sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Saiba o significado dos logotipos que batizam os carros

Montadoras colocam nos veículos nomes de países, de animais e até mesmo os símbolos da astrologia

Futuros papais e mamães, quando fazem planos de ter seus filhos, já começam a pensar com cuidado nos seus nomes prediletos até chegarem a um consenso. Com os automóveis, o processo é ainda mais complicado. Além de envolver um número bem maior de criadores que irão sugerir e pesquisar até chegar a um denominador comum, o nome do carro sempre tem um significado histórico, geográfico e até mitológico, que pode cair nas graças do consumidor e ter uma longa e vantajosa vida comercial.

- Publicidade -

Com certeza, você já deve ter se perguntado: o que as palavras Brava e Tempra têm a ver com a estética dos respectivos veículos? Bem, para a Fiat, significa muita coisa. Brava vem do italiano, que tem a conotação de competente, capaz. O feminino é porque, na Itália, o automóvel é tratado como la macchina. Já o Tempra é ligado a temperamento, com referência à forte personalidade estilística do modelo, além da referência ao tratamento de têmpera que confere ao aço de maior dureza.

Já o nome Palio vem de um prêmio tradicional dadoao vencedor de uma disputa de cavalos de origem medieval, realizada ainda nos dias atuais na cidade italiana de Siena. A propósito, a cidade sede desta competição já explica também a origem do nome do sedan da Fiat. O mesmo significado geográfico tem o nome da perua Elba, que é uma referência a ilha de Elba, na Itália. Já o Uno tem um sentido mais óbvio. Significa primeiro, o único dentro de um novo conceito de projetos de automóveis pequenos.

Na década de 80, dois nomes podiam soar estranho nos ouvidos dos consumidores. O 147 e o Oggi. O primeiro era o número de projeto do modelo, pois até a década de 70 a Fiat indentificava os seus carros através de números. O Oggi, no entanto, era um modelo diferente e o objetivo do nome (de origem italiana, obviamente) seria de mostrar a atualidade do modelo.

- Publicidade -

Diversidade – A Ford, no entanto, diversifica bastante a origem dos nomes dos seus carros. A Ranger, por exemplo, vem do inglês e significa patrulheiro, definindo as aplicações da picape com versatilidade para trabalhar em asfalto ou terra. Já o Fiesta é espanhol e significa festa. O curioso é que, nos Estados Unidos, para se adequar à pronúncia local, adotou-se o nome Festiva. Do mesmo país veio o nome Mondeo, que é uma corruptela do francês monde (mundo). A criação serviu para facilitar a pronúncia em vários países e ser o carro mundial da Ford. Da astronomia veio Taurus, que é a constelação de Tauro, ou de Touro, em português. A Ford foi buscar o nome Ka na mitologia egípcia, que significa o espírito que se aloja nas pessoas para garantir força.

nacional- Já a Volkswagen recebeu influência brasileira para batizar alguns dos seus rebentos. O eterno e querido Fusca, que foi lançado em 1959, surgiu com o nome Volkswagen, mas como ele caiu no agrado dos brasileiros, o carro passou a ser chamado de Volks e, em seguida, Fusca, que foi adotado oficialmente pela montadora em 1983. A Brasília nem precisa de muita explicação. O automóvel recebeu esse nome como uma homenagem à Capital Federal. A Parati é relacionada a cidadehistórica localizada no Rio de Janeiro.

Há também nomes ligados à animais e outros com mais de um significado. O Apollo tem relação com o mais belo dos deuses grego e também com a nave espacial norte-americana. Já a Kombi vem do alemão Kombinationsfahrzeug, que quer dizer combinação do espaço para carga e passeio.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn