sexta-feira, 12 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Carro funciona com combustível duplo reversíveis podem usar até 85% de álcool na gasolina

A alternativa economicamente viável para substituir a cana-de-açúcar na Zona da Mata, pode estar na própria cana-de-açúcar. Parece um trocadilho, mas não é. Enquanto o governo brasileiro não define regras e coloca em segundo plano qualquer estímulo ao uso do álcool em substituição à gasolina, os Estados Unidos, que sabe bem que globalização não é apenas marketing, está aos poucos superando a, antes, inovadora tecnologia brasileira.

A Indústria automobilística americana acaba de lançar no mercado um carro movido a até 85% de álcool e 15% a gasolina. O chamado E85 já tem uma expectativa de produção para este ano de 770 mil unidades, ou seja, 6,4% da produção americana de 98 que ficou em 12 milhões.

- Publicidade - Ofertas FIAT

No Brasil, a produção de veículos a álcool vai de mal a pior. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Álcool (ALCO), em 98, dos 1,5 milhão de veículos fabricados no País, apenas 0,3% eram movidos a álcool. A grande vantagem do motores E85 é que o consumidor é quem vai optar pela quantidade de álcoolmisturado a gasolina que irá utilizar no tanque do seu veículo.

“Ele pode utilizar até 85% de álcool. Isso vai estimular o mercado a baixar o preço da gasolina”, destaca o presidente da Alco, Gustavo Maranhão. A Ford Motor Company já anunciou que cerca de 168 mil unidades do Taurus modelo 2000, serão produzidos com motores E85 e terão o certificado da Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos, como veículos de baixo nível de emissões de poluentes. Além do Taurus, no último ano a Ford americana produziu cerca de 200 mil picapes Ranger 3.0 e Mazda B3000, também com motores flexíveis, ou seja, com a possibilidade do uso do álcool.

A Daimler/Crysler produzirá aproximadamente, 160 mil mini-vans 3.3 e a General Motors promete chegar ao mercado de veículos de combustível alternativo com o modelo 2000 fabricando 175 mil S10 Chevy 2.2 e picapes leves GMC Sonoma, que no Brasil são comercializados como modelo S10. No total, a produção de veículos flexíveis nos Estados Unidos deverá superar as 775 mil unidades este ano.

- Publicidade -

Apesar dos últimos aumentos do preço do álcool, o combustível continua sendo, além de menos poluente, mais econômico que a gasolina. No Brasil, apesar da diferença de preços de cada região, em média o valor do litro do álcool não ultrapassa a 72% do preço da gasolina. As industrias automobilísticas nacionais já demonstram interesse pelo ressurgimento do álcool como combustível. A Ford, que há anos não produz nenhum veículo a álcool, promete colocar no mercado Fiesta e Ka, mas só no final de março. A GM também já anunciou os primeiros Corsas para o fim do mês.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil