quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Usar calçados inadequados pode comprometer segurança

Chinelos e sandálias que não se firmam bem nos pés são proibidos e prejudicam a condução do veículo. Dirigir descalço é permitido, mas não recomendável

No verão, muitos motoristas em busca de conforto esquecem ou deixam de usar um calçado adequado para dirigir. De acordo com a legislação, dirigir com chinelos e sandálias abertas (que não estejam totalmente presas nos pés) é proibido.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que for pego usando calçados que não se firmam nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais do veículo terá que pagar uma multa de R$ 85,13 e ainda acumulará quatro pontos no prontuário (infração média).

A segurança do motorista com calçado inadequado e a de ocupantes de outros veículos pode ficar comprometida. Segundo Fábio Racy, presidente da Associação Brasileira de Acidentes e Medicina de Tráfego (Abramet), todo sapato que não ficar firme nos pés, além de ser proibido pela fiscalização, é prejudicial.

“Na troca do pedal, por exemplo, o condutor que utiliza chinelos pode enroscá-lo com muito mais facilidade no tapete, impedindo a frenagem”, explica.

- Publicidade -

Sapatos com salto alto ou do tipo plataforma são ainda mais perigosos, pois dificultam a movimentação dos pés.

Quanto mais alto for o salto mais arriscado fica a condução do veículo. Neste caso, o mais recomendável é levar no carro um par de tênis ou de sapatos fechados.

Dirigir descalço é permitido pela lei, porém não é recomendado pela Abramet. Segundo Racy, o motorista que conduz o veículo sem calçado tem menos sensibilidade e força para pressionar os pedais do acelerador e do freio, principalmente se não estiver acostumado.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil