sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Dicas para manter os clientes fiéis ao seu negócio

O mercado está em constante mudança e isso não deve ser uma novidade para você.

Você, provavelmente, deve ter percebido o empoderamento dos clientes de um tempo para cá, concorda?

Diante de um mercado altamente dinâmico e competitivo, manter os clientes na empresa e garantir não só a compra, como a recompra e recomendação dos serviços, se torna algo extremamente desafiador.

A boa notícia é que adotando algumas práticas no negócio, é possível fidelizar a clientela, atrair a atenção do público-alvo e se destacar em meio às novas opções que surgem a cada dia.

Quer saber como manter os clientes fiéis ao seu negócio? Então continue lendo o nosso artigo e descubra quais ações são primordiais para que a sua clientela continue sempre adquirindo os seus produtos ou utilizando os seus serviços.

Você tem que conhecer bem o seu público-alvo – É praticamente impossível criar uma relação de fidelidade com os clientes, quando a empresa não conhece e não valoriza as particularidades do público-alvo.

É preciso estar por dentro do perfil de consumo do cliente, conhecer as expectativas e necessidades dele, além de ter acesso a informações pessoais como data de aniversário, endereço, telefone, dentre outros.

Com base nesses dados, você vai poder parabenizar o cliente em datas especiais, presenteá-lo adequadamente, informar sobre promoções e mantê-lo sempre bem perto da sua empresa.

Vale a pena investir em ferramentas tecnológicas para desenvolver um plano de fidelização com os clientes mais efetivo.

Seja consistente para fidelizar os clientes – Para fidelizar os clientes, é indispensável manter um padrão e, se a qualidade dos serviços ou produtos variar, que seja para melhor.

Na prática, essa consistência significa colocar a identidade da empresa em tudo: ao contactar clientes, recebê-los, fazer as cobranças.

Por isso, mantenha a gestão e equipe alinhadas! É isso que vai despertar no consumidor a vontade de voltar a fazer negócio na empresa.

Os atributos como qualidade, bom preço, agilidade e simpatia no atendimento são determinantes para cativar um cliente e induzi-lo à compra, no entanto, o ideal é que esse conjunto de fatores não esteja presente apenas no primeiro negócio.

Tenha uma equipe com um atendimento sempre cativante – Quem trabalha no atendimento, está na linha de frente da empresa e, portanto, é responsável por causar a primeira impressão (boa ou ruim) no cliente.

Por essas e outras, é preciso ter uma equipe competente e cativante, que receba a clientela com simpatia e hospitalidade.

Nesse sentido, é fundamental que a empresa conte, em seu quadro funcional, com profissionais amigáveis, solícitos, positivos e que gostem de trabalhar com pessoas.

Vale destacar que o funcionário pode ser capacitado e ter boa experiência, mas se ele não for capaz de oferecer um atendimento humanizado, certamente os clientes não serão fidelizados.

Não esqueça de que você precisa do cliente – Deixe a arrogância de lado e adote uma postura humilde.

Ainda que a empresa seja grande e esteja há anos no mercado, ela precisa de todos os clientes, inclusive os que consomem pouco.

O poder de compra é exclusivo do cliente e, em um mercado marcado pela concorrência, hoje em dia ele pode simplesmente atravessar a rua e encontrar produtos similares aos seus, muitas vezes com ofertas melhores.

Sendo assim, valorize cada cliente que chega até o seu negócio, mostre o quanto ele é importante e faça o possível para retê-lo na sua empresa.

Nunca confunda bom atendimento com bajulação – Os clientes gostam de ser tratada com respeito, educação, exclusividade e gentileza. Também não dispensam um tratamento personalizado e vantagens diferenciadas na hora da negociação. No entanto, nada disso deve ser confundido com bajulação.

Puxar o saco da clientela pode ser muito desagradável e improdutivo para o negócio, sobretudo, porque soa artificial. Os clientes, aliás, qualquer pessoa, prefere se envolver com gente autêntica. Fica mais fácil criar uma relação com quem é verdadeiro, concorda?
Manter contato e marcar presença

Não basta falar “volte sempre” e dizer “não suma” para o cliente. É preciso fazê-lo retornar à empresa e como se faz isso?

Simples! Mantenha contato com ele. Siga-o nas redes sociais, telefone para comunicar sobre os lançamentos, ofereça um cartão de fidelidade para novas compras, mande um e-mail de felicitações no aniversário dele e marque presença na vida do consumidor.

Assim, quando ele estiver na dúvida entre a empresa que literalmente liga para ele e a que não está nem aí, você estará em completa vantagem.

Seja e ofereça diferenciais competitivos – Por mais que sua empresa esteja teoricamente bem, sempre é possível inovar e oferecer diferenciais competitivos. Fidelização não cai do céu e estagnar não é o caminho para fidelizar a clientela.

Isso significa que é preciso descruzar os braços, fugir do lugar comum e investir tempo e dinheiro nessa empreitada.

Brindes, programas de fidelidade, descontos progressivos e rede de indicações são alguns diferenciais que trazem um excelente retorno a médio e longo prazo.

É óbvio que antes de implementar esses diferenciais, o gestor deve estudar o atual panorama da empresa, identificar as deficiências e potencialidades do negócio, além de adequar as estratégias de acordo com o público-alvo.

Após estas dicas, lembre-se que a fidelização de um cliente se consegue a partir do primeiro instante que o cliente entrou em sua loja.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn