O aumento da violência nas cidades brasileiras, somada ao crescente número de seqüestros que estão ocorrendo, vem gerando um grande aumento na procura por carros blindados, atualmente o principal item de segurança para o trânsito.
Segundo a Abrablin (Associação Brasileira das Blindadoras), em 2001 foram blindados 4.500 veículos, um crescimento de 12,5% em relação a 2000. Já para 2002, a previsão é de que este número salte para 5.000 blindagens.
“A blindagem do veículo é um dos produtos de segurança mais eficazes contra a violência no trânsito. Os ocupantes do veículo, porém, devem continuar atentos à movimentação do lado de fora do automóvel e seguir alguns procedimentos que garantam maior segurança. Soubemos de um caso em que o motorista, por estar dentro de um carro blindado, provocou o assaltante. Mas esqueceu-se de travar as portas”, conta Laércio Ribeiro, diretor geral da AGP (American Glass Products), líder mundial na fabricação de vidros blindados.
Um dos fatos que causou o crescimento nos serviços de blindagem foi o seqüestro do prefeito Celso Daniel, capturado enquanto trafegava em um carro blindado.
“É importante frisar que o carro foi atingido por vários tiros, que não atravessaram a blindagem, protegendo seus ocupantes dentro do habitáculo do automóvel. Apesar do caso ainda não ter sido esclarecido, pode-se afirmar que a blindagem cumpriu o seu papel”, destaca o diretor da AGP.
A blindagem, além de afastar consideravelmente a violência, já que muitos bandidos, ao perceberem que um carro é blindado, preferem abordar um veículo sem proteção, também causa maior tranqüilidade ao motorista.
Os escolhidos, geralmente, são aqueles que estão distraídos, com as portas destravadas ou falando ao celular.
“Mas é um dever de todas as blindadoras, ao realizar o serviço de blindagem, orientar o proprietário do carro de como agir em situações de perigo”, enfatiza Laércio Ribeiro.
A AGP dá algumas dicas de cuidados que devem ser tomados: não falar ao celular parado no farol; não deixar que limpem o pára-brisa do carro; não chegar rapidamente ao farol, quando este estiver vermelho; evitar laterais das pistas, principalmente do lado esquerdo; e manter uma distância de 4 a 5 metros do carro da frente.
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