Assim que os clientes da Mercedes-Benz começarem a receber os seus Novos Actros, que chegarão ao mercado em 2020, eles terão à mão caminhões inovadores, eficientes e inteligentes que foram exaustivamente testados nas mais severas condições de estradas e vias não pavimentadas do Brasil desde 2015, quando teve início o projeto de desenvolvimento desse extrapesado rodoviário para o mercado brasileiro.
“No total, realizamos mais de 4 milhões de quilômetros em testes com o Novo Actros, o que equivale, por exemplo, a aproximadamente 100 voltas ao redor da Terra. Nossas equipes rodaram 24 horas por dia em diversas regiões, além das pistas do nosso Campo de Provas em Iracemápolis, contando ainda com a parceria de clientes que utilizaram o caminhão em suas operações”, afirma Marcus Kliewer, diretor de Desenvolvimento de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
“A participação desses frotistas sempre foi intensa, com envio de relatórios semanais detalhados sobre o desempenho do caminhão em suas aplicações reais”.
“Ou seja, os clientes podem ter total segurança e confiabilidade, porque o Novo Actros já conhece muito bem a realidade das estradas brasileiras e demonstrou excelente desempenho, eficiência, robustez e resistência nas mais diversas condições de topografia e temperatura nesse país de dimensão continental”, completa o executivo.
Desenvolver para o País um caminhão de alta tecnologia com padrão global e adequado às características específicas do mercado brasileiro foi o grande desafio da área de Desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil, levando em conta o posicionamento da marca como inovadora e pioneira.
A equipe, em conjunto com várias áreas da Empresa, trabalhou com foco em três pilares: nacionalização, em parceria com os fornecedores locais quanto a peças e componentes; conceito, processo de desenvolvimento do veículo para as características do Brasil, onde o grande desafio é rodar com composições de até 74 toneladas em estradas de uso misto; e homologações, atendendo às leis brasileiras e internacionais.
Novo conceito de confiabilidade nos testes traz mais valor aos clientes
“Nesse projeto, inovamos ainda com um novo conceito de confiabilidade nos testes”, ressalta Marcus Kliewer.
“Quanto mais o caminhão roda, mais confiável ele fica e os 4 milhões de quilômetros rodados, exclusivos para testes de confiabilidade, mostram isso, o que traz impacto muito positivo na durabilidade do produto e no custo de manutenção para o cliente”.
O Novo Actros foi submetido também a rigorosos testes estáticos de funcionalidade e durabilidade. Nos Campos de Provas de Iracemápolis (SP) e de Wörth (Alemanha), diversos protótipos foram submetidos a programas de validação de durabilidade desenvolvidos especialmente para o mercado brasileiro.
A base dos programas foi um extenso trabalho de identificação das características das aplicações no Brasil, o que envolveu medições em diversas regiões do País.
A fim de assegurar a resistência e robustez do veículo, diversos componentes e sistemas foram avaliados intensivamente em bancos de provas e no Hydropuls (testes acelerados de durabilidade), mediante minuciosas simulações da realidade do transporte brasileiro.
Os testes internos e de campo do Novo Actros realizados pela Mercedes-Benz avaliaram aspectos funcionais do trem de força, eficiência energética, desempenho, dirigibilidade, emissões e conforto veicular, incluindo a mais nova tecnologia aplicada em caminhões para a interface homem/máquina, além das inovadoras características de segurança ativa: Assistente Ativo de Frenagem (ABA), Assistente de Ponto Cego, Assistente de Fadiga e Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP).
“No caso do Assistente Ativo de Frenagem (ABA), testamos o Novo Actros no Centro-Oeste, a fim de verificar sua funcionalidade e eficiência numa condição de poeira e o sistema respondeu prontamente”, explica Marcus Kliewer.
Soluções atendem a demandas e sugestões de clientes – O compromisso “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve.” orientou o desenvolvimento do Novo Actros para o mercado brasileiro.
A inédita cabina foi concebida para atender demandas e sugestões de clientes, mais adequada às operações no Brasil, que trouxe ainda ganhos na aerodinâmica do caminhão.
Essa cabina, única para toda a nova linha, atende especialmente às expectativas de clientes do setor graneleiro do Centro-Oeste, principal mercado de caminhões extrapesados do Brasil.
A nova cabina, que terá seu lançamento mundial no Brasil, foi desenvolvida e produzida de acordo com os rigorosos padrões de qualidade de normas europeias, já estando homologada para atender diversos países.
O cliente também pediu um caminhão mais leve sem abrir mão da robustez, o que foi atendido com novas soluções e inovações, como a Global TufTrac, exclusiva suspensão traseira metálica desenvolvida no Brasil; o Disconnected Liftable Tandem – DLT, outro lançamento mundial da marca, que suspende e desconecta o eixo traseiro trativo com freio a tambor, economizando pneus, pedágio e combustível em veículos Actros 6×4 quando rodam vazios; e o New Final Drive, nova geração de eixo traseiro, que contribuem para o aumento da capacidade de carga líquida.
ESPECIAL | NOVO ACTROS
Novo Actros é o primeiro caminhão digital do mercado brasileiro
Inéditas tecnologias de segurança ativa são destaques no Novo Actros
Novo Actros reduz em até 12% o consumo de combustível
Entenda como funciona o piloto automático preditivo
Novo Actros rodou 4 milhões de quilômetros em testes no Brasil