Entre 1961 e 1999, aconteceram 281.241 acidentes na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Nestes últimos quarenta anos, 121.727 pessoas ficaram feridas e 6.821 pernambucanos foram vitimados pelo trânsito nas vias urbanas e estradas que circundam a cidade.
Atualmente, o trânsito mata uma pessoa a cada dois dias na RMR. Em 1999, 568 pessoas foram a óbito na rede pública Estadual em decorrência de acidentes de trânsito.
Objetivo : reduzir o número de acidentes e vítimas de trânsito em todo o Estado, concentrando ações na Região Metropolitana do Recife (RMR)
Órgãos envolvidos – Secretaria de Infra-Estrutura, Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE)
Início – 18 de setembro, em conjunto com o lançamento da Semana Nacional de Trânsito (SNT), cujo tema foi Faixa de pedestres: A vida pede passagem.
Ações-Institucionais – várias instituições e órgãos foram visitados para que se engajassem na campanha.
Durante a SNT, os 400 carteiros funcionários dos Correios distribuíram 25 mil panfletos educativos e usam até hoje, camisetas com a logomarca da campanha.
O Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) traz, nos extratos mensais de seus clientes, mensagens alusivas à educação de trânsito. O mesmo procedimento será adotado em breve pela Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA).
Arte-educadores – Desde o dia 18 de setembro, arte-educadores vêm orientando motoristas e pedestres quanto ao uso correto da faixa.
Mais de 50 pontos de grande fluxo da RMR já foram contemplados e a equipe de arte-educadores foi ampliada de 40 para 52 pessoas e são divididos em três grupos:
Palhaços-educadores – foram os primeiros 40 artistas atuantes. Vestem-se como palhaços e usam as camisas da campanha.
Super-heróis – Lançados no dia 09 de outubro, são quatro duplas antagonistas formados pelos heróis (Super-faixa) e os anti-heróis (Caveirinha).
Um estimula o bom comportamento no trânsito enquanto o outro parabeniza aqueles que não respeitam a faixa, dizendo que se transformarão nele.
Educadores-ciclistas – lançados no dia 07 de novembro, os quatro ciclistas estão vestidos como os palhaços. Em compensação, estão montados em bicicletas devidamente equipadas e trafegam pelas ruas e avenidas do Grande Recife enquanto orientam os ciclistas.
Cronograma de ações:
18 de setembro – Lançamento do projeto junto à sociedade. Atuação de arte-educadores em pontos de grande fluxo de veículos na RMR
19 de setembro – Faculdade de Direito de Caruaru – Os alunos do Diretório Acadêmico daquela Universidade promoveram ações educativas em Caruaru.
21 de setembro – Prêmio – entrega do prêmio “Brasil 500 anos: Em Terra Firme; Trânsito Seguro à Vista”, que teve participação de mais de 800 alunos das redes pública e particular de ensino.
O aluno da Escola Recanto, Mateus Farias, vence o prêmio DENATRAN de segurança e trânsito. A entrega do prêmio foi feita posteriormente (dezembro), em Brasília.
23 de setembro – Dia da Oração – a Arquidiocese de Olinda e Recife promoveu, em todas as paróquias da Região Metropolitana, o Dia da Oração pelas vítimas de trânsito.
27 de setembro – Palestra para PM – o Coronel Renato Azevedo, ex-comandante do Policiamento de Trânsito do DF visita Recife e ministra palestra para todo o oficialato da PM de Pernambuco.
04 de outubro – Copa João Havelange – Durante os principais jogos do Campeonato, o DETRAN instalou faixas de pedestre nas saídas dos vestiários dos estádios em que aconteciam as partidas.
No primeiro jogo, Santa Cruz e Sport levaram 59 mil pessoas ao Arruda, local do evento.
09 de outubro – lançamento do Super-faixa e Caveirinha.
11 de outubro – Visita do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN – Délio Cardoso a Recife. O Diretor visita as faixas e concede entrevistas para os meios de comunicação, incentivando o projeto.
19 de outubro – Apresentação da peça “O Circo chegou e o Palhaço sumiu”, nas dependências do Museu do Estado de Pernambuco (MEP), durante o Salão de Artes Pernambucanas.
A peça. Patrocinada pelo DETRAN, contém ensinamentos de educação de trânsito e foi assistida por mais de 3.000 crianças.
O DETRAN manteve, entre os meses de setembro e novembro, período do Salão de Artes, stands interativos onde educadores do DETRAN matinham brincadeiras permanentes com as crianças e distribuíam material educativo alusivo ao trânsito.
06 a 10 de novembro – Semana de prevenção de Acidentes do Shopping Center Recife. O maior Shopping do Brasil promoveu ações educativas nas 10 faixas de pedestres situadas no estacionamento do Centro de Compras .
