quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Carros de luxo foram destaque em Genebra

Nem todos os veículos apresentados são novidade para o mercado. Mesmo assim, as européias Volkswagen, Audi e Peugeot levaram bons exemplos na categoria luxo. Carros-conceito também chamam a atenção

Com um público estimado em 700 mil pessoas, estreou no último dia 4 o Salão do Automóvel de Genebra.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Apesar de esta não ser uma das edições mais recheadas de lançamentos, os expositores garantem boas novidades para o público.

Ao todo serão 32 apresentações mundiais, 18 européias e 55 locais. Vale lembrar que nem todas tratam, efetivamente, de novidades no mercado.

O primeiro lançamento apresentado foi o Phaeton, novo sedã de luxo da Volkswagen. O modelo é a aposta da marca alemã para disputar o segmento mais alto do mercado: o de carros de luxo. A meta de produção do modelo é de 20 mil unidades ao ano.

- Publicidade -

Isso quando a planta da empresa em Dresden (Alemanha) estiver a pleno vapor, em 2004. Inicialmente, o sedã será vendido com motores W12 e V6.

A novidade da Audi é o esportivo RS6. O modelo, que chega nas versões sedã e perua, tem como principal atrativo o motor: um biturbo V8, com cinco válvulas por cilindro. O propulsor é capaz de desenvolver potência de 450 cavalos.

O conjunto vai de 0 a 100 quilômetros por hora (km/h) em 4,9 segundos. Outro destaque é o sistema de suspensão DRC (Dynamic Ride Control), responsável pela compensação da força exercida sobre os amortecedores.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Uma das sensações de Genebra são os protótipos, apesar de o salão dos carros-conceito ser o de Tóquio.

A Peugeot, por exemplo, desembarcou na Suíça com dois cupês esportivos. Buscando inspiração nas cartas do baralho, os veículos foram batizados como RC Espada e RC Ouro e produzidos sobre a plataforma do 607.

A diferença entre eles só é percebida no quesito motorização. A versão Espada é equipada com um motor 2.0 de 178 cavalos e a Ouro, com um 2.2 HDi.

Integrante do grupo PSA, com a Peugeot, a Citroën apresenta no salão sua mais recente palavra em termos de van multiuso: a C8. Como destaque interno o modelo traz o painel, que assumiu forma de arco.

A alavanca do câmbio está posicionada no meio desse painel e o freio-de-mão do lado esquerdo do motorista, em vez do tradicional lado direito.

Ao todo são 4,72 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,75m de altura. Em termos de motorização são três motores a gasolina (2.0, 2.2 e 3.0) e dois a diesel (2.0 e 2.2).

Mecânica Online e Volkswagen Imprensa

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil