quinta-feira, 22 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Saiba o que significam as letras e os números impressos nos pneus

- Advertisement -

As informações estão na lateral da banda de rodagem. Inscrições nos flancos determinam medida do aro, largura e altura da banda de rodagem, entre outras informações

Todas aquelas letrinhas, aqueles números, as siglas e códigos impressos na lateral da banda de rodagem dos pneus têm um significado.

As inscrições nos flancos determinam medida do aro, largura e altura da banda de rodagem, quantidade máxima de libras, marca, tipo, modelo, ano, mês e até semana de fabricação do pneu, entre outras informações.

- Advertisement -

Para entender melhor, nada como um exemplo. Tendo como base o Pirelli P6000 P195/60 R14 85H, conheceremos o que significam os “pês”, números, “erres” e “agás”.

O gerente da Rodavale Pneus, Fábio Campos, 26 anos, dos quais, dez destinados ao estudo de pneus, explica que a inscrição P 6000 identifica o tipo e modelo de pneus.

“Este é um pneu de passeio, mas existem os de camioneta, off road, caminhões, agrícola, industrial e de motos”.

- Advertisement -

Campos acrescenta que o “p” é um código da marca para carro de passeio e o 195/60 determina a largura e a altura da banda de rodagem.

O R 14 determina o aro ou jante, como é comumente chamado, e que no manual do veículo estabelece as medidas exatas dos pneus ideais para o carro (tipo, modelo e marca).

O 85H M+S indica o índice de carga e a velocidade limite que os pneus podem suportar. Esse código representa que cada pneus pode suportar 515kg a uma velocidade de 210km/h.

O M+S significa: destinado para lama e neve. De acordo com Campos, não tem utilidade prática, é mais uma exigência para exportação.

Em letras menores, estão as especificações da quantidade máxima de libras que suporta (44 libras).

No flanco ainda consta especificações sobre o tipo de banda de rodagem: radial ou diagonal, tubeless (para rodas sem câmara) ou tubetape (para rodas com câmara).

A diferença entre ambas é que a primeira é confeccionada em fibras de aço, enquanto a segunda, em lona. Campos afirma que o pneu radial propicia melhor dirigibilidade e é mais durável.

Fique de olho no selo do Imetro e em um nódulo no meio da banda de rodagem identificado pela sigla inglesa T.W.I.

O certificado do Imetro é uma garantia que o pneu é novo. A sigla inglesa T.W.I é um indicador de desgaste.

Quando o nódulo é atingido, indica que o pneu precisa ser trocado, os sulcos estão com apenas 1,6mm de resíduo da área emborrachada ou quase “carecas”.

Campos chama a atenção do proprietário para, antes de trocar o pneu, consultar o manual do veículo, onde constam as informações sobre medida e tipo de pneu mais adequado ao veículo e as condições de uso.

“A utilização de pneus inapropriados compromete a dirigibilidade, o conforto, a estabilidade e a segurança”, esclareceu o especialista.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Lançamentos