07 de novembro – Blitze educativas para ciclistas. Neste dia foram lançadas as blitze educativas para ciclistas, que são abordados por policiais da PM nos Bloqueios de Segurança Integrado (BSI) e convidados a assistir uma mini-palestra sobre a maneira certa de circular nas vias e quais são os equipamentos obrigatórios, exigíveis a partir de 1º de janeiro deste ano.
Quem assiste à mini-aula recebe adesivos refletivos para pedais como forma de estimular a aquisição dos equipaments obrigatórios
09 a 19 de novembro – Noites do Terror do PlayCenter – o maior parque de diversões do Estado incluiu, na programação do evento, o tema trânsito, alertando jovens e adolescentes quanto aos acidentes, excesso de velocidade e ingestão de bebida alcóolica.
20 de novembro – Operação Calçada Livre – O BPTran iniciou uma oeração nos 16 maiores corredores de tráfego da RMR para retirar os veículos estacionados nas calçadas, que obrigam os pedestres a circularem pelas ruas.
27 de novembro – Mltas para motoristas que não respeitarem a faixa – após dois meses de intensa campana educativa ns ruas da RMR, o DETRAN e o BPTran passaram a cobrar maior responsabilidade dos motoristas que não respeitassem a faixa.
O órgão veiculou intensa campanha televisiva e de rádio informando o valor das multas para quem infringisse as normas.
24 a 27 de novembro – II Jogos Abertos da Terceira Idade. O DETRAN ministrou palestras para os participantes dos Jogos.
06 de dezembro – I Feira de Educação de Trânsito. Na Feira, 14 escolas das redes pública e particular de ensino apresentaram trabalhos desenvolvidos pelos alunos quanto ao tema educação de trânsito de forma traversalizada.
22 de dezembro – Confratenização da Alegria. Nesta Sexta-feira, os 54 arte-educadores da campanha visitaram as alas pediátricas e de traumatologia dos hospitais Restauração, Getúlio Vargas e Otávio de Freitas.
No total, 358 presentes foram entregues e os educadores puderam levar mensagens de conforto às vítimas de trânsito e alegria aos demais pacientes internados naqueles hospitais, estendendo a mensagem de Paz no Trânsito a todos os motoristas e pedestres do Estado.
05 de janeiro – Turistas/ Recife Antigo – Durante as sextas e sábados de janeiro, quatro arte-educadores promoveram performances na Rua do Bom Jesus, orientando pedestres e realizando testes de alcoolemia entre os freqüentadores da redondeza.
08 de janeiro – Turistas/ Aeroporto – Os turistas que chegarem a Recife pelo Aeroporto Internacional do Guararapes se depararam com um arte-educador na faixa de pedestres que fica situada em frente ao setor de embarque e desembarque de passageiros.
Desta forma, o órgão pretende conscientizar não apenas os habitantes da Região Metropolitana do Recife (RMR), mas todos aqueles que chegam à cidade.
15 de janeiro – Turistas estrangeiros – 16 arte-educadores tiveram aulas de inglês para orientar turistas estrangeiros que visitam a cidade.
Os artistas ficaram em locais de grande fluxo de estrangeiros como a Orla de Boa Viagem, em frente aos hotéis.
26 de janeiro – Metrô – Cerca de 170 mil usuários utilizam o Metrô diariamente. No dia 26 de janeiro, DETRAN e METROREC iniciaram ações educativas na Estação Central do metrô e dentro dos vagões que fazem a linha TIP/ Recife e Jaboatão/ Recife.
Na estação, dois arte-educadores recepcionam os usuários que chegam ao centro da cidade.
Nos trens, um arte-educador troca sistematicamente de vagão entre as estações. Na faixa de pedestres defronte à estação, outra arte-educadora orienta pedestres sobre a maneira correta de atravessar sobre a faixa.
27 de janeiro – Prêmio APACEPE de Teatro e Dança – o DETRAN recebeu da Associação dos Produtores de Artes Cênicas do Estado de Pernambuco, o Troféu APACEPE de Teatro e Dança, destinado às empresas que contribuíram com o desenvolvimento do setor no Estado.
O DETRAN foi agraciado por abrir mercado de trabalho a 54 artistas pernambucanos que trabalham como arte-educadores no Projeto Vida no Trânsito.
06 de feveiro – O Jornal do Commercio publica matéria sobre a situação do trânsito na Região Metropolitana do Recife.
Na reportagem, de acordo com dados fornecidos pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), houve 30% de redução no número de atroplemantos no ano de 2000.
Ainda de acordo com o JC, um dos fatores que contribuíram para esta queda foi o Projeto Vida no Trânsito.
07 de fevereiro – Brigadas Mirins – Na volta às aulas, a Diretoria de educação de trânsito entrou em contato com alguns dos grandes estabelecimentos de ensino na RMR.
No horário de entrada dos estudantes, grupos de dez alunos, apoiados por policiais do BPTran e de erta-educadores ajudam seus colegas de escola a atravessar corretamente sobre a faixa de pedestres.
