A Volvo apresentará no próximo Salão do Automóvel de Los Angeles, em janeiro, a mais nova criação de sua engenharia, o protótipo SSC. Trata-se de um carro para quatro pessoas, com linhas curvas e uma impressionante quantidade de inovações tecnológicas.
As novidades começam pela estrutura do carro, cujas colunas são propositalmente estreitas, para aumentar a visibilidade e eliminar os chamados “pontos cegos”. A inovação é possível pela adoção de novas técnicas de design e do desenvolvimento da metalurgia, que criou materiais mais resistentes.
Assim que o motorista entra no carro, um sensor procura localizar seus olhos. Em seguida, ajusta automaticamente o banco, volante, pedais e o console do carro à estatura do condutor.
Tradicionalmente preocupada com a segurança, a Volvo apresenta no SCC duas novas propostas de cinto de segurança. O primeiro, batizado de CrissCross Belt, ou X4, é um cinto convencional de três pontos, com um tirante adicional que vai do ombro à cintura. A outra versão, chamdada de Center Buckle ou V4, assemelha-se aos cintos de quatro pontos usados em carros de corrida, com um fecho central.
O carro também inova nos faróis: eles não usam lâmpadas normais, mas fibras óticas. São capazes de modificar a amplitude do facho de luz de acordo com a velocidade: quando o carro anda devagar, eles iluminam uma faixa mais larga; na estrada, a luz é mais estreita e o alcance maior.
O carro também dispõe de um comunicador pessoal com controle remoto. Ele serve desde para abrir o carro, através de um código, até para fornecer insturções sobre estradas. E também informa sobre possíveis problemas de saúde do motorista, transmitindo esses dados para o serviço de emergência em caso de acidentes.
O carro também tem um detector de batimentos cardíacos, que avisa caso algum animal doméstico ou criança seja esquecido em seu interior por motoristas distraídos. O Volvo SCC é um dos primeiros frutos da integração da sueca Volvo com a Ford. Ele foi desenvolvido por um centro mantido pela Volvo nos Estados Unidos, na Califórnia.