Tá pensando que aqueles menininhos do comercial do novo corsa estão mentindo? Que nada! O novo Corsa que chega ao mercado apresenta muitas novidades, dentro as quais, ele poderia até mesmo ter outro nome, pois o carro sofreu bastantes modificações.
A Equipe da Mecânica Online recebeu inicialmente o modelo hatch 1.0 e logo em seguida o Corsa sedan 1.8, ambos equipados com direção hidráulica, som com cd player, ar condicionado, travas e vidros elétricos, e alarme.
O visual robusto dos novos corsas foi o destaque principal durante o trânsito na capital pernambucana.
Com capô mais elevado, a frente adotou características mais agressivas e bem parecida com a do Astra.
A traseira do hatch ganhou lanternas verticais integradas ao vidro traseiro, melhorando a visualização dos motoristas que vêm atrás. Enquanto a traseira do sedan é mais limpa, com destaque para o aerofólio na tampa do porta-malas.
As duas versões podem ser equipadas com o novo motor 1.0 (de 71 cavalos) ou 1.8 (102 cavalos, que é o mesmo motor que equipava o Astra).
Na versão testada, o motor 1.0 com todos os recursos em uso, demonstrou uma certa morosidade nas respostas junto ao acelerador quando o veículo era solicitado.
No trânsito urbano o carro comportou-se bem, apesar dessa dificuldade. Sem o ar ligado, e em estradas, o corsa hatch conseguiu desenvolveu melhor, mas você não deve esperar muito de um motor 1.0, 8 válvulas com ar e direção hidráulica em operação.
Enquanto isso a versão sedan, completa com a motorização 1.8 não deixou nada a desejar. O carro desenvolveu-se muito bem nas vias urbanas e também nas estradas.
Respostas rápidas e silenciosas, dão o requinte tão merecido ao novo corsa sedan.
O espaço que para muitos pode parecer pouco, comporta muito bem uma família de até 4 pessoas, ou apertando-se aqui e ali, até cinco passageiros.
No porta-malas, espaço suficiente para àquela viagem de final de semana com todos, são 432 litros, um aumento de cerca de 10% em relação à linha anterior.
Os dois modelos 1.0 e 1.8 testados pela Equipe da Mecânica Online, prezam pela estabilidade e pelo conforto interno.
A boa posição para dirigir, os ajustes do banco e o câmbio com engates precisos e o novo visual do painel deixaram o carro gostoso de ser conduzido.
Em relação ao modelo anterior, o carro cresceu, e a distância entre eixos passou para 2,49m, largura 1,64m, altura 1,43m e comprimento (3,82m hatch e 4,17m no sedan).
O carro traz recursos novos entre os populares nacionais, como limpador de pára-brisa traseiro (que é acionado pela combinação marcha-a-ré/limpador dianteiro), trava automática das portas quando o carro atinge a velocidade de 20km/h, que só destrava quando o carro pára e a chave é retirada do contato ou em em caso de colisão.
O sistema de som também vem com novidades, sendo a disqueteira de seis discos embutida no painel, oferecida como opcional.
Durante o teste drive tivemos a oportunidade de conduzir o Corsa sedan em um dia de bastante chuva e caos na cidade do Recife.
Um fato interessante foi que o carro após passar por algumas áreas mais alagadas pela chuva torrencial que caia sobre a capital pernambucana, começou a sair uma grande quantidade de vapor da parte dianteira do capô, em virtude de algumas partes quente do motor terem sidos atingidas pela água do motor.
A única menção a relatar, foi a forma estranha como o vapor d’àgua superaquecido saia da parte dianteira do carro, dando até mesmo a impressão de ser alguma fumaça.
O modelo mais barato é o hatch com motor 1.0, que custa a partir de R$ 19.995. A versão sedan, com a mesma motorização, tem preço sugerido de R$ 20.995.
Se a escolha for pelo hatch 1.8, paga-se a partir R$ 24.995, valor que sobe para R$ 25.995 na versão sedan.
Segundo a Chevrolet, a linha Corsa antiga continua em linha nas versões básicas.