terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

O melhor motor abaixo de 2.0 litros no Brasil

Quando chegamos próximo do final do ano é comum que o leitor identifique um número maior de premiações automotivas, momento para celebrar os melhores produtos e tecnologias. Não seria diferente na área da engenharia, dos motores.

Tenho a satisfação e ao mesmo tempo responsabilidade em participar do Prêmio Motor do Ano, promovido pela Revista AutoEsporte, com um seleto grupo de jurados, de conhecimento técnico e ao mesmo tempo atualizados com os mais recentes recursos que são apresentados em nosso mercado.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O que pode diferenciar um motor do outro muitas vezes está relacionado com a atualidade tecnológica, considerando, por exemplo, o projeto de alimentação, comando e número de válvulas, tipo de cabeçote, presença ou não de turbo, injeção direta etc.

Claro que as características como potência, torque, consumo e emissões mostram o resultado do projeto aplicado na prática no veículo utilizado.

Na categoria Motor do Ano abaixo de 2.0 litros, a vitória ficou com a motorização da Mercedes-Benz 1.3 litro turbo, oferecida no A 200 sedã, que enfrentou o Chery 1.5 Turbo e o Suzuki 1.5.

- Publicidade -

Desde julho no mercado brasileiro, o A 200 sedã é comercializado em duas versões: Advance (R$ 169.900,00) e Style (R$ 139.900,00), ambas com o mesmo motor.

“Com tecnologia, design moderno e esportividade, o Classe A Sedan é ideal para clientes que possuem um estilo de vida dinâmico e prezam por inovação. O modelo oferece conforto somado à conectividade, proporcionando uma experiência de condução única”, afirma Holger Marquardt, managing director Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe.

Equipado com motor de quatro cilindros turbo de 163 cv e 250 Nm de torque, o automóvel contém transmissão de dupla embreagem 7G-DCT de sete velocidades.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Além disso, o motor a gasolina M 282 tem 1,33 litros de cilindrada e um sistema automático de desativação de cilindros: em baixa rotação, o motor atua somente com dois cilindros e em alta rotação com quatro cilindros, oferecendo uma maior eficiência de combustível.

O veículo também possui o Assistente de Frenagem Ativo e, dependendo da situação, pode reduzir as consequências de colisões traseiras ou até mesmo evitá-las totalmente.

Principais destaques do Motor 1,3 litro turbo com quatro cilindros:

– Motor compacto de 1,33 L.

– Aumento de 7 cv em relação ao motor anterior.

– Sistema de desativação de cilindros. Em baixas rotações, dois cilindros são desativados automaticamente, visando melhor eficiência de combustível.

– Redução de CO2 em 13,5 g/km.

– Mesmo com a diminuição do tamanho do motor, o torque continua o mesmo com 250 Nm.

– Turbo compressor controla a pressão de carga eletronicamente – de maneira mais flexível, rápida e precisa.

– Cárter em alumínio fundido e cabeçote leve e compacto – reduz o peso do veículo em áreas importantes para a dinâmica de direção.

Mecânica Online

Elétrico – Por ser a primeira marca a disponibilizar uma família completa de veículos 100% elétricos, a JAC Motors conquistou a liderança nas vendas de carros elétricos no mercado brasileiro em novembro, praticamente o primeiro mês de atuação comercial da marca.

iEV40 – De um total de 62 carros elétricos vendidos no país, a JAC Motors emplacou 29, com destaque para o iEV40, modelo consequentemente mais vendido, que teve 23 unidades vendidas – um volume bem maior que a soma de seus três concorrentes diretos (Renault Zoe, Nissan Leaf e GM Bolt).

Condições especiais – No mês de dezembro, a Mercedes-Benz anuncia condições especiais para a compra dos seus modelos nacionais, novos, em sua rede de concessionários. Garantindo melhor opção de financiamento, a marca irá oferecer taxa 0% para clientes interessados no best-seller da marca no mercado brasileiro, o Classe C, e o SUV compacto GLA, exceto para o modelo C 300 Sport, com o parcelamento sugerido em 12 prestações e 50% de entrada ou 18 prestações e 60% de entrada.

Retirar o catalisador aumenta a potência do veículo? Mito. A retirada do catalisador, além de não deixar o carro mais potente, traz problemas ao automóvel. A sua remoção desregula o sistema de injeção eletrônica e a contrapressão do sistema de escapamento. Poderá haver perda de rendimento do motor, gasto adicional de combustível, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos.

Aço – O desempenho da economia em 2019 frustrou as expectativas, fazendo com que a esperada retomada do crescimento não ocorresse na velocidade e intensidade desejadas. Mercado interno deprimido no 1º semestre, mercado externo em turbulência associado aos problemas enfrentados no abastecimento de minério de ferro, devido à tragédia de Brumadinho, levaram a indústria brasileira do aço a apresentar resultados abaixo das previsões.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil