Tecnologia aumenta padrão de segurança ativa da Sprinter

A introdução do ABA, do Assistente de Fadiga e do Assistente de Subida em Rampa amplia ainda mais o notável padrão de segurança ativa da Sprinter, que já é destaque no Brasil por tecnologias exclusivas como o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i® e o Assistente de Vento Lateral (Crosswind Assist).

Também compõem o pacote de segurança ativa da Sprinter as Luzes de Circulação Diurna (DRL – Daytime Running Light).

Sprinter recebe o ABA – A Sprinter traz para o Brasil o Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz que identifica objetos estáticos e móveis na via e também pedestres e ciclistas.

À medida em que a Sprinter se aproxima do veículo à frente, o ABA emite sinais de alerta ao motorista (visual e sonoro) para que ele diminua a velocidade a fim de evitar uma eventual colisão.

Se o motorista não reage aos sinais de alerta, o sistema reduz a velocidade do veículo e dá início à frenagem emergencial de maneira autônoma, chegando até à parada total, se necessário.

O ABA reduz os riscos de colisões ou diminui suas consequências, oferecendo assim um alto nível de segurança para o motorista, para a Sprinter, passageiros, carga, outros veículos da via e pedestres. Além de diminuir o risco de acidentes, o sistema aumenta a disponibilidade do veículo, otimizando a operação de transporte.

Assistente de Fadiga reconhece sinais de sonolência – O Assistente de Fadiga (Attention Assist), outra tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz no segmento de veículos comerciais leves no Brasil, é um sistema de segurança capaz de reconhecer sinais típicos de sonolência e perda de atenção, indicando ao motorista, por meio de alertas sonoro e visual, a necessidade de fazer uma pausa.

O sistema pode ser desativado, voltando a se ativar novamente assim que o motorista desliga e liga o motor. Fica ativo aproximadamente a uma velocidade de 50 km/h. O Assistente de Fadiga oferece assim mais conforto e segurança para o motorista, especialmente quando ele percorre longas distâncias ou dirige à noite.

Assistente de Subida em Rampa garante conforto e segurança – Para maior conforto de dirigibilidade, a nova Sprinter passa a contar com o Assistente de Subida em Rampa (HSA – Hill Start Aid).

Essa tecnologia auxilia o condutor nas partidas em aclives. A Sprinter permanece com o sistema de freio acionado por até 3 segundos até que se acelere o veículo.

Isso traz mais segurança para o motorista e para os demais veículos que estão atrás. Outra grande vantagem é a redução no consumo de embreagem e de combustível.

Assistente de Subida em Rampa garante conforto e segurança
Assistente de Subida em Rampa garante conforto e segurança

Pioneiro ESP Adaptativo 9i® é um diferencial da marca já consagrado no mercado brasileiro – Este programa de estabilidade é um dos principais diferenciais tecnológicos da Sprinter, que foi a primeiro veículo comercial leve a trazer essa inovação para o Brasil em 2012.

O ESP reduz significantemente o risco de derrapagem e capotamento, mesmo em situações críticas, além de garantir maior estabilidade do veículo.

Além de suas 9 já conhecidas funções, o ESP ganhou 4 novos sistemas como o MRS (Controle de torque de saída), o TSM (Redução de Oscilação do Trailer), ELC (Mudança de faixa com conforto) e EUC (Controle Aprimorado de Subviragem) que juntamenete com os demais itens do ESP visam reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo.

O programa integra os sistemas ABS (Sistema Antibloqueio de Freios), ASR (Sistema de Controle de Tração), BAS (Servofreio de Emergência), EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem), LAC (Controle de Carga Adaptativo), ROM (Controle de Rolagem), RMI (Interação de Movimento de Rolagem), EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio) e BDW (Limpeza dos Discos de Freio).

Assistente de Vento Lateral ajuda a manter o veículo em sua trajetória – Exclusividade da Mercedes-Benz já conhecida no mercado brasileiro, o Assistente de Vento Lateral (Crosswind Assist) faz o acionamento unilateral dos freios para amenizar o efeito de ventos laterais, fazendo com que o veículo permaneça em sua trajetória sem a intervenção do motorista.

O motorista é informado que o sistema está ativo por meio de uma mensagem no painel. O sistema é ativado a partir de uma velocidade de cerca de 80 km/h, utilizando os sensores do ESP para detectar fortes rajadas de ventos laterais.

As correções da trajetória são realizadas automaticamente pelo sistema, evitando assim que as rajadas de vento possam produzir um deslocamento lateral repentino do veículo. O sistema é ativado por meio de frenagem das rodas do lado que o veículo recebe a rajada de vento, reduzindo significativamente a mudança de trajetória.

Luzes de Circulação Diurna aumentam a segurança na via – Também já disponível na Sprinter, as Luzes de Circulação Diurna (DRL – Daytime Running Light) ligam-se automaticamente assim que o motor entra em funcionamento, desde que o interruptor das luzes esteja na posição de desligado.

Com isso, é mais fácil que a Sprinter seja vista por outros usuários da via durante sua circulação ou viagem, oferecendo mais segurança para o motorista, passageiros, carga e outros veículos da via.

Câmera de ré com visor no display MBUX – Novidade para vans e furgões da nova Linha Sprinter. Disponível para a configuração com display MBUX, a câmera de ré traz mais conforto e praticidade para o motorista nas manobras.

Isso resulta em mais proteção contra pequenas batidas, preservando o veículo, outros carros e objetos.

Um pacote de segurança ainda mais abrangente – A nova Sprinter receberá também diversos outros itens já disponíveis na linha atual, reforçando o alto padrão de segurança do veículo: freios a disco, airbag duplo, sistema SRS (tensionador do cinto de segurança), luzes de freio adaptativas e piloto automático com limitador de velocidade.

Além disso, a nova Sprinter passa a sair de fábrica com alarme na chave, o que resulta em mais segurança para o veículo e a carga.

Conceito monobloco garante a robustez estrutural do veículo – A estrutura da Sprinter foi desenvolvida para a preservação da vida dos ocupantes e isso está presente também na nova linha.

O conceito de absorção de impactos, minuciosamente integrado ao projeto da estrutura monobloco, transfere as forças oriundas de eventuais colisões, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo.

Em caso de acidente, reduz a deformação do habitáculo e aumenta a segurança do motorista, acompanhantes e passageiros. Numa eventual colisão, o motor é deslocado para baixo do veículo, reduzindo os efeitos do impacto contra os passageiros.

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