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Ford cria Centro de Manufatura Avançada para desenvolver a fábrica do futuro

A Ford inaugurou um centro de manufatura avançada em Redford, nos Estados Unidos, para desenvolver as tecnologias das fábricas do futuro.

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No local, que parece ter saído de um filme de ficção científica, cerca de 100 especialistas trabalham com equipamentos como máquinas de impressão 3D, óculos de realidade virtual e robôs colaborativos, testando novas formas de produção.

O investimento na instalação foi de US$45 milhões.

“Há mais de 100 anos, a Ford criou a linha de montagem móvel e mudou para sempre a produção dos veículos em massa”, diz Joe Hinrichs, presidente de Operações Globais da Ford.

“Hoje, estamos reinventando a linha de montagem,  testando tecnologias do futuro que até agora só eram imaginadas no cinema para aumentar nossa eficiência e qualidade de produção.”

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Impressão 3D: novos horizontes-A Ford está abrindo caminho para o futuro da impressão 3D na indústria automotiva.

Em 1988, a empresa adquiriu a terceira impressora 3D fabricada no mundo e hoje possui 90 desses equipamentos para a produção de peças e ferramentas.

Os engenheiros do seu Centro de Manufatura Avançada trabalham com 23 máquinas de impressão 3D e dez empresas especializadas nessa tecnologia para desenvolver aplicações com diferentes materiais – desde areia e pó de náilon a carbono.

Apenas uma das aplicações em estudo tem o potencial de gerar uma economia de mais de US$ 2 milhões para a empresa.

Peças impressas em 3D já começam a ser usadas na produção de carros da marca.

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O Shelby Mustang GT500 que será lançado no Salão de Detroit em janeiro traz duas peças do freio impressas em 3D.

A F-150 Raptor fabricada para a China também tem um componente da cabine feito dessa forma.

Com a disseminação da tecnologia, será cada vez mais comum encontrar esse tipo de peças nos carros.

A impressão 3D também é usada para a produção de ferramentas e peças de reposição para a própria linha de montagem, economizando tempo e dinheiro na encomenda de componentes que poderiam demorar semanas para ser fabricados.

Realidade virtual e aumentada-A maioria das pessoas conhece o uso da realidade aumentada em shows e videogames, mas na Ford ela serve para simular e projetar linhas de montagem.

Com essa tecnologia, os especialistas do Centro de Manufatura Avançada da Ford podem melhorar a segurança e o fluxo de trabalho de uma linha de produção muito antes da sua construção.

A realidade virtual e aumentada também permite que os times de manufatura de diversas regiões do mundo trabalhem juntos para ajustar o processo de montagem de um veículo global que será produzido em fábricas de vários países.

Robôs colaborativos-A Ford tem feito grandes avanços no uso de robôs colaborativos – também conhecidos como “cobots” –, com mais de 100 unidades operando em 24 fábricas ao redor do mundo.

Esses robôs são menores e podem trabalhar com segurança ao lado das pessoas, sem a necessidade de gaiolas de proteção.

Na fábrica de transmissões de Livonia (em Michigan, EUA), por exemplo, um cobot é usado em um trabalho de ergonomia tão difícil que os operadores só podem executá-lo durante uma hora por turno.

Os estudos desenvolvidos no Centro de Manufatura Avançada da Ford permitem identificar e resolver possíveis problemas de produção antes que os cobots sejam instalados nas fábricas.

“O uso de robôs colaborativos vem crescendo e acreditamos que eles podem ser muito úteis na produção, apoiando os operadores”, diz Hinrichs.

“Ambos são necessários: as pessoas são melhores em determinadas tarefas e os robôs em outras – principalmente aquelas que são ergonomicamente pesadas para as pessoas.”

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