Nem todos os veículos apresentados são novidade para o mercado. Mesmo assim, as européias Volkswagen, Audi e Peugeot levaram bons exemplos na categoria luxo. Carros-conceito também chamam a atenção
Com um público estimado em 700 mil pessoas, estreou no último dia 4 o Salão do Automóvel de Genebra.
Apesar de esta não ser uma das edições mais recheadas de lançamentos, os expositores garantem boas novidades para o público.
Ao todo serão 32 apresentações mundiais, 18 européias e 55 locais. Vale lembrar que nem todas tratam, efetivamente, de novidades no mercado.
O primeiro lançamento apresentado foi o Phaeton, novo sedã de luxo da Volkswagen. O modelo é a aposta da marca alemã para disputar o segmento mais alto do mercado: o de carros de luxo. A meta de produção do modelo é de 20 mil unidades ao ano.
Isso quando a planta da empresa em Dresden (Alemanha) estiver a pleno vapor, em 2004. Inicialmente, o sedã será vendido com motores W12 e V6.
A novidade da Audi é o esportivo RS6. O modelo, que chega nas versões sedã e perua, tem como principal atrativo o motor: um biturbo V8, com cinco válvulas por cilindro. O propulsor é capaz de desenvolver potência de 450 cavalos.
O conjunto vai de 0 a 100 quilômetros por hora (km/h) em 4,9 segundos. Outro destaque é o sistema de suspensão DRC (Dynamic Ride Control), responsável pela compensação da força exercida sobre os amortecedores.
Uma das sensações de Genebra são os protótipos, apesar de o salão dos carros-conceito ser o de Tóquio.
A Peugeot, por exemplo, desembarcou na Suíça com dois cupês esportivos. Buscando inspiração nas cartas do baralho, os veículos foram batizados como RC Espada e RC Ouro e produzidos sobre a plataforma do 607.
A diferença entre eles só é percebida no quesito motorização. A versão Espada é equipada com um motor 2.0 de 178 cavalos e a Ouro, com um 2.2 HDi.
Integrante do grupo PSA, com a Peugeot, a Citroën apresenta no salão sua mais recente palavra em termos de van multiuso: a C8. Como destaque interno o modelo traz o painel, que assumiu forma de arco.
A alavanca do câmbio está posicionada no meio desse painel e o freio-de-mão do lado esquerdo do motorista, em vez do tradicional lado direito.
Ao todo são 4,72 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,75m de altura. Em termos de motorização são três motores a gasolina (2.0, 2.2 e 3.0) e dois a diesel (2.0 e 2.2).
Mecânica Online e Volkswagen Imprensa