quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Lotus comemora 35 anos da primeira vitória de Senna na Fórmula 1

Há 35 anos, em condições de muita chuva, que um jovem brasileiro determinado correu para sua primeira vitória na Fórmula 1 e cimentou seu nome na história do automobilismo.

Era domingo, 21 de abril e o GP de Portugal de 1985. Ao volante de um Lotus 97T estava Ayrton Senna, que completou 25 anos. Com o carro no limite absoluto de sua aderência, ele imprimiu uma uma direção eficaz no tempo chuvoso para a multidão do Estoril e conduziu a bandeira quadriculada. Tal era o seu domínio que ele ultrapassou todos os demais corredores até o segundo lugar, terminando mais de um minuto à frente do seu competidor mais próximo.

O lendário piloto brasileiro conquistou sua primeira vitória na F1 no Lotus 97T em 21 de abril de 1985

Em apenas sua segunda corrida pela Lotus, Senna conquistou a primeira das 41 vitórias na carreira na F1 – seis pela Lotus – e uma lenda nasceu.

A performance surpreendeu seus rivais e estabeleceu um marcador que o levaria a se tornar um ícone esportivo global e um herói nacional aqui no Brasil. Apesar de sua morte trágica em 1994, ele continua sendo uma lenda das corridas. Sempre Senna (Senna Forever).

Hoje, a Lotus está marcando a ocasião com um novo podcast exclusivo, uma série de imagens de arquivo clássicas raramente vistas de Senna e seu carro de corrida 97T de uma coleção particular, e um novo blog revelando insights sobre Senna, o homem e seu tempo correndo pela Lotus.

O podcast – Parte das recentemente lançadas US LOT Sessions – apresenta uma entrevista totalmente nova e exclusiva com Chris Dinnage, mecânico chefe de Senna em 1985 e hoje o Team Manager do Classic Team Lotus.

Descrevendo a emoção crua do fim de semana e o Lotus que catapultou Senna para o estrelato, Dinnage diz: “Ayrton não testou o carro no molhado – foi a primeira vez que ele dirigiu nessas condições. Estoril foi quando ele realmente entrou em cena, porque as pessoas se sentaram e pensaram ‘espere, ele lambeu quase todo mundo’ e sabíamos que tínhamos algo bem especial. ”

Dinnage acrescenta que foi isso que fez a diferença entre Ayrton e outros pilotos, explicando: “Ayrton tinha o mesmo ritmo bruto que todos os outros, mas ele estava usando apenas 50% de sua capacidade como humano para dirigir o carro a toda velocidade, deixando ele os outros 50% para estar realmente ciente de tudo o que estava acontecendo ao seu redor. Seus níveis de concentração eram incomparáveis ​​- nunca conheci alguém como ele.

Você pode ouvir podcasts no Apple Podcasts, Spotify e ShoutEngine. O US LOT Blog está hospedado no site de mídia da Lotus, www.media.lotuscars.com .

Reinando na chuva: Senna no Estoril – A chuva, como sempre, é o grande nivelador para o desempenho na pista. Requer entradas sensíveis ao piloto, controle instintivo do carro e uma abordagem compreensiva à configuração mecânica. Um fim de semana em Estoril revelou que Senna poderia se destacar em tudo.

Foi também o cenário da primeira pole position de Senna na F1 e ele conquistou outras 15 pela Lotus. Seu recorde de 65 pole position na F1 é ofuscado apenas por Michael Schumacher e Lewis Hamilton.

Na corrida, Senna saiu bem na largada e liderou um Lotus 1-2 após a primeira volta. Com um caminho livre pela frente, ele começou a se afastar do companheiro de equipe Elio de Angelis e do grupo de perseguidores. A corrida foi de bravura e desgaste; as condições pioraram e, em uma Era antes dos carros de segurança, rádio pit-to-car ou bandeiras amarelas, os carros estavam saindo da pista ou batendo nas barreiras.

Senna permaneceu calmo e composto em seu Lotus e, após duas horas de corridas brutais, cruzou a linha primeiro. Apenas nove carros foram classificados ao final.

Mais tarde, ele comentou: “Foi uma corrida tática, difícil, canto a canto, volta a volta, porque as condições estavam mudando o tempo todo. O carro estava deslizando por toda parte – era muito difícil manter o carro sob controle. Uma vez eu tinha todas as quatro rodas na grama, totalmente fora de controle, mas o carro voltou ao circuito. As pessoas disseram mais tarde que minha vitória no molhado em Donington, em 93, foi minha maior performance – de jeito nenhum! Eu tinha controle de tração!

Hoje, o Lotus 97T real em que Senna venceu no Estoril pertence ao Classic Team Lotus. Como a Lotus, está sediada em Hethel, Norfolk, e usa uma equipe de designers, engenheiros e mecânicos especialistas e conhecedores – incluindo Chris Dinnage – para preservar carros clássicos da Lotus F1 para seus proprietários.

O Classic Team Lotus também é o proprietário das imagens de arquivo mostrando Senna e sua 97T.

Clive Chapman, diretor administrativo da Classic Team Lotus e filho do fundador da Lotus, Colin Chapman, disse: “Para a Team Lotus, a participação de Ayrton foi uma peça vital no quebra-cabeças, pois a equipe enfrentou o desafio da F1 sem meu pai. As habilidades técnicas, as habilidades de direção, o trabalho duro e os poderes motivacionais de Ayrton provaram ser ingredientes mais vitais para o mix do Team Lotus, o que levou ao sucesso quase que imediatamente.”

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn