sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Você sabe quais os tipos de manutenções automotivas que existem?

Quando o assunto é a manutenção do veículo, existem várias pessoas que mantem em dia o plano de manutenção, com a finalidade de garantir a segurança de todos que utilizam o veículo.

- Publicidade -

Mas também existem as pessoas que tem conhecimento, porém postergam deixando o automóvel chegar em situações mais críticas.

Tem outro fator externo que é a falta de infraestrutura nas rodovias, o mau estado das estradas brasileiras gera prejuízos de bilhões de reais.

- Publicidade -

A falta de recursos e o descumprimento dos projetos são fatores que contribuem para essa precariedade.

Normalmente, os veículos estão expostos a rodar pelos grandes centros urbanos, convivendo com buracos, desníveis, erosões e reparos mal feitos compõem a rotina de quem utiliza qualquer veículo para realizar deslocamentos diariamente.

Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas sobre como proteger seu veículo, através da realização de manutenções.

- Publicidade -

Fique atento sobre as manutenções sempre quando for necessário!

As manutenções automotivas são importantes para manter o veículo em dia e evitar que tenha dor de cabeça com o automóvel.

Quando não se preocupa com a manutenção veicular, corre o risco de ter problemas mais sérios, como por exemplo, avarias no motor do veículo e até mesmo dos freios e suspensão.

Porém, é importante que você fique atento ao Manual do Veículo, colocando as datas importantes no calendário e se planejando para as futuras manutenções. Além disso, fazer as manutenções veiculares garante a segurança do carro.

A manutenção preventiva sem dúvida é o melhor tipo de manutenção, evitando que a manutenção corretiva seja realizada quando realmente for necessária.

Quando se é disciplinado com as manutenções veiculares, você poderá fazer um acompanhamento mais sério do veículo. Portanto, o ideal é ele contar com as manutenções preventiva e preditiva.

MANUTENÇÃO CORRETIVA – Quando pensamos em manutenção, a primeira cena que nos vem à mente (pelo menos na maioria das pessoas) é de falha durante o uso, em outras palavras, e em termos mais populares o veículo quebrou.

Este tipo de manutenção, realizada após a quebra de um veículo, é conhecida como manutenção corretiva, e como o próprio nome sugere, destina-se a correção de um problema após seu acontecimento.

Não necessariamente é uma manutenção de emergência, pois ocorre quando o problema já sucedeu.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA – Ela é realizada levando em consideração o tempo de uso do carro ou a quilometragem.

O objetivo dessa manutenção é prevenir os possíveis problemas e identificar, com antecedência, as falhas que podem ocorrer no carro.

Na maioria das vezes e para a maioria das pessoas, implicam nos “gastos desnecessários”.

Seu intuito é prevenir a falha do equipamento, evitando a quebra ou a perda de desempenho.

Na maioria das vezes, utilizam-se intervalos de tempo definidos para mapear potenciais problemas que podem se agravar caso a intervenção prévia não ocorra.

Durante a manutenção preventiva, a oficina, auto center ou loja de automóveis deverá verificar os seguintes itens:

  • Freios;
  • Troca de óleo;
  • Sistema de arrefecimento;
  • Filtro de ar;
  • Filtro de combustível;
  • Alinhamento e balanceamento;

MANUTENÇÃO PREDITIVA – Consiste em uma metodologia aplicada na área de manutenção com a finalidade de indicar as condições reais de funcionamento dos veículos com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação.

Este tipo de manutenção fornece bases importantes para suportar a manutenção preventiva.

Para identificar peças que precisam ser substituídas, deve usar programas específicos de diagnóstico automotivo, fazer análises manuais ou mesmo verificar a manutenção preventiva.

A manutenção preditiva é uma metodologia que se baseia no estado dos equipamentos. Podemos dizer que ela elimina os custos com as desmontagens desnecessárias e as manutenções corretivas.

MANUTENÇÃO DETECTIVA – A segunda das manutenções veiculares é a detectiva. Essa consiste em um conjunto de métodos que avalia a segurança e o bom funcionamento dos equipamentos do automóvel.

Ela é realizada para testar o uso a longo prazo e garantir a boa operação do veículo.

A manutenção detectiva encontra possíveis erros que estão ocultos e podem provocar avarias no futuro.

Nesse processo, os itens são testados em funcionamento para que as falhas sejam detectadas.

Entre as vantagens dessa manutenção, estão o aumento de vida útil dos equipamentos do automóvel e a diminuição dos custos nos reparos. A manutenção detectiva deve ser feita anualmente.

CONCLUSÃO – Por isso, atente-se às condições de seu veículo e atenção em manter a manutenção de seu veículo em dia, para não ter surpresas desagradáveis. E quando for fazer a manutenção do seu veículo procure sempre uma oficina especializada.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança