sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

PROTESTE testa cadeirinhas para crianças e constata falta de regulamentação

A PROTESTE, associação de consumidores, mais uma vez se uniu ao Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e Caribe, o Latin NCAP, para realizar o teste dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI), conhecidos popularmente como cadeirinhas de carro para crianças.

- Publicidade -

Nos resultados deste ano, foram encontrados bons produtos, que conseguem associar preços reduzidos a desempenhos iguais ou até melhores que os de seus concorrentes.

No entanto, a maioria ainda falha na proteção infantil, propósito fundamental desse tipo de produto.

Para a realização do teste, foi colocado um boneco, simulando altura e peso de crianças de acordo com cada grupo de cadeiras, em um veículo Volkswagen Golf, sobre um trilho.

Em seguida, o veículo foi submetido a colisões, simulando acidentes reais.

- Publicidade -

As cadeiras multigrupo, ou seja, entre 9 kg e 36 kg, obtiveram o pior resultado.

De forma geral, elas sobrecarregam bastante o pescoço dos bonecos e, ainda, os deslocam para frente durante colisões, aumentando o risco de eles baterem no banco da frente.

A performance dos produtos foi desastrosa e extremamente preocupante no teste de impacto frontal, a 64 km/h, demonstrando que numa situação real que apresentasse as mesmas condições a cadeira não protegeria a criança de lesões graves na região da cabeça, pescoço, face e coluna

O modelo da marca Kiddo Max Plus teve o cinto de segurança rompido na configuração bebê-conforto, e a parte do colo do cinto afundou no abdômen do boneco preso ao cinto de segurança do carro, voltado para o banco do motorista.

Conhecido como efeito submarino, este fenômeno é capaz de causar ferimentos potencialmente graves.

- Publicidade -

Já o modelo Maxi Cosi Milofix obteve um bom resultado, apesar de provocar esforços ao pescoço do passageiro mirim durante o choque.

Este, aliás, possui uma aprovação semi-universal e se adapta aos diversos tipos de fixação e ancoragem.

Desta forma, ele só pode ser usado em carros citados na lista de veículos que vêm com o produto.

O ponto negativo é que essa verificação mostra que se trata, em grande parte, de automóveis europeus, não disponíveis no Brasil.

Essa falta de clareza obriga o consumidor a ter de contatar o fabricante.

Ainda no que se refere à colisão frontal, a feliz constatação é de que as cadeirinhas do grupo 0+, até 13 kg alcançaram bons resultados.

Isso mostra que artigos voltados para grupos específicos tendem a oferecer mais proteção do que as cadeirinhas evolutivas, que poderiam ser utilizadas de recém-nascido aos 36 kg.

Outra falha séria – e o ponto recorrente mais fraco desses dispositivos –, é a falta de segurança no impacto lateral, devido às asas laterais não serem suficientemente dimensionadas para preservar a região da cabeça da criança.

Carente de regulamentação, nenhum modelo foi considerado completamente seguro.

MELHOR DO TESTE-Dos bebê-conforto, o modelo Chicco Key Fit, recebeu o título de Melhor do Teste, por apresentar melhores resultados quanto à segurança e facilidade de instalação.

Os modelos Burigotto Touring Evolution 3042 e Lenox Cozycot receberam o título Escolha Certa (melhor custo-benefício).

Já entre as cadeirinhas multigrupo, a Maxi Cosi Milofix foi a Melhor do Teste e a Cosco Auto Envolve foi a Escolha Certa).

Na primeira categoria, dá para poupar R$ 733, em uma comparação entre preços mínimos, optando pela Burigotto sobre a Chicco.

Na multigrupos, a economia chega a R$ 1.231, ao escolher a Cosco em vez de a Maxi Cosi.

A PROTESTE comunicou os resultados ao Inmetro e à ABNT, pedindo medidas para o modelo cujo cinto rompeu e apresentou o problema potencialmente grave do efeito submarino.

Para isso, a associação solicitou uma revisão da norma que regulamenta este tipo de produto para passar a exigir o teste de impacto lateral na obtenção da certificação necessária à sua comercialização.

E também pediu esclarecimentos ao Maxi Cosi, cujas cadeiras Milofix citam mais carros europeus aptos a utilizá-las.

Mas vale lembrar aos consumidores: independentemente da marca escolhida, a criança sempre estará mais protegida em uma cadeira do que sentada no banco do carro, mesmo com cinto de segurança.

Para mais informações entre no site da PROTESTE: www.proteste.org.br

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança