O novo Corsa, da General Motors, conta com componentes inéditos da Dana nos sistemas de transmissão, suspensão e também no motor.
O acionamento hidráulico de embreagem, as bombas de óleo e água, tirantes da barra estabilizadora e juntas de motor são produzidos por quatro diferentes divisões da empresa, localizadas em Diadema (SP) e Gravataí (RS).
A expectativa da Dana é fornecer componentes para 177.000 unidades do veículo durante este ano.
Transmissão-Entre os avançados componentes destaca-se o sistema de acionamento hidráulico de embreagem, em plástico, que equipa todos os modelos do novo Corsa.
O sistema é produzido pela FTE Brasil, divisão da Dana localizada no complexo industrial da empresa, em Gravataí (RS). “A solução torna o conjunto mais leve e reduz o custo do produto”, esclarece Fernando Bohrer, gerente da divisão.
A Dana FTE Brasil é a primeira no País a montar o sistema de acionamento hidráulico de embreagem e a produzir também o primeiro cilindro concêntrico com carcaça em plástico.
O cilindro concêntrico é diferente, por ser montado diretamente no conjunto do rolamento da embreagem, dispensando o uso da tradicional alavanca que empurra o rolamento.
Com tecnologia inédita no Brasil, o sistema de acionamento hidráulico da embreagem foi desenvolvido nos centros de pesquisa da Dana FTE na Alemanha e apresenta várias vantagens em relação ao convencional sistema a cabo.
Exige menos força para o acionamento e seu ajuste é automático, conforme o desgaste da embreagem. Inclui cilindro-mestre, tubulação, conector e cilindro-escravo concêntrico.
A Dana FTE é líder absoluta em sistemas de acionamento hidráulico de embreagem em plástico na Europa, onde é o maior fornecedor da Opel (GM), DaimlerChrysler, Volkswagen, BMW e Peugeot.
Motor-As bombas de óleo e água dos motores 1,0 l e 1,8 l (versões 8V e 16V) do novo Corsa serão produzidas pela Dana, em Diadema (SP). Projeto inédito, a bomba d’água do motor 1,8 l utiliza um novo rotor em termoplástico de última geração, desenvolvido pela divisão Dana Fluid Systems Brasil.
O material utilizado, além de redução de peso e ruído da bomba d’água, proporciona ganho de desempenho de aproximadamente 20%.
Já a bomba de óleo do motor 1,8 l possui engrenagens de alta performance, que garantem menor consumo de potência do motor e redução de ruído. A unidade aplicou a mais moderna tecnologia para a produção dessas engrenagens.
“O automóvel tornou-se mais silencioso, já que grande parte do ruído do motor é causada pelas engrenagens da bomba de óleo”, diz Robson Rezende, engenheiro da divisão.
Já as juntas dos motores 1,0 l a álcool e 1,8 l (8V e 16V) a gasolina foram desenvolvidas pela divisão Victor Reinz Gravataí. Com design 100% nacional, as juntas MLS do novo Corsa possuem duas camadas de chapas de aço inox revestidas por uma cobertura de elastômero especial.
Além das diversas vantagens no processo produtivo, as juntas MLS são mais compactas, leves, dispensam a necessidade de reaperto do cabeçote e contam com alto potencial de vedação, mesmo em condições críticas de operação.
Suspensão-O tirante da barra estabilizadora do novo Corsa também é Dana, produzido pela divisão Nakata, localizada em Diadema (SP).
Fixado no amortecedor, o tirante é fundamental para o conforto e a estabilidade do veículo, por ser o componente de ligação entre a barra estabilizadora e a carroceria.
O produto utiliza tecnologia de última geração na concepção e na fabricação, aplicada também nos tirantes Nakata que equipam o novo Vectra (projeto Epsilon), produzido pela Opel Europa.
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