sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

FCA divulga empresas para seu novo ecossistema veicular global conectado

A Fiat Chrysler Automobiles utilizará a HARMAN (Samsung) e tecnologias do Google para criar um novo ecossistema que irá aprimorar a vida conectada dos proprietários de veículos da FCA globalmente. Off-board, o sistema gerenciará prontamente e de forma segura dados internos e adicionais do veículo utilizando uma arquitetura baseada na plataforma na nuvem HARMAN Ignite.

O sistema proporcionará uma experiência aprimorada para o usuário, auxiliando os proprietários a prever a necessidade de manutenção, localizar postos de gasolina, receber alertas de tráfego e anúncios de restaurantes, além de fornecer assistência ao cliente ao pressionar um botão.

Os veículos também podem receber atualização de software por meio do sistema over-the-air (OTA), assegurando benefícios de novos recursos e aplicativos de softwares de última geração.

A plataforma global disponibilizará aos proprietários conexão à rede 4G e suporte para a evolução ao 5G, está homologado para todas as regiões e se integrará com qualquer fornecedor de serviço ao redor do planeta.

O sistema off-board também dispõe do recurso de interação com futuras cidades inteligentes com infraestrutura, além de aparelhos domésticos via plataforma Samsung “Smart Things”. Proprietários de veículos, revendedores, operadores de frotas e prestadores de serviços também se beneficiarão dos recursos fornecidos através da nova conectividade em nuvem.

On-board, o novo sistema será disponibilizado por Android, oferecendo um ambiente de aplicativo forte, comprovado e intuitivo, que fornece novos conteúdos via atualizações OTA, interações mais rápidas e integração wireless uniforme com o aparelho móvel do cliente.

O sistema confiável e seguro oferecerá inovação contínua aos proprietários e disponibilizará atualizações por meio de uma rede integrada de celulares, permitindo novos recursos para iniciativas autônomas de condução, eletrificação e serviços conectados.

Esse ecossistema integrado fornecerá um ambiente técnico ideal para veículos eletrificados da FCA, com aplicativos tais como gestão remota de baterias, navegador smart EV e serviços vehicle-to-grid.

Ele também terá suporte ao Portfólio de Serviços de Mobilidade da FCA, incluindo recursos como opções de pagamento por milha, seguro de veículo com base no uso, aluguel de veículos de curto, médio e longo prazo e soluções de compartilhamento de carros peer-to-peer, como o sistema U-Go, lançado recentemente pela Leasys na Europa.

Os principais componentes do sistema começarão a ser implementados em fases nas regiões globais durante o segundo semestre de 2019. Todos os novos veículos da FCA estarão conectados até 2022.

“Ao selecionar líderes industriais como Samsung e Google, estamos fazendo uma utilização eficiente e responsável do capital para fornecer soluções tecnológicas avançadas aos nossos clientes em todo o mundo. Em colaboração com a HARMAN – Samsung e Google, desenvolvemos um ‘ecossistema’ flexível, fácil de usar e conectado que não apenas implementa a tecnologia atual, mas também está pronto para integrar futuras inovações”, diz Harald Wester, Diretor Técnico da FCA.

“A HARMAN Ignite e a nossa premiada OTA são ingredientes essenciais do futuro dos carros conectados e estamos entusiasmados em fazer parceria com a FCA na construção de seu ecossistema global. Com essas novas tecnologias, a HARMAN e a Samsung oferecem um nível totalmente novo de serviços customizados e personalizados que beneficiam montadoras como a FCA, consumidores e empresas na crescente indústria de compartilhamento de carros de uma maneira jamais vista”, afirma Dinesh Paliwal, CEO da HARMAN.

“A moderna experiência em veículos deve ser projetada para conectividade e conteúdo digital uniformes, além de fornecer uma experiência integrada e familiar para o consumidor em qualquer lugar. Estamos entusiasmados com o fato de que a FCA oferecerá seu sistema de entretenimento informativo com o Android, fornecendo aos seus motoristas um sistema confiável e rico para o desenvolvimento de aplicativos e conteúdo”, comenta Patrick Brady, vice-presidente de Engenharia do Google.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn