A Ford é o maior fabricante mundial de veículos AFV, sigla que identifica as versões movidas com combustíveis alternativos.
Atualmente, a empresa mantém nas linhas de montagem modelos movidos a eletricidade, gás liquefeito de petróleo (GLP), gás natural comprimido (CNG) e etanol.
Na Europa, a linha de veículos AFV envolve os automóveis Focus e Mondeo e a van Transit, enquanto nos Estados Unidos os modelos disponíveis são as picapes Ranger e Série F, a van Wagon Econoline e os automóveis Contour (versão norte-americana do Mondeo), Crown Victoria e Taurus.
Desde que deu início ao programa de produção de veículos movidos por combustíveis alternativos, a Ford já produziu mais de um milhão de unidades. Esse volume faz da empresa a líder mundial nesse segmento em crescimento.
Ela continua intensificando seu programa de pesquisas como objetivo de aperfeiçoar os veículos disponíveis e de ampliar as opções que podem substituir a gasolina. No ano passado, foram lançados na Europa a van Transit e os automóveis Mondeo e Focus a GLP e a CNG, confirmando o compromisso da empresa em oferecer a maior linha de “AFV” do mercado mundial.
Os modelos bicombustível alimentados com GLP e CNG proporcionam expressivo nível de proteção ambiental por intermédio da redução de 20% das emissões de dióxido de Carbono (CO2) e entre 15% e 50% de dióxido de Enxofre (SO2), principais causadores da poluição do ar nas grandes cidades. Também em emissões evaporativas os combustíveis na forma gasosa apresentam vantagens.
A circulação dos gases em circuito pressurizado, sem ventilação nos reservatórios, resulta em combustão mais limpa, reduzindo entre 31% e 48% as emissões de hidrocarbonetos. Nos postos de abastecimento, é mínimo o risco de perdas por derramamento ou vazamentos, ao contrário dos combustíveis líquidos, que requerem o uso de detergente, para remoção ou limpeza, o que polui o meio ambiente.
Além dos benefícios ambientais, os veículos bicombustível “AFV” proporcionam custos operacionais menores, principalmente para empresas, por não comprometer a potência, a dirigibilidade, o conforto ou a durabilidade dos veículos. Há, ainda, uma vantagem adicional: os motores alimentados a gás são 60% mais silenciosos do que os equivalentes a diesel.