Hyundai é a concessionária que mais recebeu visitantes por loja em 2018

A Hyundai, Toyota e Honda se mantiveram nos primeiro, segundo e terceiro lugares no ranking de visitantes por loja durante todo o ano de 2018, quando comparadas a outras oito importantes concessionárias do Brasil.

O cálculo leva em conta o número de pontos de venda de cada marca e relaciona com a média de visitantes únicos por loja de cada uma das onze marcas analisadas.

Assim, é possível medir a eficiência dos pontos de venda analisados.

QUADRO 1: Ranking mensal de visitantes por loja. Fonte: In Loco Location Intelligence, 2019.


O cenário muda quando o assunto é o volume total de visitas.

O top 3 das montadoras que mais receberam visitantes em 2018 é formado por GM, que se manteve na liderança por todo o ano, seguida por Fiat e Volkswagen.

A reviravolta ficou por conta de Hyundai e Ford, que inverteram suas posições no ranking durante o último mês do ano: a montadora sul-coreana abandonou a sexta posição e disparou para o quarto lugar, deixando a Ford para trás, que assumiu o sexto lugar – antes, ocupado pela Hyundai.

QUADRO 2: Ranking mensal de visitantes. Fonte: In Loco Location Intelligence, 2019.

Marcas preferidas por gênero-Dos 45 milhões de motoristas habilitados no Brasil, quase 30 milhões são do gênero masculino.

A informação é Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e reflete bem o público que frequenta as concessionárias das principais montadoras do Brasil.

Mas como esse público se distribui nas principais concessionárias do país?

As marcas que acumulam o maior percentual de visitas do público masculino são Toyota, com 64,1%, Nissan, com 63,81%, e Renault, com 63,74%, respectivamente, segundo estudo exclusivo da In Loco Location Intelligence para a Autodata.

A pesquisa leva em consideração o comportamento base de usuários da In Loco, que conta com mais de 60 milhões de dispositivos móveis cadastrados em todo o Brasil, e foi realizada  entre os meses de janeiro e dezembro de 2018.

As marcas que tiveram seus pontos de venda analisados foram: Fiat, Ford, GM, Honda, Hyundai, Jeep, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen.

QUADRO 3: Marcas com mais visitantes do gênero masculino. Fonte: In Loco Location Intelligence, 2019.

Já as concessionárias que mais atraem visitantes do gênero feminino são Volkswagen, 39,53%, GM, 38,93%, e Mitsubishi, 38,58%.

Mas, mesmo nesses pontos de venda, o público é majoritariamente masculino.

QUADRO 4: Marcas com mais visitantes do gênero feminino. Fonte: In Loco Location Intelligence, 2019.

Além da concessionária: os locais mais visitados por homens e mulheres

Além das concessionárias, outros locais diretamente ligados ao universo automobilístico costumam receber mais visitantes do gênero masculino.

QUADRO 5: Preferência de lugares associados à visitas às concessionárias por genêro . Fonte: In Loco Location Intelligence, 2019.

A In Loco Location Intelligence utiliza algoritmos de aprendizagem de máquina baseados em comportamento no mundo físico para inferir o gênero dos donos dos smartphones de sua base de dados.

Assim, é possível prover inteligência sem a necessidade de coletar, acessar ou armazenar informações pessoais dos usuários.