sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo Cars aposta em baterias cada vez melhores e sustentáveis

Movendo-se rapidamente para se tornar uma empresa de carros totalmente elétricos, a Volvo Cars está trazendo o desenvolvimento e a produção da tecnologia de células de bateria para mais perto de casa e visa adaptar suas baterias futuras às necessidades de seus clientes: um alcance mais longo e tempos de carregamento mais rápidos.

- Publicidade -

“Queremos aumentar constantemente os benefícios para o cliente ao dirigir um carro totalmente elétrico da Volvo”, disse Henrik Green, diretor de tecnologia do Grupo Volvo Car.

“Ao simplificar o design e a integração de nossas células de bateria, podemos reduzir o peso e maximizar o espaço, permitindo melhorias consideráveis ​​na capacidade, alcance e tempos de carregamento da bateria.”

A Volvo Cars fará isso melhorando a tecnologia da bateria de íon de lítio em sua próxima geração de carros elétricos, começando com o primeiro SUV da empresa em uma base de tecnologia exclusivamente elétrica completamente nova.

Em meados da década, ao apresentar sua terceira geração de carros elétricos, a Volvo Cars planeja melhorar ainda mais a autonomia e integrar a bateria ao piso do carro, usando a estrutura da célula para rigidez geral do veículo e melhoria da eficiência.

- Publicidade -

No curto prazo, a Volvo Cars planeja trabalhar com a empresa sueca líder de baterias Northvolt para aumentar ainda mais a densidade de energia em suas células de bateria.

A ideia é melhorar até 50% em comparação com o que está no mercado hoje. Mais tarde nesta década, a Volvo Cars também pretende quebrar o marco da densidade de energia de 1000 Wh/L, a fim de atingir 1000 km de autonomia real.

Espera-se que o tempo de carregamento atual seja reduzido quase pela metade até meados da década, graças à melhor tecnologia de bateria e melhorias contínuas no software e na tecnologia de carregamento rápido.

Sustentabilidade – À medida que a Volvo Cars caminha para se tornar uma empresa totalmente elétrica, a importância da sustentabilidade aumenta paralelamente.

Embora a empresa vá aumentar a energia da bateria de seus carros na próxima década, ela também trabalhará para reduzir continuamente o impacto do carbono.

- Publicidade -

As células de bateria da colaboração planejada da Volvo Cars com a Northvolt visam ser produzidas usando 100% de energia renovável, enquanto está trabalhando com outros fornecedores de bateria para fazer o mesmo até 2025.

A Volvo Cars tem uma estratégia clara para reduzir ainda mais o impacto das baterias sobre o carbono, fazendo melhor uso do valioso material nelas contido.

Sempre que possível, pretende remanufaturar ou reutilizar baterias e está investigando possíveis aplicações de segunda vida, como armazenamento de energia.

Sempre que possível, as baterias que atingirem o fim de sua vida útil serão recicladas em recicladores autorizados que são capazes de oferecer reciclagem de ciclo fechado de materiais essenciais para uso em baterias futuras.

A parceria planejada do Volvo Car Group com a Northvolt também aumenta a possibilidade de utilizar suas operações de reciclagem estabelecidas.

A Volvo Cars também continuará a se concentrar no fornecimento responsável de baterias, inclusive por meio de um uso mais amplo da tecnologia blockchain.

Trabalhando mais de perto com seus parceiros e fornecedores, a Volvo Cars fortalecerá ainda mais seu fornecimento responsável.

Carregamento Bidirecional – Já com o novo SUV, a empresa oferecerá carregamento bidirecional, permitindo que os clientes descarreguem o excesso de eletricidade da bateria do carro na rede elétrica.

Isso significa que os motoristas elétricos da Volvo podem fornecer energia para a rede quando os preços e as emissões de CO2 relacionadas à produção de eletricidade estão em seu pico diário, enquanto carregam seus carros quando as emissões caem.

“Queremos oferecer aos nossos clientes carros elétricos puros sustentáveis ​​que tornem suas vidas mais fáceis e agradáveis”, disse Henrik Green.

“Por meio de inovação inteligente e colaboração com parceiros-chave, podemos dar aos clientes o que eles desejam – mais alcance, carregamento mais rápido e custos mais baixos – e impulsionar ainda mais a adoção generalizada da mobilidade elétrica.”

O roteiro de eletrificação da Volvo Cars está firmemente focado na integração vertical, envolvendo o design interno, desenvolvimento e produção de baterias, motores eletrônicos e software relevante em colaboração com parceiros estratégicos.

O objetivo é obter o máximo de sinergias e eficiências possíveis em toda a cadeia de fornecimento de baterias.

Parceria Northvolt – No início deste mês, o Volvo Car Group anunciou uma colaboração planejada com a Northvolt para desenvolver e produzir baterias sustentáveis.

Eles serão adaptados para alimentar a próxima geração de carros totalmente elétricos Volvo e Polestar e garantir um suprimento futuro de baterias sustentáveis ​​necessárias para apoiar o crescimento.

A colaboração com a Northvolt é fundamental para a ambição da Volvo Cars de se tornar líder no segmento de carros elétricos premium e vender apenas veículos elétricos puros até 2030. Também representa um passo importante na expansão de suas capacidades internas de produção, bem como desenvolvimento, aliado a parcerias com líderes em tecnologia.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança