A marca Mercedes-Benz estará mais uma vez reafirmando seu papel de inovadora e definidora de tendências por ocasião do 13º Salão Internacional Norte-Americano de Automóveis em Detroit, que acontece de 6 a 21 de janeiro de 2002.
A marca estará apresentando, no segmento de carros premium, o atraente carro-conceito Vision GST – estudo que engloba um conceito veicular totalmente novo, projetado para satisfazer às exigências e os desejos dos atuais consumidores.
A abreviação GST vem de Grand Sports Tourer, ou turismo grande esporte, ou ainda gran turismo esportivo, e descreve uma nova e original categoria veicular, que reúne conceitos estabelecidos de várias categorias diversas, combinando-os para criar um perfil novo e independente: o GST é sedã, perua, multi-purpose vehicle (MPV) e utilitário esportivo (SUV) em um só veículo – mas, acima de tudo, é um carro que dá uma sensação inédita, um novo sentido ao conceito do prazer de viajar longas distâncias.
Design elegante com traços de carro esporte-O Vision GST é a resposta da Mercedes-Benz às freqüentes demandas por um carro atraente, ativo e sofisticado, adequado a todas as ocasiões – por um carro que ofereça bastante espaço para a família, para equipamentos de lazer, para as necessidades de trabalho ou de viagem, mas sempre com agilidade e estabilidade extraordinárias e supremo desempenho.
Neste estudo de design, essas qualidades são garantidas por um desenho sofisticado acoplado a inovações tecnológicas e a um motor AMG de alto desempenho.
A aparência dinâmica é dominada, antes de tudo, pela linha da capota, que une as colunas A e C numa curva suave.
Ela enfatiza a silhueta alongada de um veículo de estudos, e indica, em termos muito diretos, que sob a espaçosa carroçaria bate um coração totalmente esportivo. As grandes rodas, de 22 polegadas, e o perfil em cunha, reforçam essa impressão.
Na capota, uma grande área de vidro eletrocrômico estende-se do pára-brisa à traseira, com os ocupantes podendo alterar o escurecimento, a proteção contra o sol, ao toque de um botão. Igualmente notáveis são as janelas: a falta de uma coluna B cria uma grande área envidraçada, reforçando a aparência esportiva do veículo.
Portas de borboleta são outro ponto alto deste estudo: elas abrem em direções opostas, cada uma a 90 graus, oferecendo facilidade única de acesso e abrindo novas possibilidades de design do interior.
Materiais acabados a mão no interior-Materiais de alta qualidade, como madeira, couro e alumínio, trabalhados a mão, estão por trás da sensação única que o Vision GST oferece em seu interior.
Um conceito de iluminação sofisticado, com um novo tipo de faixa iluminada no forro do teto, nos painéis de porta e no túnel central, reforçam sua atmosfera luxuosa.
Os bancos são confortáveis e eletricamente ajustáveis, com cintos de segurança integrados. Uma terceira fileira de bancos, para mais dois passageiros, é disponível, o que significa que o GST pode levar seis pessoas com conforto.
A característica que mais chama atenção no painel de instrumentos é um console central que parece levitar: são na realidade dois painéis em alumínio e vidro escuro, que acomodam a tela em cores, o toca-CD, o rádio e boa parte dos elementos de controle.
O monitor pertence ao sistema de navegação, e é controlado por um novo tipo de software que projeta na tela mapas urbanos e rodoviários, flechas direcionais e elementos gráficos, com efeito tridimensional.
Os instrumentos azuis do cockpit também se utilizam desta nova tecnologia de display, ou mostra. Um sistema de entretenimento, com toca-DVD e videogames, é disponível para os passageiros de trás.
Equipamento de alta tecnologia e inovações Mercedes-Benz-Sob o capô do Vision GST está um motor Mercedes-AMG de oito cilindros em V, com 5,5 litros de deslocamento e 365 cavalos de potência.