09 de fevereiro – Arte-educadores assumem personagens carnavalescos – Os arte-educadores passam a usar indumentária carnavalesca que resgata as seis principais manifestações e folguedos populares de Pernambuco : passistas de frevo, caboclinhos, papangus, caboclos de lança do Maracatu Rural, reisado e burrinhas.
19 de fevereiro – Município de Paulista abraça Projeto – A campanha educativa do DETRAN/PE em respeito à faixa de pedestre é estendida à Paulista, com apoio da Guarda Municipal, Arte-educadores e Brigadas Mirins da Escola Firmino Veiga
20 de fevereiro – Elogio da Assembléia Legislativa – o Deputado Lula Cabral (PFL) pediu à Tribuna da Assembléia um voto de aplauso e congratulações ao DETRAN/ PE pelo desempenho da campanha Vida no Trânsito. Cita a redução de atropelamentos e a valorização da vida.
23 de fevereiro – Corredor da Folia – Na Sexta-feira da semana pré-carnavalesca, 25 arte-educadores passaram a manhã concentrados na Avenida Conde da Boa Vista, em frente à Estação Central do Metrô e Aeroporto, locais de ampla concentração de pedestres.
A ação foi uma despedida calorosa dos arte-educadores, que se retiraram das ruas durante sos festejos carnavalescos .
08 de março – Metropolitana abraça Projeto Vida no Trânsito. A empresa de ônibus lança o Vida no Trânsito na companhia com o objetivo de disseminar entre seus 470 motoristas de ônibus o respeito à faixa de pedestres.
Foram distribuídos/ afixados folders educativos e cartazes nos 30 terminais de ônibus da empresa na Região Metropolitana do Recife (RMR)
07 de abril (Semana Santa) – Operários da Vida na BR-232-Entre os dias 7 e 15 de abril, o DETRAN colocou, ao longo da BR-232, 25 Operários da Vida, novos personagens trajados de operários devido às obras da rodovia BR-232, maior obra rodoviária em andamento no País.
Munidos de placas educativas, os arte-educadores chamaram atenção dos motoristas quanto aos cuidados redobrados que deveriam ser tomados devidos aos trechos em obra.
11 a 15 de abril – Paixão pela Paz – Entre os dias 11 e 15 de abril, os já conhecidos palhacinhos da faixa orientaram os espectadores da paixão de Cristo do Recife.
Nos arredores do Estádio do Arruda, os arte-educadores distribuíram 3 mil flores de Ikebana (uma doação da Igreja Messiânica) ao público do espetáculo.
23 de abril – Caxangá – de 23 de abril a 25 de maio, 20 arte-educadores e uma dupla de Super-faixa e Caveirinha realizaram ações educativas em sete pontos ao longo da Caxangá.
A avenida, que registra um fluxo diário de 61 mil veículos, é a primeira no ranking de vítimas da cidade (registrando 11 mortos e 117 feridos em 2000).
02 de maio – Garanhus – Segundo município a se engajar na campanha, Garanhuns abraçou o projeto Vida no Trânsito nos dias que antecederam a Garanheta (festival fora de época da cidade).
As ações aconteceram no cruzamento entre a Rua Nilo Peçanha e a Avenida Dr. José Mariano, no centro da cidade, que conta com 17.774 veículos registrados e cuja população é formada por 114 mil habitantes.
Curiosidade : Em maio o arte-educador Frederico Seabra recebeu correspondência do turista canadense Glen Petrie.
Na cartinha, Petrie enviava foto que havia feito de Frederico e agradecia pela orientação que recebeu em inglês por ocasião de sua visita ao Recife no verão de 2001.
30 de maio – o Projeto Vida no Trânsito chega a Limoeiro, terceira cidade a aderir ao Projeto. Durante um mês, arte-educadores orientaram a população de 56.301 habitantes do município, localizado a 90km de Recife.
Com uma frota de 5.280 veículos registrados, Limoeiro passa a ser o terceiro município a aderir à campanha de forma espontânea, precedido por Paulista e Garanhuns, que já aderiram ao projeto.
15 de junho – Entre os dias 15 de junho e 01 de julho, os motoristas que trafegaram pela BR-232, no trecho entre Recife e Caruaru, presenciaram a ação dos Operários da Vida, personagem especialmente criado para orientar os motoristas quanto ao cuidado necessário devido às obras que estão sendo desenvolvidas na rodovia.
Os Operários da Vida estiveram distribuídos em sete pontos estratégicos ao longo da BR-232 orientando motoristas durante as sextas, sábados e domingos, apoiando o trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foram distribuídas revistinhas em quadrinhos para as crianças com os arte-educadores dando dicas de segurança.
03 de julho – lançamento da segunda fase da campanha : velocidade
A partir desta data, os arte-educadores foram colocados nos corredores que registravam desenvolvimento de alta velocidade e o gestual foi alterado, de forma a pedir aos condutores que tivessem calma no trânsito, estimulando a desaceleração dos veículos.
Mecânica Online
Iara Lima – Assessora de Comunicação do DETRAN/ PE