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Audi A4 Avant: um novo estilo de viver (parte 2)

Apurada escolha de materiais e esmerado acabamento contribuem para o alto padrão de conforto e qualidade da nova A4 Avant, que soma a isso uma numerosa lista de equipamentos de série.

Entre esses destacam-se o teto solar com acionamento elétrico, piloto automático, ajuste de altura dos faróis e ar-condicionado com sensor de sol, que garante, em qualquer situação, a distribuição homogênea da temperatura no interior do carro.

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Motores de alto desempenho – A A4 Avant é apresentada em três versões de motor, que vão do irrequieto 1.8 Turbo, de 150 CV, ao novo V6 3.0, de bloco de alumínio e 220 CV, passando pelo V6 2.4, que teve sua potência aumentada de 165 para 170 CV.

Todos são dotados do sistema de cinco válvulas por cilindro, coletor variável de admissão e injeção seqüencial de última geração, o que lhes garante alto desempenho, suavidade de funcionamento e baixo consumo de combustível.

Com o novo motor V6 3.0, um dos mais modernos e potentes da categoria, a nova A4 Avant, com câmbio Multitronic, acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e alcança a velocidade máxima de 236 km/h – praticamente os mesmos números obtidos pelo sedã.

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Outro destaque desse motor é seu elevado torque de 300 Nm, já disponível a 3 200 rpm, o que se completa com uma mais do que favorável média de consumo de 10,8 km/l, entre cidade e estrada.

As mais importantes inovações desse motor são:
· Bloco de alumínio com camisas de ferro fundido, desenvolvido pela Cosworth;
· Novos pistões, mais leves;
· Eixo antioscilações de alumínio, integrado à bomba de óleo;
· Ajuste contínuo do ângulo de abertura do eixo de comando de válvulas de admissão;
· Ajuste, em duas posições, do ângulo de abertura do eixo de comando de válvulas de escape;
· Novo coletor de admissão variável que modifica, segundo as conveniências, a distância percorrida pelo ar de admissão;
· Injeção Bosch Motronic ME7.1.1, com acelerador eletrônico, gerenciamento de torque e sistema de ajuste simultâneo do ângulo de abertura dos quatro comandos de válvulas.

Com o motor V6 2.4, de 170 CV, a A4 Avant acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 219 km/h, enquanto com o motor 1.8 Turbo, com intercooler, acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e chega à velocidade máxima de 216 km/h.

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Multitronic marca uma nova era – A revolução no prazer de dirigir não estaria completa se a nova A4 Avant não fosse a primeira station no País a incorporar de série o câmbio Multitronic.

Símbolo de uma nova era, o Multitronic representa o estágio mais avançado do sistema de variação contínua, por meio do qual a troca de marchas, numa escala de desmultiplicação de 2,1:1 a 12,7:1, é feita automaticamente e acompanhando as variações de rotação do motor, o que se traduz no máximo aproveitamento do motor.

Por essa razão, além de economia de combustível, o Multitronic consegue ser o primeiro câmbio automático do mundo a proporcionar acelerações iguais às obtidas com câmbio manual ou até mais rápidas.

No caso da A4 Avant com motor V6 3.0, por exemplo, a aceleração de 0 a 100 km/h, nos dois casos, é de 7,1 segundos.

O novo sistema produz som agradável e uniforme, o que até poderia supor monotonia.

Mas até nisso a Audi pensou e desenvolveu o DRP (Dinamisches Regel Program), um sistema eletrônico de regulagem das relações de transmissão que ajusta o Multitronic às características do condutor. Ou seja, dependendo da forma de se acionar o acelerador, ele responde privilegiando a economia ou o desempenho.

No caso da economia, quando o carro atinge velocidade de cruzeiro superior a 60 km/h, o sistema aciona um espécie de overdrive, o que corresponderia nos câmbios tradicionais a um alongamento das marchas.

Com isso há uma abreviação de esforço do motor e, em conseqüência, uma redução de consumo.

Quando, no entanto, o sistema detecta um estilo de condução mais agressivo, imediatamente altera a relação para underdrive, permitindo, então, o aproveitamento máximo da força do motor.

No caso de nenhuma das duas tendências se manifestar mais claramente, o sistema apenas seleciona a relação mais favorável entre os dois extremos.

O segredo está na superação de um crônico problema dos câmbios de transmissão contínua, que consistia em não suportar torques elevados.

Isso, no entanto, foi resolvido pela Audi com a incorporação ao sistema de uma corrente composta de placas articuladas, que, trabalhando em volta de duas polias cônicas, alargou de forma até então inimaginável o espaçamento entre a marcha mais curta e a mais longa.

Além disso, graças a esse tipo de corrente, as relações de marcha, mesmo a partir da mais curta, sucedem-se com enorme rapidez, o que dispensou o uso de conversor hidráulico de torque.

Para substituí-lo, a Audi desenvolveu uma embreagem multiplaca refrigerada a óleo, que não só evita as perdas próprias dos conversores como elimina aquele característico efeito de derrapagem.

Na aparência, o Multitronic assemelha-se a um câmbio Tiptronic, com a diferença de ser um pouco menor devido à diminuição das posições disponíveis – apenas P, R, N e D. E, a exemplo do Tiptronic, oferece ao lado uma opção manual de mudanças, com seis marchas, o que pode ser feito na própria alavanca ou por meio de botão no volante, como na Fórmula 1.

Inteligência a serviço da segurança – Além do câmbio Multitronic, a A4 Avant vem equipada de série com o programa eletrônico de estabilidade (ESP) da Audi, que auxilia o condutor a manter o controle do carro mesmo em situações potencialmente críticas.

A suspensão dianteira é de alumínio, do tipo four-link, que reduz a transmissão para o volante das irregularidades do piso, enquanto a traseira, agora do tipo trapezoidal-link, foi redesenhada incorporando conceitos já consagrados dos modelos com tração Quattro.

Como no sedã, a A4 Avant dispõe de unidades eletrônicas que interpretam, em frações de segundo, a verdadeira intenção do condutor.

Interligadas por um conjunto de cabos, essas unidades trocam ininterruptamente entre si informações sobre o controle do carro, mantendo-as disponíveis para qualquer necessidade.

Essas informações abrangem aceleração/frenagem, acionamento dos air bags, volume do rádio, intensidade do ar-condicionado e até travamento automático das portas em alta velocidade.

Função semelhante tem o novo servofreio da A4 Avant, que, com base na velocidade e pressão do pedal, pode detectar uma eventual situação de emergência, aumentando a pressão sobre o pedal além do limite que um condutor poderia conseguir, para evitar o travamento das rodas.

Isso significa que, mesmo condutores inexperientes, podem recorrer à desaceleração máxima sem se expor a maiores riscos.

A segurança da nova A4 Avant, nas três versões, é complementada, além dos air bags frontais e laterais, pelo sistema Sideguard, que cobre praticamente toda a área das janelas, desde a coluna A até o compartimento traseiro.

Isso sem falar na carroceria projetada para sofrer mínima deformação em caso de impacto, barras de proteção, chave com sensor por radiofreqüência e alarme. Na nova A4 Avant, o condutor só tem mesmo de se preocupar com a paisagem.

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