pela rede de concessionárias da marca.

“O lançamento do PMS Fleet Care comprova o quanto estamos investindo em Serviços. Mas, é também uma prova de que pensamos na gestão completa do nosso cliente. Adicionamos mais uma etapa da nossa jornada rumo a um sistema de transporte mais sustentável”, afirma Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

“Os Serviços Conectados são a base de tudo. Para garantir e mensurar a disponibilidade numa frota é necessário o uso de ferramentas inteligentes. O Fleet é o novo aliado do cliente.”

O Scania Fleet Care tem cinco pilares principais que o tornam o serviço mais completo da Scania.

O primeiro é o Gestor de Frota. Uma das principais preocupações da Scania é o tempo e os recursos que os clientes normalmente precisam gastar em atividades não essenciais ou de suporte. Por isso, a fabricante vai dedicar o talento da equipe da rede para apoiar o transportador. Para cada cliente será designado um Gestor de Frota Scania dedicado para cuidar de seus veículos.

O segundo pilar é o Planejamento de Serviços. O gestor de frota vai garantir que o cronograma de manutenção e a utilização dos veículos sejam adaptados para atender o cliente da melhor maneira possível. Ele vai saber tudo o que a frota precisa, especialmente das manutenções preventivas e corretivas.

Dessa forma, o transportador não vai precisar investir mais recursos para alguém fazer o planejamento de consertos. Este trabalho será auxiliado pelo gestor, que também vai monitorar os desvios, defeitos e a integridade dos veículos para rápida tomada de decisão e, evitar assim, problemas antes que ocorram panes.

Vale lembrar que o PMS Fleet Care cobre todos os custos de manutenções preventivas e corretivas.

Todo esse suporte é possível com a utilização da ferramenta Scania Fleet Monitoring, que dispõe de todas as informação sobre a frota do cliente. Além disso, o sistema também permite a melhoria do desempenho dos produtos.

Ao cuidar continuamente de cada veículo, o gestor Scania pode medir e analisar sua utilização, além de mapear todo o fluxo operacional e possíveis gargalos. Ele pode identificar quanto cada veículo trabalha, qual a disponibilidade e quanto tempo foi gasto na oficina. Uma análise que vai permitir a detecção de áreas de melhoria.

O terceiro ponto focal são os veículos conectados e com os Programas de Manutenção Scania (PMS). Com o uso do Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, lançado em 2017, a manutenção é customizada de acordo com a operação de cada veículo.

Essa vantagem representa paradas otimizadas e para o serviço correto. O plano flexível reduz em até 16% os custos de manutenção e aumenta em 20% a disponibilidade do veículo.

Fabricante avança mais um degrau no amplo atendimento ao cliente; missão do lançamento é auxiliar o processo de gestão para aumentar a disponibilidade

Outro quesito fundamental são os motoristas. Parte da solução Scania também inclui a análise da influência deles na disponibilidade operacional. O sistema de gestão detecta qual estilo de direção pode afetar diretamente este ponto.

Assim o gestor de frota em conjunto com a concessionária Scania consegue oferecer o treinamento e o acompanhamento adequado ao motorista. Condutor bem treinado aumenta a disponibilidade do veículo e reduz em até 10% o consumo de combustível. Ou seja, dessa forma o Driver Services, tendo essa visão da economia do consumo de combustível, complementa o processo e contribui para os bons resultados do negócio.

O quinto pilar é o relacionamento com as oficinas da rede Scania. O gestor de frota será a conexão entre o cliente e todas as oficinas da rede da marca no Brasil e também com as eventuais estruturas Scania dentro das instalações dos transportadores, os pontos de atendimentos chamados de Serviços Dedicados, para efetuar atividades desde o agendamento e o planejamento dos recursos das oficinas garantindo que o veículo fique o mínimo tempo parado. Essa gestão compartilhada permite até 75% de redução de tempo de permanência de oficina.

O Scania Fleet Care ainda conta com um opcional que pode fazer a diferença na hora de olhar o retorno de investimento dos ativos da empresa. “Como confiamos muito em nossos serviços, podemos garantir que o cliente obtenha a capacidade de que precisa. É o que chamamos de garantia de disponibilidade”, salienta Souza. “O cliente poderá comprar um nível garantido de disponibilidade durante um período necessário, por exemplo, 100% de disponibilidade entre 7h e 16h, de segunda a sexta-feira. E, assim, vamos evoluindo o mercado”.

Com a garantia de disponibilidade, a rede Scania poderá customizar a oferta do Fleet Care definindo com o cliente um patamar de disponibilidade do veículo para sua operação. “A Scania vai monitorar continuamente a operação e vai trabalhar proativamente por meio do gestor de frota e os avançados softwares desenvolvidos para garantir o acordado com o cliente”, revela Souza. Existe uma cláusula no contrato que prevê uma compensação caso não se atinja o objetivo. “Confiamos nas ferramentas que estamos lançando, e em nosso caminhão”, conclui o diretor de Serviços.

ESPECIAL | Nova Geração de Caminhões Scania