Outros pontos altos deste veículo de estudo incluem o sistema 4-ETS de tração nas quatro rodas, eletronicamente controlado, utilizado nas Classes M e G, o sistema de suspensão pneumática AIRMATIC e o novo sistema Sensotronic Brake Control de frenagem a alta pressão.
Os grandes discos de freio são feitos de cerâmica reforçada com fibra de vidro. A proteção dos ocupantes é ampliada pelo novo sistema PRE-SAFE, que detecta a possibilidade de uma colisão e ativa os tensionadores de cinto antes do impacto.
O novo SL faz sua primeira apresentação americana-O novo Mercedes-Benz SL está fazendo sua primeira apresentação pública na América do Norte, no Salão de Detroit.
O atraente veículo de dois lugares celebrou sua première mundial em julho de 2001, e desde o terceiro trimestre daquele ano está disponível nas revendas européias.
Dotado de avançadíssimos sistemas eletrônicos como ABC, ESP e SBC, que pela primeira vez trabalham em conjunto, o SL estabelece novos padrões em termos de segurança ativa.
Nenhum outro carro de produção em série oferece tantas inovações em termos de tecnologia de suspensão e freios quanto este roadster Mercedes.
O novo SL é o primeiro carro do mundo equipado de fábrica com o sistema eletrohidráulico de freios Sensotronic Brake Control- SBC.
O design externo do novo SL 500 reflete a avançada tecnologia deste carro esporte, que simultaneamente evoca o prazer e a excitação de andar num carro aberto.
Seus designers incluíram toques discretos do original de 1954, modelo no qual a série foi baseada, garantindo continuidade à rica tradição histórica da Classe SL.
A integração perfeita do recém-desenvolvido vario-roof, teto variável, ilustra também a alta qualidade de design do novo SL, que projeta as mesmas sensações com o teto fechado ou aberto: puro prazer de dirigir, aliado a uma elegância única.
Para garantir a experiência dinâmica de um carro esporte, o SL é equipado com um potente motor V8 de cinco litros que desenvolve 310 cavalos de potência e 460 Nm de torque.
Este motor está entre os mais potentes de sua classe, atende às mais altas restrições de emissões de gases especificadas no padrão EU4, e acelera o novo SL 500 de 0-100 Km/h em apenas 6,3 segundos.
O SL 55 AMG oferece ainda mais potência e torque. Sob o capô vai um motor V8 com supercompressor, que desenvolve 482 cavalos de potência e o torna o modelo mais potente da atual gama de automóveis Mercedes-Benz.
Este motor tem um torque máximo de 700 Nm a apenas 2.650 rpm, o mais alto de todos os motores V8 de carros esporte, e acelera o SL 55 de 0-100 km/h em apenas 4,7 segundos.
A Classe G terá ESP e tração eletronicamente controlada nas quatro rodas-Além do modelo Classe M 2002, com melhorias de desenho e tecnologia, e que está sendo lançado com dois poderosos motores V8, a marca Mercedes-Benz estará também presente no Salão de Detroit com o veículo cross-country G 500, agora também disponível no mercado americano.
Clássico entre os veículos cross-country, a Classe G vem com motor V8 da Classe S, com potência de 209 cavalos e torque de 456 Nm a apenas 2.800 rpm.
A partir do segundo trimestre deste ano, a Mercedes-Benz estará equipando todas as versões da Classe G com o programa de estabilidade eletrônica, ESP, e com assistência automática de frenagem, significando que este veículo cross-country, atravessa-mato e fora-de-estrada, agora conta com o melhor e mais poderoso sistema de segurança ativa atualmente disponível.
O sistema de tração nas quatro rodas da Classe G foi otimizado com o uso do melhor de sistema de tração eletronicamente controlado, o 4-ETS, que melhora a estabilidade na aceleração e sobre superfícies deslizantes.
Ao passar por terrenos difíceis, o piloto da Classe G poderá selecionar três tipos de travamento de diferencial.
Mecânica Online – DaimlerChrysler