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GM utiliza solução de impressão 3D na linha de produção do Chevy Bolt

Uso do material FDM Nylon 12CF e de uma impressora F900, da Stratasys, permitiram à General Motors imprimir ferramentas que reduziram paradas não programadas na linha de fabricação do carro elétrico.

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Para produzir o carro elétrico Chevy Bolt, a General Motors, líder mundial no desenvolvimento de inovações de transporte, precisou de um novo design para os risers – ferramenta utilizada para suportar e posicionar as peças no palete de transporte aéreo ao longo da linha de montagem.

A ferramenta utilizada até então era de aço, e seu peso acarretava falhas e eventuais paradas no equipamento de automação.

A GM chegou a considerar o uso do alumínio para a confecção dos risers, um material mais leve. Mas ainda havia um problema a ser resolvido: em caso de quebra ou manutenção preventiva da ferramenta, o palete precisava ser enviado para outro local.

A solução encontrada pela equipe da GM foi a de imprimir os risers em 3D, utilizando uma impressora F900™, da Stratasys Ltd. (NASDAQ: SSYS), líder em impressão 3D, e, para isso, foi escolhido o material FDM® Nylon 12CF, uma fibra de carbono que além de ser ainda mais leve que o alumínio, oferece excelente rigidez e resistência.

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Risers utilizados no palete de transporte da linha de produção do Chevy Bolt, da GM: impressão 3D e uso do material FDM® Nylon 12CF eliminaram paradas não programadas, reduziram o peso da ferramenta e trouxe agilidade na manutenção preventiva e corretiva.
(Crédito: Divulgação)

Os risers em fibra carbono são 32% mais leves do que os similares em alumínio e, comparado ao aço, oferecem uma redução de 72% no peso. A impressão em 3D gerou uma significativa economia de tempo e, agora, as peças precisam de apenas 15 dias para ficarem prontas.

Antes, a ferramenta em metal precisava de pelo menos nove semanas para ser produzida, o que representa uma economia de tempo de 75% a 80% na manutenção.

Além disso, a solução em fibra permitiu enxugar os custos envolvidos nas operações de construção e pós-usinagem das peças, bem como reduzir a frequência de manutenção periódica.

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